TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE

Por:   •  12/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 8

ETAPA 3

Passo 1

A – Qual o objetivo da contabilidade?

Baseia-se em fornecer informações adequadas de condição econômica, subsidiariamente e financeira, física, de produtividade e social. Carrega como principal objetivo de permitir que usuários de determinados grupos analisem a situação econômica e financeira de uma entidade, num sentido estável e mesmo em intervenções de tendências futuras.

B – Quais fatores demonstram o crescimento e o desenvolvimento da contabilidade?

Nos nossos dias é indispensável o conhecimento contábil, cada vez mais pela evolução nesse citam de pessoas qualificadas nessa área, pois as mesmas são pilares essenciais para o crescimento financeiro. Fato esse que demonstra o quão imenso têm sido o crescimento e o desenvolvimento da contabilidade.

C – Quem são os usuários da contabilidade? Explique.

São aqueles que demonstram interesse com relação a sua situação patrimonial. Por exemplo: investidores de uma empresa, os clientes que tem interesse em informações sobre a continuidade operacional da entidade, ou seja, todos aqueles que buscam algum tipo de informação financeira.

D – O que se entende por bens tangíveis e bens intangíveis?

Os bens tangíveis são os bens físicos que podem ser vistos e tocados como um terreno. Bens intangíveis são aqueles não vistos como de marcas e patentes.

E – O que são bens, direitos e obrigações? Cite exemplos.

Bens tudo aquilo que temos de valor como: imóveis, veículos, terrenos, marcas e patente. Direitos o que a empresa tem a receber, por exemplo: alugueis a receber, contas a receber salários a receber etc. As obrigações são as dívidas, alugueis a pagar, contas a pagar, salários a pagar e fornecedores.

F – Qual a finalidade de um balanço patrimonial?

O balanço patrimonial tem por objetivo mostrar a situação patrimonial da empresa.

G - Quais são as contas patrimoniais e as contas de resultado? Cite exemplos.

As contas patrimoniais representam os elementos componentes das receitas, e as contas de resultado representam a receita, por exemplo: empréstimos a pagar, fornecedores e duplicatas.

H – Qual a finalidade de uma demonstração de resultado dos exercícios?

Tem por objetivo apresentar uma síntese financeira com resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em determinado período.

I - Qual a importância de uma sistemática contábil para as empresas no Brasil? Explique. 

O sistema contábil é fundamental para o harmonioso andamento da economia, todas as decisões sobre a finalidade a dar aos recursos dependem da coerência das informações financeiras. Informações que também são utilizadas pelo público para realizar suas decisões.

Estas informações para serem confiáveis devem seguir a norma, assim sendo estar de acordo com a sistemática contábil.

J - O que se entende por capital de terceiros? Explique.

São recursos adquiridos de terceiros, utilizados para a aquisição de ativos de propriedade da entidade. Corresponde ao passivo exigível.


Passo 2

ATIVO

Habitualmente, o ativo é avaliado pela contabilidade como o conjunto de bens e direitos de propriedade de uma sociedade. Pode ser exposto tanto sob a forma tangível (estoque, veículos, terrenos) quanto intangível (marcas e patentes).

O ativo pode ser definido de várias formas, sendo a mais convencional a que diz: “ativos são os meios conferidos à administração para gerir a entidade”.

Não se deve confundir a conceituação com o problema da mensuração, pois a conceituação deve ser, necessariamente, rigorosa e pura, uma vez que a mensuração, às vezes, tem de se fixar às limitações de quem avalia a mensura (o Contador) e de quem utiliza a informação (o usuário), além das limitações do meio ambiente.

A definição de ativo é crucial para a assimilação correta dos elementos contábeis. O passivo e o patrimônio líquido são definidos em termos do conceito de ativo. O ativo propicia também, perceber questões vinculadas aos elementos que o constituem, como é o caso do Goodwill, da depreciação, das aplicações em instrumentos financeiros, entre outros.

Os ativos podem atribuir origem a benefícios econômicos quando usados na elaboração de bens (estoques) ou serviços vendidos pela entidade; cambiados por outros ativos; usados para diminuir um passivo; ou difundidos aos proprietários da entidade.

É importante destacar que muitos ativos, tem forma física. Entretanto, a forma física não é essencial para a existência de um ativo. As patentes e os direitos autorais, por exemplo, são considerados ativos, caso sejam esperados benefícios econômicos futuros. A ideia central é que o bem econômico possa ajudar a entidade gerar riqueza.

Desta forma não é correto reconhecer o ativo de uma patente que perdeu validade, mesmo que esta tenha gerado riqueza no passado. Situação semelhante ocorre com uma duplicata a receber cujo cliente esteja falido ou o recebimento seja incerto. Estes exemplos evidenciam o erro de associar a palavra ativo como sinônimo de bens e direitos de uma entidade.

O imóvel que a entidade aluga não é um ativo apenas pela existência do terreno, da edificação ou das benfeitorias que existem nele, e sim pelo fato de ser um item que foi adquirido no passado, que está sob o controle da entidade e principalmente porque gera ou vai gerar um benefício econômico (riqueza) para a entidade.

PASSIVO

Uma característica essencial de uma exigibilidade é que a empresa tem uma obrigação no momento da avaliação. Uma obrigação é o dever ou a responsabilidade de agir ou de cumprir algo de certa forma.

As obrigações podem ser legalmente executáveis como consequência de um contrato restritivo (obrigatório) ou de algum requisito estatutário ou legal. Esse é, normalmente, o caso, por exemplo, com valores a pagar correspondentes a bens e serviços recebidos.

É preciso deixar bem claro, todavia, que obrigações (passivos e exigibilidades) também surgem como consequência de práticas comerciais usuais, hábitos comerciais e do desejo (e necessidade) de manter boas relações comerciais e de agir de forma justa e equitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (143.1 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com