TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

3 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................7

4 REFERÊNCIAS........................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem objetivo de identificar os principais aspectos introdutórios em Ciências Contábeis. Buscaremos dentro do ambiente de aprendizagem acadêmico, materiais disponíveis e demais formas de pesquisas informações sobre a evolução da contabilidade e as ligações que este segmento tem com as demais profissões tal como direito, administração e matemática. Sempre no intuito de buscar novos conhecimentos e ampliar cada vez mais o leque de opções para o profissional contábil.


  1. DESENVOLVIMENTO

O ser humano é a espécie mais fascinante  do planeta terra. Suas habilidades em transformar tudo que há a sua volta é impressionante. Terra, água, ar, fogo, todos os elementos são modificados ou aproveitados para gerar energia, materiais, serviços e tudo mais que precisamos.

        Nos primeiros tempos de que se tem registro éramos nômades, ou seja, não parávamos em lugar nenhum pois vivíamos as custas da natureza e isto forçava o “homem das cavernas” a perambular pela terra em busca de seu sustento. No entanto, a partir do momento em que foi se descobrindo que uma simples semente gerava uma planta, a água irrigava o solo o tornava produtivo e que isto tudo poderia sustentar por um bom tempo todo o grupo, o sentimento de mudança para sobrevivência foi se tornando obsoleto e, de certa forma, transformando a realidade em que viviam. O homem tornara-se sedentário, fixo em uma terra que irá chamar de sua mais adiante.

        Quando falamos em sedentarismo iniciamos definitivamente o processo de aquisição e mensuração da posse territorial. A humanidade começou a se organizar, se estruturar, descobrir a importância de ter para si um pedaço de terra para produzir e prover o sustendo de sua prole.

        Se garimparmos um pouco mais adiante desta linha do tempo iremos descobrir que com a posse das terras, seu beneficiamento e a cultivação dos produtos agrícolas foram criando-se ferramentas, implementos, produtos em quantidade e junto de tudo isso, o sentimento de Patrimônio. O filhos, agora herdeiros, foram administrando as terras de seus pais consolidando assim o conceito e a cultura da herança. Com todas estas modificações na estrutura humana e na sociedade surgia a  necessidade de se ter o controle das transações comerciais entre as pessoas e o controle deste patrimônio adquirido, surgia então a Contabilidade. Sistema de informações cujo principal objetivo é o controle do patrimônio, para a tomada de decisões.

        Os primeiros registros são de blocos de barro que representavam as unidades e as propriedades, quando o patrimônio mudava de local os blocos eram movidos para outro cesto. Um exemplo bem típico era um fazendeiro que possuía vários terrenos com pastagens para suas ovelhas, quando as mudava de lugar executava o controle de sua quantidade distribuída em cada pastagem.

        O estudo da contabilidade esteve atrelado durante muito tempo a vários segmentos científicos como a Matemática, Direito e Administração. Muitas escolas do pensamento contábil foram trabalhadas no período que nos antecedeu justamente por que a opinião sobre o objeto e a funcionalidade dessa nova “profissão” ou nova ciência ainda era obscura e gerava muita discussão, a missão e a visão da contabilidade ainda era indefinida. Até que em meados do século XV Frei Luca Pacioli escreveu o “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade com Partidas Dobradas), baseado no que havia estudado e visto sobre o assunto até seu tempo. Importantes contribuições foram deixadas também por Francesco Villa e Fábio Bésta pelo fato da Itália ser o berço mercantista. Com Fábio Bésta as contas foram demonstradas e o conceito patrimonialista elevado.

        A partir desses estudiosos as formas começaram a se desenhar e os conceitos foram se firmando. O maior exemplo é o Objeto da Contabilidade que se definiu o Patrimônio e o principal objetivo que seria controlar este mesmo patrimônio através dos mais variados lançamentos entre as contas que o envolvem.

        A principal exigência para que se fosse criada e aperfeiçoada esta ciência foi o desenvolvimento do comércio e das empresas que cobram cada vez mais eficiência e exatidão dos dados contábeis. Neste intuito foram criando-se procedimentos para o registro do fatos contábeis que no decorrer do tempo se tornaram obrigatórios, o conjunto dessas rotinas denominam-se Escrituração contábil, ou seja, registros dentro do método das partidas dobradas considerando o plano de contas e observando todas as normas contábeis. O Livro Diário e Livro Razão são alguns exemplos obrigatórios que todas as empresas tem que enviar ao órgão competente, neles os lançamentos são registrados em ordem cronológica, numerados e observados os meses e anos. A Escrituração Contábil registra todos os lançamentos em contas definidas no plano de contas da empresa, este plano varia para cada realidade, cada transação efetuada de venda, compra, alienação, aquisição e todos os outros registros são efetuados no Plano de Contas da entidade.

        Ao mesmo tempo que os empresários cobram funcionalidades concretas e objetivas dos Contadores a contabilidade firma-se cada vez mais como ciência imprescindível na tomada de decisões. Empreendedores usam as informações geradas pela contabilidade para cortar gastos, verificar qual setor da empresa está danificado, gastos com pessoal e ao mesmo tempo as rotinas que estão gerando lucros. As principais exigências gerenciais disponibilizadas aos administradores são o Balanço Patrimonial e as Demonstração do Resultado do Exercício que são relatórios contábeis onde constam todas as contas bancárias que possuíram movimentações e que vão interferir qualitativa e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da Entidade. Com estes relatórios o gestor tem uma visão real da situação da empresa podendo assim tomar decisões futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com