TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................04

2 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS.............................05

2.1 Conceito, objeto e objetivo da contabilidade......................................................04
2.1.2 Escrituração Contábil .....................................................................................05
2.2 Contabilidade na Gestão Empresarial...............................................................05
2.3 Demonstrações Contábeis.................................................................................06
2.4 A Missão da Empresa........................................................................................07
2.4.1 A Visão Empresarial........................................................................................07
2.5 Processo Administrativo.....................................................................................08

3 AMBIENTES DAS ORGANIZAÇÕES..................................................................08
4 ASPECTOS JURÍDICOS......................................................................................09
5 PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CALCULOS CONTÁBEIS.............................................................................................................09

CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................11REFERÊNCIAS........................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

No mundo atual, para administrar a utilização de teorias, conceito, conhecimento, experiência e o esforço criativo para produção de novas idéias, sem dúvida devem ser levados em consideração para que os objetivos sejam alcançados, sem deixar de lado eficiência, qualidade e atendimento.
Nas atividades propostas iremos notar que administrar não é tarefa fácil, lidar com pessoas de diferentes personalidades, estar atento ao mercado, lidar com novas tecnologias entre outras, exige do administrador muito mais do que conhecimento e experiência.
Dessa forma a informação é um bem precioso e a Contabilidade é uma ferramenta indispensável para que a organização saiba como se posicionar no mercado, além de poder saber quais as medidas tomas a curto, médio e longo prazo, daí a razão da valorização do profissional dessa área, em virtude do grau de conhecimento que é exigido para exercer a função a ajudar o bom desempenho da empresa.

2. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2.1 CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE


Contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos (HENDRIKSEN, 1977, p. 100, apud PADOVEZE, 2003, p. 8).
A contabilidade tem como objeto o seu campo de aplicação, ou seja, o seu patrimônio, que se entende como conjunto de bens, direitos e obrigações das entidades, jaó o seu objetivo é fornecer informações que permitam o controle e o estudo do patrimônio das entidades.


2.1.2 ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

É o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas, considerando os princípios e normas contábeis, entende-se por método das partidas dobradas que para todo crédito existe um débito e para todo débito existe um crédito.
Ao executar o registro dos fatos contábeis, a escrituração atende a duas funções básicas: a função histórica de registrar os fatos em ordem cronológica (dia, mês, ano), e a função monetária ao registrar os fatos em seus valores monetários, a escrituração possibilita a análise econômica, financeira e patrimonial

2.2 A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

Segundo Franco (1983, p.20) “A Contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo papel que a história, na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer nem o passado, nem o presente da vida econômica da entidade, não sendo também possível fazer previsões para o futuro, nem elaborar planos para a orientação administrativa.” Em tempos de globalização é importante o desenvolvimento de novas práticas de gestão para que as empresas estejam competitivas no mercado internacional como nacional.
A empresa é unidade produtora que gera produtos e serviços destinados a satisfazerem as necessidades de seus clientes. Ela, portanto, interage com a sociedade, de forma a influenciar como sendo influenciada.
Técnicas de gestão empresarial combinadas com técnicas de contabilidade e de outros ramos de estudos tem auxiliado com precisão a empresa na tomada de decisão, zelando pela mesma e lhe assegurando otimização do resultado global.

2.3 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS


É de extrema importância que o contador e o administrador conheçam e entendam as demonstrações financeiras para que possam administrar um negócio e suas operações. As demonstrações financeiras possibilitam uma visão da situação econômica e financeira da empresa, servindo como apoio para a realização do planejamento estratégico e operacional.
A contabilidade é uma ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades com o fim de gerar informações econômico-financeiras aos usuários. O patrimônio formado por bens, direitos e obrigações é o objeto de estudo dessa ciência, que busca através de técnicas como: escrituração, demonstração, análise e auditoria controlar esse patrimônio.
As demonstrações contábeis devem especificar sua natureza, a data e/ou o período e a entidade a que se referem.
As Demonstrações Contábeis são compostas pelas seguintes demonstrações: Balanço Patrimonial; Demonstração do resultado do exercício; Demonstração das mutações do patrimônio líquido; Demonstração dos fluxos de caixa e Demonstração do valor adicionado

