TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

        

[pic 2][pic 3][pic 4]SUMÁRIO

                

1. INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO        

2.1. Contabilidade        4

2.1.1. Conceito        4

2.1.2. Objeto e Objetivo        4

2.2. Escrituração Contábil............................................................................................4

2.3. Contabilidade na Gestão Empresarial...................................................................5

2.4. Demonstrações Contábeis....................................................................................6

2.4.1. Balanço Patrimonial............................................................................................6

2.4.2. Demonstração do Resultado do Exercício.........................................................7

2.5. A  Missão da Empresa..........................................................................................8

2.6. A Visão Empresarial..............................................................................................8

2.7. Ambiente Organizacional......................................................................................8

2.7.1. Ambiente Geral ou Macro Ambiente..................................................................8

2.7.2. Ambiente de Tarefa ou Micro Ambiente.............................................................8

2.8. Aspectos Jurídicos para a Contabilidade..............................................................9

2.9. Operações Matemáticas na Contabilidade..........................................................10

3. CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        11



  1. INTRODUÇÃO

Partindo desde os conceitos básicos e passando pela importância da contabilidade para as organizações e para o gestor, conceituando alguns fundamentos da administração, tais como: missão, visão, processo administrativo e o ambiente organizacional; discorrendo sobre os itens jurídicos que hoje mais incidem no dia-a-dia da atividade de contador e para finalizar apresentando as principais operações matemáticas presentes nos cálculos contábeis, veremos que os conteúdos abordados neste trabalho são necessários para que o acadêmico de ciências contábeis possa conhecer, além dos conceitos básicos da contabilidade, outras áreas diretamente ligadas à sua futura profissão.


2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Contabilidade

2.1.1 Conceito

Contabilidade pode ser definida de diversas formas, dentre elas que é um sistema de informação que tem como finalidade controlar o patrimônio, apurar o [1]resultado e prestar informações sobre o patrimônio e o resultado da entidade (qualquer pessoa física ou jurídica detentora de um patrimônio) aos diversos usuários das informações contábeis.

                Nas palavras de FRANCO: “Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.”¹

2.1.2 Objeto e objetivo

A contabilidade surgiu da necessidade de controlar o patrimônio, que é o conjunto de bens, direitos e obrigações. No patrimônio está a razão de ser da contabilidade, e esta deve verificar a qualquer momento se a atividade da  empresa está gerando lucros ou prejuízos.

Controlar o patrimônio, fornecer informações sobre a composição e as variações do mesmo, além de apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas é a finalidade da contabilidade, ou seja, seu objetivo. Podendo afirmar então, que o patrimônio da entidade é o objeto da contabilidade.

2.2. Escrituração Contábil

                Informação é importante e indiscutível. A escrituração contábil de qualquer empresa ou organização é uma necessidade, além de ser obrigatória, prevista no  Código Civil Brasileiro - Lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179:

 

Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

 

                A escrituração contábil é o registro de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimônio. O registro dos fatos contábeis devem ser realizados de acordo com o método das partidas dobradas, observando sempre os princípios e as normas contábeis.

                É importante não confundir a escrituração contábil com simples registros de livros específicos (como, por exemplo, o livro caixa). A contabilidade utiliza-se de informações oriundas de todos os setores da empresa como o faturamento, a produção (geradora de custos), a administração de recursos humanos (folha de pagamento e encargos), o fiscal (apuração de impostos) e o financeiro (contas a pagar e a receber).

                A contabilidade deve escriturar toda a movimentação das contas: caixa, bancos conta corrente, bancos conta aplicações, numerários em trânsito, entre outras. O livro que contém o movimento dessas contas é o Livro Razão, onde o registro é feito individualmente, e o controle é feito por conta. No Livro Diário, registram-se todas as movimentações diárias relativas ao faturamento, recebimentos, pagamentos, aplicações e transações bancárias e outros fatos contábeis, o registro é feito em ordem cronológica observando dia, mês e ano. Este livro deverá ser encadernado e registrado em órgãos competentes, como juntas comerciais e cartórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (146.4 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com