TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  24/5/2015  •  Seminário  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

Surge em Uruk na Turquia por volta de 8000 a 3000 a.c uma ciência capaz de suprir as necessidades de controle e desenvolvimento do Homem, é a ciência chamada Contabilidade. No Período Antigo a contabilidade já tinha como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos e outros bens, ou seja, quando o homem registrava os seus primeiros desenhos e gravações, gravando-se a figura do animal que se queria controlar e o numero correspondente às cabeças existentes. O Período Medieval foi muito importante na história do mundo, também chamado de a "Era Técnica", houve grandes invenções como o moinho de vento, aperfeiçoamento da bússola e entre outros, sendo o mais importante o método das Partidas Dobradas que teve sua origem na Itália, embora não se possa precisar em que região, e como conseqüência surgiu o Livro da Contabilidade de Custos tornando mais analítica a Contabilidade. O aparecimento da obra de Frei Luca Pacioli, que viveu na Toscana, no século XV, marca o início da fase moderna da Contabilidade onde ela se tornou uma necessidade para se estabelecer o controle das riquezas que o Novo Mundo representava. Por ultimo o Período Científico, onde surgiram as escolas do pensamento contábeis sendo as principais a Escola Norte Americana, a Escola Patrimonialista, a Escola Alemã e entre outras.

2 CONTABILIDADE

A contabilidade é uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados.

2.1 CONCEITO

Ela apura, controla e interpreta o Patrimônio das Entidades que, através de técnicas, normas e princípios mantém o controle permanente do Patrimônio, mostrando em seus relatórios contábeis variações ou modificações para que os usuários destas informações possam tomar decisões com precisão e confiança.

2.1.1 OBJETIVOS

O principal é o de permitir a avaliação da situação econômica e financeira da Entidade objeto de contabilização, bem como suas variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo permitindo assim que os usuários avaliem a situação financeira e econômica e possam examinar os fatos para tendências futuras.

2.1.2 OBJETO

A Contabilidade tem como seu principal objeto de estudo e controle o Patrimônio de uma Entidade, devendo fornecer informações claras e precisas e conseguir passar aos seus usuários a situação econômica da Empresa, se a mesma está gerando lucros ou prejuízos, pois estas informações são de suma importância para futuros usuários externa e até mesmo para um controle interno.

3 ESCRITURAÇÃO CONTABIL

Através da Escrituração se abrange todas as operações do contribuinte, ou seja, todos os resultados apurados como lucros, rendimentos e ganhos de capital. Os meios de escriturar são através de livros nos quais os mais importantes são:

Livro Diário que deve ser encadernado com folhas numeradas seguidamente, em que serão lançados, dia a dia, diretamente ou por reprodução, as operações da atividade, ou que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial da pessoa jurídica; Livro Razão usado pela pessoa jurídica tributada com base no lucro real e sua escrituração deve ser individualizada, obedecendo a ordem cronológica das operações; Livros Fiscais em que fazem parte o registro de inventário; registro de entradas (compras); registro de saídas; registro de Apuração de ICMS; Apuração do Lucro Real – LALUR; de Movimentação de Combustíveis, a ser escriturado diariamente pelo posto revendedor, entre outros.

3.1 OBRIGATORIEDADES

Na época em que estamos vivendo é indiscutível a importância da informação, e a escrituração contábil não fica de fora desta importância. De acordo com O Código Civil Brasileiro - Lei 10.406/2002, a partir do artigo 1.179, versa sobre a obrigatoriedade da escrituração contábil, para o empresário e para a sociedade empresária: Art. 1.179. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico ,sendo a unica exceção deste artigo o produtor rural e o pequeno empresario ou empresário individual, pois o controle do patrimônio não é mais considerado um luxo, mas sim uma necessidade, ou seja, segundo a Equipe Portal de Contabilidade a escrituração contábil é composta pelo registro de fatos administrativos que alteram de forma qualitativa ou quantitativa o patrimônio e estes registros devem ser expostos através de demonstrações contábeis.

4 CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

A contabilidade na gestão empresarial nada mais é que controlar e planejar a entidade. É, portanto, de grande utilidade reconhecer o controle para torná-lo um meio eficaz na busca de resultados.

4.1 IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

É a principal estrutura de informações que a Gestão Empresarial necessita para se manter no mercado de trabalho, sendo a mesma indispensável para a gestão dos negócios, pois as Escriturações geram informações que são de suma importância, tanto na questão da competitividade quanto na tomada de decisões com base em informações reais e dentro de uma técnica comprovadamente eficaz.

5 DEMOSNTRAÇÕES CONTABEIS

São muito importantes para a vida da Empresa, pois é através das demonstrações que a Entidade analisa e interpreta sua situação econômico-financeiro, ou seja, o conjunto de suas riquezas. Seu objetivo é fornecer informações sobre a vida da empresa à ampla variedade de usuários.

5.1 BALANÇO PATRIMONIAL

Entre as principais demonstrações podemos citar o Balanço Patrimonial que é usado em determinada data para apurar a posição do Patrimônio, como bens, direitos e deveres, onde estão aplicados os recursos. Ele é composto pelo Ativo, Passivo e PL, sendo os recursos investidos apresentados no Ativo e a origem desses recursos no

Passivo.

5.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com