TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Relatório sobre a teoria da contabilidade

Seminário: ATPS: Relatório sobre a teoria da contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Seminário  •  2.119 Palavras (9 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 01 passo 01

Relatório sobre a teoria da contabilidade

A contabilidade tem por objetivo o estudo, e preparo e a emissão de pronunciamento técnico sobre o procedimento de contabilidade e divulgações de informações dessa natureza, para emitir a emissão de norma pela entidade reguladora Brasileira, visando à centralização e a informação de seus processos de produção, a contabilidade utiliza métodos quantitativos como, por exemplo: matemática estatística como sua principal ferramenta.

O objetivo e a utilização da contabilidade no sentido mais profundo é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, os conjuntos dos princípios são fundamentais para a contabilidade que permitir ao estudante uma aprendizagem com clareza e é suficiente para utilizá-lo como um instrumento teórico que permitira a compreensão inteligível do processo de contabilidade, para uma melhor aprendizagem de contabilidade é importante uma eficiente base teórica, no inicio dessa disciplina os princípios fundamentais de contabilidade são partes indispensáveis dessa base teórica, é praticamente impossível um domínio satisfatório da contabilidade sem uma visão de conjunto desses princípios.

No mundo da contabilidade, partimos do pressuposto de que sempre teremos uma pessoa (física ou jurídica) para fazer contabilidade, e essas pessoas chamamos de entidades contábeis, partimos ainda de hipótese de que essa pessoa tem uma vida por prazo indeterminado, que é empreendimento em andamento – isto é a pessoa (entidade) que esta em continuidade, a contabilidade que é sistema de técnica e de informação que avalias e observa o desenvolvimento de uma empresa ou de um usuário analisando seus aspectos naturais e econômicos, físico ou financeiro de seus usuários.

As contabilidades geram ações e modificam fenômenos patrimoniais, utilizando métodos quantitativos como matemática estatística, como uma das suas principais ferramenta, um dos objetivos da contabilidade é permitir que as pessoas avaliem as situações financeiras e econômicas da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras do mesmo e deve contribui para o processo decisório dos usuários o desenvolvimento contábil, acompanha de perto o desenvolvimento econômico, dentro da contabilidade temos administração da entidade que tem a responsabilidade primaria pela preparação e apresentação de suas demonstrações contábeis. A administração também esta interessado nas informações contidas nas demonstrações contábeis.

Etapa 01 Passo 02

A semelhança entre vida financeira particular e a de uma empresa

Na vida particular financeira e na vida empresarial é comum se encontrar várias semelhanças. Mas, além disso, temos que manter o controle para que tudo seja cumprido da maneira, mas correta, para isso é necessário sabemos administrar corretamente os nossos gastos e ganhos ao longo do mês e sempre manter o foco em nossos objetivos de crescimento.

Toda empresa tem obrigações a cumprir a cada mês assim como temos em nossa vida particular, muitas delas são: conta de água, luz, telefone, internet e aluguel entre outras despesas extra que sujem ao longo do mês.

Assim como uma empresa em nossa vida particular temos metas e objetivos de crescimento como, por exemplo: "uma empresa quer compra um carro novo e abrir uma filial".

Na nossa vida particular podemos querer compra uma "Televisão nova ou um carro novo”. Mas em ambas as situação termos que ter um objetivo e manter o controle financeiro, foca naquilo para que na data determinada alcançarmos os objetivos desejados.

Para manter o controle é necessário ter uma boa maneira de administra e uma dessas é fazer toda contabilidade em cima dos gastos e ganhos do mês fazer um bom balanço levando em contas todos os gastos extras e são os ganhos que podem acontecer nesse período.

Sendo dessa forma, podemos afirmar que toda empresa assim como a nossa vida particular a financeira deve ser sempre planejada para que não haja surpresa na hora fechar as despesas e os objetivos a serem compridos.

Etapa 01 Passo 03

Entrevista com Fernando Botelho

Diretor Presidente da Rede Superbom Supermercados

História da Rede

• Como tudo começou?

O fundador da rede Superbom, Fernando Botelho, começou sua carreira profissional jovem. Ingressou no Banco do Brasil e trabalhou na empresa por dezessete anos. No ano de 1991, iniciou com os irmãos uma sociedade de distribuição de bebidas. Em 1999, após o fim da sociedade com os irmãos, Fernando Botelho abriu a primeira loja da rede Superbom, dando continuidade ao legado comercial que seu pai, Francisco Botelho, iniciou com sua chegada a Brasília.

• Surgimento da rede?

Em 1999, Fernando Botelho iniciou as atividades da rede Superbom. A primeira loja, inaugurada na cidade satélite de Samambaia chama a atenção da comunidade pelos preços baixos e atendimento diferenciado. Seis anos depois é fundada a segunda unidade da rede, na cidade satélite de Riacho Fundo I. Desde então, o Superbom continua em franca expansão contando hoje com sete lojas administradas por Fernando Botelho com o suporte de sua família.

• Diretoria:

Fernando Botelho – Diretor Presidente

Soraya Botelho – Diretora RH

Renan Botelho – Diretor de Marketing

Priscila Botelho – Depto. de Arquitetura e Design

Ana Batista e Ronaldo Silva – Gerência de Compras

• Qual sua visão? O que acha sobre contabilidade?

Fernando Botelho - um instrumento legal e formal que norteia a vida financeira tributaria e fiscal de uma empresa. Contribui para orientação gerencial na administração da empresa.

• Qual sua importância para sua empresa?

Fernando Botelho- E de suma importância, pois é um instrumento formal que traduz a situação real da empresa, contribuindo para formação de preços e orienta na tomada de decisões importantes e futuras.

• Como ela ajuda na tomada de decisões?

Fernando Botelho – A partir da situação empresarial da mesma a contabilidade ajuda nas tomadas de decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com