TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  14/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ – UNOPAR

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PÓLO DE PICOS

ALUNO: JOSÉ DE CARVALHO PACHECO FILHO

ASPECTOS INTRODUTÓRIOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONCEITOS, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE.

Para o professor Francisco D’Áuria, a contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica da entidade, mas para Hendriksen a contabilidade é um processo contábil de comunicação de informação econômica para propósitos de tomadas de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos. De uma forma bem prática, podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informações em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial.

A finalidade da contabilidade é fazer o controle do patrimônio, fornecer informações sobre a composição do patrimônio e as variações patrimoniais, bem como apurar o resultado das atividades econômicas desenvolvidas para alcançar seus fins, que podem ser lucrativos ou sociais. De uma forma bem sintetizada pode-se afirmar que o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle desse patrimônio e o fornecimento de informações sobre estes aos usuários é o seu objetivo.

ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL.

A escrituração contábil é o registro dos fatos contábeis de acordo com o método das partidas dobradas considerando o plano de contas e observando os princípios e normas contábeis. A escrituração contábil é feita por meio do livro diário e do livro razão

O livro diário é obrigatório, os registros nesse livro são feitos em ordem cronológica observando dia, mês e ano e os registros devem ser numerados.

O livro razão também é obrigatório, é indispensável em qualquer tipo empresa. O registro no livro razão é realizado em contas individualizadas, ou seja, conta por conta. Diferente do livro diário, no razão o saldo anterior das contas deve aparecer.

A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

Toda organização necessita da contabilidade, independente de tamanho, finalidade ou constituição, ela ajuda os gestores na obtenção de informações sobre o desempenho da empresa e a aplicação dos recursos da mesma, atuando como uma importante ferramenta na tomada de decisões gerenciais e melhoria dos processos e desempenho da organização.

O profissional contábil utiliza das demonstrações contábeis, adquirindo as informações de acordo com as necessidades dos gestores, o que determinará o planejamento e as estratégias das futuras ações.

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As demonstrações contábeis são fontes de informações sobre a situação do patrimônio da empresa e suas variações. Através da análise dessas demonstrações avalia-se a situação da empresa em aspectos operacionais, econômicos, patrimoniais e financeiros, orientando qual decisão a ser tomada em determinada situação.

As principais demonstrações contábeis são: O Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Cada uma dessas demonstrações tem suas particularidades e possuem informações sobre determinadas operações da empresa, contribuindo para análises mais específicas.

Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial evidencia de forma qualitativa e quantitativa a situação patrimonial e financeira da entidade em determinado momento.

Na forma qualitativa estão os grupos e subgrupos de contas, contas e subcontas, itens e subitens; na forma quantitativa estão os valores de cada uma dessas contas.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

A DRE evidencia o resultado alcançado pela empresa no desenvolvimento de suas atividades, trata-se de um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período. Dessa forma, auxilia no entendimento da posição financeira da empresa.

MISSÃO E VISÃO DA EMPRESA.

A empresa deve definir sua Visão e Missão a fim de que seus talentos saibam aonde a “empresa quer chegar” e lutar para atingir esse objetivo. Estabelecer a missão e a visão de uma organização é estabelecer um caminho a seguir e um sonho a alcançar.

Missão

Para Andrade (2002), a missão de uma organização dever definida para satisfazer alguma necessidade do ambiente externo e não simplesmente em oferecer um serviço ou produto.

Antes de definir a missão da empresa é necessário analisar as necessidades dos consumidores, seus desejos, e os produtos ou serviços que serão oferecidos para satisfazer essas necessidades. A missão dever estar orientada para o exterior da organização, nas necessidades da sociedade e dos seus indivíduos.

Visão

Andrade (2002), também define que visão de uma organização dever ser a situação futura desejada em longo prazo, dever ser uma meta ambiciosa, e servir como um guia para a definição dos objetivos e a realização da missão.

A Visão deve estar alinhada como os valores centrais da organização. Ou seja, são os princípios essenciais e duradouros da organização.

PROCESSO ADMINISTRATIVO

Planejamento

O Planejamento é considerado a principal decisão a ser realizada dentro do processo administrativo. Por meio do planejamento a empresa irá se preparar, estabelecendo metas e realizando previsões futuras.

São os planos que dão à organização seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los.

Organização

Organizar envolve arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos, ou seja, criar a estrutura organizacional de forma a alcançar eficientemente os objetivos da organização. Uma forma de visualizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com