Balanço patrimonial

O Balanço Patrimonial procura resumir uma posição financeira da empresa em um dado momento, demonstrando todos os bens e direitos da mesma.
No Balanço Patrimonial, as contas que são constituídas no Ativo e no Passivo devem ser agrupadas de maneira que facilite o conhecimento para a análise da situação financeira da empresa para isso essas contas são apresentadas em ordem decrescentes de grau de liquidez para o ativo, e de exigibilidade para o passivo
Leite (1994, p. 19) afirma
Que o balanço é uma demonstração que detalha e avalia (pelo custo) as aplicações realizadas por uma empresa em determinado momento e especifica as fontes que financiaram estas aplicações (recursos de terceiros e recursos próprios que estão alocados, no momento considerado, no financiamento das aplicações específicas no Ativo).


O Balanço Patrimonial serve para se obter os dados do Ativo, Passivo e do Patrimônio Líquido, para analisar suas variações em determinado período por meio da verificação dos registros contábeis, então sendo assim se faz necessário resumir os dados de forma adequada, visando facilitar as pessoas a conhecer a situação patrimonial da empresa e as suas variações ocorridas durante certo período

2.4 A MISSÃO DA EMPRESA

A Missão da empresa é o que ela representa agora, no presente, sua razão de existir. A Missão é algo permanente e não muda com o tempo.


2.4.1 A VISÃO EMPRESARIAL

A Visão de uma empresa é o enunciado do que ela espera em um futuro ou determinado espaço de tempo, é sua perspectiva da empresa em longo prazo, onde a empresa pretende chegar dentro de alguns anos, que seja algo possível de atingir.

2.5 PROCESSO ADMINISTRATIVO

Administrar uma organização é sem dúvida uma das atividades mais complexas da atualidade, por constituir uma das mais complexas invenções do homem, sua complexidade surge na medida em que são vistas de maneira global e abrangente. Evidentemente podemos concluir que se trata de uma tarefa bastante crucial e que implica no desenvolvimento de habilidades e competências gerais e específicas.
Talvez uma das maneiras mais práticas de se interpretar o que significa administrar uma empresa, seja através das atividades do processo administrativo.
A principal atividade administrativa é o planejamento que definido como a atividade pela qual os administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado, é claro que este planejamento deve ser flexível a fim de superar os problemas que eventualmente surjam no caminho da empresa. Dentro desta flexibilidade podemos citar as oportunidades que o mercado venha a oferecer, como por exemplo, novas políticas de governo.

3. AMBIENTES DAS ORGANIZAÇÕES


Os gestores, os colaboradores na empresa devem ter a capacidade de entender, pro agir e se adequar as mudanças impostas pela dinâmica do mercado. O requisito essencial é a flexibilidade e a humildade. Flexibilidade para se adaptar e humildade para aceitar.
A cada dia, os consumidores tornam-se mais exigentes, o mercado fica mais competitivo, os colaboradores têm outros anseios e as transformações não param por aí.
Segundo Lacombe (2005, p. 236), o clima organizacional reflete o grau de satisfação do pessoal com o ambiente interno da empresa. Está vinculado a motivação, a lealdade e a identificação com a empresa, a colaboração entre as pessoas, ao interesse no trabalho, a facilidade das comunicações internas, aos relacionamentos entre as pessoas, aos sentimentos e emoções, a integração da equipe, além de outras variáveis intervenientes.
O papel do profissional de Gestão de Pessoas está cada vez mais complicado, hoje suas atividades são múltiplas, isso se dá uma vez que na medida em que a empresa cresce e se desenvolve inserida em ambientes competitivos, é necessário também que o seu modelo de gestão evolua junto e desenvolva outras características.
A motivação é muito importante para o indivíduo, por afetar diretamente sua autoestima, as pessoas que tem um autoconceito positivo são mais produtivas, criativas, possuem mais facilidade para estabelecer relações interpessoais positivas, nos mais diversos relacionamentos que mantêm com o outro.
As pessoas que apresentam uma autoestima elevada, segundo Rodrigues(2003, p. 100),
[...] envolvem-se mais na solução de problemas, aproveitam as oportunidades, enfrentam desafios e tem maior facilidade para trabalhar em equipe. Assim, convém manter a autoestima das pessoas e procurar não aferir-lhes o amor-próprio, principalmente na discussão de problemas [...].

