TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: Contabilidade de Custos

Por:   •  28/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.172 Palavras (9 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Anhanguera de Rio Claro

Curso de Ciências Contábeis

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Contabilidade de Custos
Prof. Fernando Gotardo

Marília Hilsdorf Borba        Ra: 8429152037

Nilda Souza Oliveira           Ra: 3730720573

Juliana Fontanetti                Ra: 4460879723

Rio Claro

2016

SUMÁRIO

Introdução        03

Etapa 1 -        04

Etapa 2 -        09

Bibliografia        12

Introdução

Podemos verificar que a contabilidade de custos tem o papel de coletar, classificar e registrar todos os dados operacionais das diversas atividades da organização, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos.

Com o sistema de informação, a Contabilidade de Custos, disponibiliza por meio de seus relatórios informações de desempenho organizacional, atribuindo dados para serem traçados os planejamentos estratégicos da empresa com o intuito de identificar as perdas e orientar o planejamento de ações corretivas no processo produtivo.

        

Resumo

      O Trabalho relata sobre custos fixos, variáveis, diretos, indiretos, terminologia contábil que se refere a gastos, desembolso, investimentos, despesas, despesas operacionais, despesas não operacionais, receitas, receitas operacionais perda, ganho, lucro / prejuízo, custeio e custo. Aplicação de materiais diretos, mão-de-obra direta e custos indiretos de produção.


Etapa 1. Aula Tema: Termologia e Classificação de Custo        

Passo 1: Fazer uma leitura e anotar os principais pontos estudados.

 

Custo fixo

Não se alteram em função do volume de produção, Tem este nome devido ao fato de não estarem ligados diretamente ao produto. 

Custo Variável

Aumentam ou diminuem em função do volume de produção, como matéria prima, embalagens, energia elétrica, entre outros.

Custo direto

Ou variável, são aqueles relacionados à geração do produto final.

Custo Indireto

São aqueles que não guardam com o produto uma relação direta, não podendo ser quantificado no produto devido as suas características específicas, dividem-se em três grupos:

  • Custos indiretos gerais. Exemplo: IPTU.
  • Custos da área de serviços. Exemplo: departamento de limpeza.
  • Custos indiretos específicos da área de produção. Exemplo: depreciação de máquinas. 

Passo 2: Fazer uma leitura atenta do texto que trata terminologia contábil básica.

Passo 3:Escrever um resumo de 2  laudas e no máximo de  4 laudas.

O passo 1 fala sobre custos fixos, que não são alterados, modificados, em função do volume do produto, permanecem fixas. O nome é devido o fato de não serem diretamente ligados ao produto.

Custos variáveis oscilam em relação ao volume de produção, como matéria prima, embalagens, energia elétrica e entre outros. Custos direto são aqueles que são relacionados à geração do produto final.

Custos indiretos não podem ser quantificados nos produtos, devido às características especificas isto é dividido em três grupos diferentes: custo indireto geral, custo de área de serviço e custo indireto especifico da área de produção.

O passo 2  foi falado sobre a terminologia contábil básica que refere-se sobre gastos, desembolso, investimento, despesa, despesas operacionais, despesas não-operacionais, receita, receitas operacionais, perda, ganho, lucro/prejuízo, custeio e custo.

Gasto: Quando a empresa arca com o custo para obtenção de um determinado produto ou serviço qualquer, representado por uma entrega ou promessa de entrega de ativos.

Desembolso: Pagamento da aquisição de um bem ou serviço adquirido que pode ser feito antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do gasto.

Investimento: Aplicação de dinheiro em um bem adquirido que futuramente possa dar retorno e gerar benefícios financeiros.

Despesa: Bem ou serviços consumidos direta ou indiretamente pare a obtenção de receitas. Classificam-se em operacionais e não operacionais.

Despesas Operacionais: São os gastos necessários à manutenção da atividade da empresa.

Despesas Não-Operacionais: São as decorrentes das transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa.

Receita: Entrada de ativo sob a forma de dinheiro ou de direitos a receber, correspondente normalmente à venda de bens ou serviços. Classificam-se em operacionais e não operacionais.

Receitas Operacionais: São as receitas provenientes do objeto de exploração da empresa, e classificam-se em: Receita da Atividade Técnica ou Principal e Receita Acessória ou Complementar.

Receita Técnica ou Principal: É a atividade principal da empresa como a venda produtos, mercadorias ou serviços.

Receita Acessória ou Complementar: Decorrem da receita da atividade principal, e representam rendimentos complementares.

Receitas Não-Operacionais: São ingressos provenientes de transações (atípicas ou extraordinárias) não incluídas nas atividades principais ou acessórias da empresa.

Perda: Consumo de bens ou serviços de forma anormal e/ou involuntária. Pode, também, ser entendida como o resultado líquido desfavorável resultante de transações ou eventos não relacionados às operações normais da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (545.4 Kb)   docx (472.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com