TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.571 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo demonstrar o conceito da contabilidade e sua importância dentro de uma organização.

Explica também como é feita a escrituração contábil e a importância de sua obrigatoriedade. A gestão empresarial também é um tema abordado neste trabalho, pois é uma ferramenta indispensável na contabilidade empresarial.

A missão e visão empresarial demonstram a razão da empresa e seus objetivos para o futuro.

Os processos de planejar, organizar, dirigir e controlar, são indispensáveis para o gestor alcançar os objetivos estabelecidos. O micro ambiente esta relacionado tudo que envolve diretamente a empresa, já o macro ambiente esta relacionado a fatores sociais.


  1. DESENVOLVIMENTO

Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para tomada de decisões dentro e fora da empresa, estuda e pratica o controle e registros relativos aos fatos e atos da administração econômica. O objeto da contabilidade é o patrimônio e seu objetivo é fazer o controle do patrimônio e fornecer as informações aos usuários.

A escrituração contábil registra todos os fatos contábeis sempre de acordo com os princípios e normas contábeis. A escrituração é feita em dois livros contábeis, o Razão e o Diário. O Livro Razão foi durante muito tempo facultativo, mas atualmente é obrigatório e indispensável em qualquer tipo de empresa. O razonetes é uma forma simplificada do razão, onde é representado em forma de T e são feitos os registros individuais por contas. No Livro Razão são indicadas todas e cada uma das operações da entidade, na medida e ordem em que ocorrem. O Livro Diario também é um livro obrigatorio  para todas as empresas, os registros devem ser feitos diariamente em ordem cronológica de dia, mês e ano, encadernado com folhas numeradas e registrado em órgãos competentes como juntas comerciais ou cartórios.

A gestão de empresas é um processo complexo que necessita de uma adequada estrutura de informações e a contabilidade uma ferramenta indispensável nesta gestão empresarial. Através das informações contábeis, o gestor empresarial terá condições de verificar como estão os resultados entre outras informações de controle para o sucesso da empresa. A contabilidade vem evoluindo ao longo dos anos com isso surgindo novas maneiras de controlar o patrimônio através de um sistema de informações que possibilitam a tomada de decisões mais racionais no intuito de garantir a continuidade e o sucesso das organizações. A contabilidade é importante para empresa pois  proporciona através de suas técnicas inseridas no processo de gestão, auxilio seguro ao usuário na tomada de decisão quanto ao seu patrimônio.

As demonstraçoes contábeis são obrigatorias por lei a partir de 2008, umas das principais demonstraçoes são o Balanço Patrimonial e a Demontração do Resultado do Exercicio (DRE). O Balanço Patrimonial é o relatorio mais importante feito pela contabilidade, pois é atravez dele que se pode verificar qual a posição patrimonial e financeira da empresa. O BP é dividido em em duas colunas, onde o lado esquerdo demonstra as contas do ativo, e o lado direito as contas do passivo e o patrimonio liquido. O Ativo é o conjunto de bens e direitos, que são recursos positivos para a empresa, pois gerarão beneficios futuros. O Ativo é dividido em grupos de contas, que são: Ativo circulante, onde estão as contas do disponivel, duplicatas a receber, estoque. Ativo não circulante,  subdividido em Realizavel a Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. O Passivo é as obrigações da empresa,  são recursos negativos, ou seja, dividas e obrigações que a empresa precisa cumprir. O Passivo é dividido em  Passivo circulante onde estão as contas que serão pagas a curto prazo, como dívidas com fornecedores, salários a pagar, impostos a pagar, etc., e Passivo não circulante, composto do Exigível a Longo Prazo que estão as contas de financiamentos a longo prazo  e do Patrimônio Líquido, que demontra os recursos aplicados pelos sócios, como o capital social e a reservas de lucros. A Demonstração do Resultado do Exercício,  é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa de um determinado período, onde as receitas se subtraem as despesas, ou seja, as receitas brutas, menos os custos e despesas. É atraves da DRE que se evidencias a obtenção de lucros ou prejuízos do exercício social. Após a DRE o resultado obtido é tranferido para o grupo patrimonio liquido do balanço patrimonial, pois este lucro ou prejuízo é pertencente aos sócios da empresa.

A Missão de uma empresa mostra o motivo pelo qual ela foi criada, a razão de sua existência e a definição do negócio. Na elaboração da missão da empresa é necessário que se responda algumas perguntas, como: o que a empresa se propõe a fazer, onde faz, para quem produz, de que forma faz e por que faz, com isso a missão da empresa ficara clara a qualquer pessoa.

A Visão empresarial é o que a empresa espera do futuro ou de um determinado tempo. A Visão mostra o que a empresa deseja realizar ou aonde quer chegar, precisa ser prática, realista, visível, propondo resultados atingíveis, pois não será alucinação.

No processo administrativo são necessário que o gestor utilize vários recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos, como:

Planejar, que é o pensar antecipadamente em seus objetivos e ações antes de agir, ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação, assim objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados. O planejamento é a definição dos objetivos e planos, e escolher o melhor curso de ação para alcançá-los da melhor maneira possível, é com ele que se define aonde quer chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com