A segurança psicológica contribui e muito para que as pessoas se desenvolvam, elas se sentem estimadas e, portanto, mais aceitas.

4. ASPECTOS JURÍDICOS


A Contabilidade possui como legislação principal que trata da Contabilidade Pública Brasileira é a Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, que estabelece normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços.
O não cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade constitui-se em infração disciplinar sujeita às penalidades previstas nas alíneas de "c" a "g" do art. 27 do Decreto-Lei nº 9.295/46, alterado pela Lei nº 12.249/10, e ao Código de Ética Profissional do Contador.
As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) estabelecem regras de conduta profissional e procedimentos técnicos a serem observados quando da realização dos trabalhos previstos na Resolução CFC n° 560/83, de 28 de outubro de 1983, em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.
O Conselho Federal de Contabilidade em situações decorrentes de atos governamentais que afetam, transitoriamente, as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) poderá emitir comunicados técnicos.

5. PRINCIPAIS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS PRESENTES NOS CALCULOS CONTÁBEIS

A Contabilidade está ligada aos cálculos matemáticos, como por exemplo: no balanço comercial de empresas, cálculos trabalhistas, cálculo de folhas de pagamento, fechamento de balancetes, prestação de contas, entre outras situações.
Lopes de Sá sublinhou que os primeiros expositores sobre a partida dobrada foram matemáticos (Luca Pacioli, Gian Francesco Aritmético e Giovanno Antonio Tagliente), o que, na sua opinião, justifica as insuficiências e anomalias das suas descrições, referindo, também, que, só em 1540, as partidas dobradas foram expostas por um profissional e professor de Contabilidade, de seu nome Domenico Manzoni .
Por outro lado, Dória, sublinhou que Léautey e Guilbaut, os mais notáveis logismológicos franceses do século passado, já consideravam a Contabilidade como um “ramo da matemática”.
Diante disso, se percebe que a Matemática está presente em nosso dia-a-dia e contribui para compreensão, organização e desenvolvimento de um mundo melhor e suas relações sociais e econômicas.





























CONSIDERAÇÕES FINAIS


Com o crescimento sócio econômico a Contabilidade evolui, e com isso passou a ser ferramenta indispensável para que empresas, através do profissional contábil e da ciência contábil tenham a capacidade de atender de forma satisfatória ao mercado e as exigências da legislação que no caso das micro e pequenas empresas enfrentam problemas de liquidez e não utilizam esta ciência com vista a diagnosticar e resolver seus problemas, uma vez que as informações podem de fato ajudar nas decisões a serem tomadas dentro da empresa.
O desempenho e rentabilidade são o objetivo maior de qualquer empresa e para tanto seus administradores deve conhecer a realidade socioeconômica para que controle de forma eficaz o patrimônio, com vistas a tomar as medidas corretas e precisas. REFERÊNCIAS

DÓRIA, Raul, Dicionário Prático de Contabilidade e Comércio, Vol. 1, 3.ª Edição, Ed. Livraria Cruz, Braga, 1975

HENDRIKSEN, Eldon S.; BREDA, M. F. Van; Teoria da Contabilidade. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

FIGUEREDO, Sandra e CAGGIANO, Paulo C. Controladoria: Teoria e prática. 3º ed. São Paulo: Atlas, 2006.

LACOMBE, Francisco. Administração: Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2003

LACOMBE, Francisco Jose Masset. Recursos humanos: princípios e tendências.
São Paulo: Saraiva, 2005.

LOPES DE SÁ, António, As origens da partida dobrada, Revista de Contabilidade e Comércio n.º 84,
Vol. XXI, de Outubro-Dezembro, 1953.

PENTEADO, Armando Alvares Penteado (FAAP) Pós Graduado. Consultor Empresarial e Ministro Palestras Motivacionais. 

SERRANO, Daniel Portillo. Consultor e Professor. Visão de uma empresa. Disponível em  http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Visao_de_uma_empresa.htm. acesso em 18 de Abril de 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com