TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A ATPS (Atividade Prática Supervisionada) aplicada para a disciplina de Contabilidade Geral é importante, pois o objetivo deste trabalho é analisar qual metodologia, dentre as diversas alternativas de mensuração de ativos e passivos exigíveis apresentados pela Teoria da Contabilidade, proporcionaria um valor mais aproximado da realidade do patrimônio líquido de uma empresa, sob a ótica do proprietário.

Entendemos que a importância desse trabalho, em primeiro lugar se deve ao fato da necessidade de estimular a pesquisa acadêmica na busca de metodologias de mensuração de ativos e passivos, que pudessem fornecer um valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade. Em seguida, numa economia globalizada, a necessidade de informações tempestivas, atuais e precisas sobre a situação econômico-financeira das organizações, principalmente quando suportam tomadas de decisões financeiras, que exigem o conhecimento do valor de mercado das empresas.

DESAFIO

A Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) é uma entidade de natureza cultural com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos e, tem como finalidade atuar diretamente ou por meio de convênios com entidades públicas e privadas em nívelnacional e internacional. Com os seguintes objetivos: a) promover e subsidiar programas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão na área da contabilidade; b) estimular e coordenar a produção científica na área contábil por meio de publicações de livros, revistas e periódicos; c) promover estudos e análises técnicas de segmentos econômicos e sociais em demonstrações contábeis para divulgação à sociedade brasileira; d) exercer e divulgar outras atividades que signifiquem contribuição para o desenvolvimento técnico, científico, cultural e de promoção da contabilidade.

A FBC acaba de celebrar um convênio com o SINDCOSM – Sindicato das Indústrias e Empresas de Cosméticos do Estado de São Paulo e, você foi contratado para desenvolver um estudo da empresa fictícia ‘New Hair Fashion Cosméticos e Cabelos Ltda.’. Localizada no Estado de São Paulo que será demonstrado por meio de um relatório sobre uma análise técnica correlacionando a história da contabilidade em relação à empresa, os Princípios Fundamentais de Contabilidade segundo o CFC e o CPC na sociedade, Critérios e Avaliação de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido e Principais mudanças nas Demonstrações Financeiras conforme a Lei 11.638/07 e os impactos dessas mudanças na sociedade.

ETAPA 2

Passo 3.

Os princípios fundamentais da contabilidade são os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da contabilidade, que, como vimos, consistem em apresentar informação estruturada para os usuários.

Assim nunca de deve confundir Princípios Fundamentais da Contabilidade como os objetivos ou com o objeto da Contabilidade.

• Um objetivo é informar os usuários.

• O objeto é o patrimônio das entidades.

• Sendo então os princípios a forma, o meio e a estrutura que a disciplina utiliza para chegar aos objetivos.

A expressão genérica “Princípios Fundamentais da Contabilidade’’ engloba conceitos diferenciados e que podem ter hierarquia ou amplitude diferente. Alguns deles nem mesmo são essencialmente contábeis, mas se referem mais ao ambiente econômico social em que as entidades atuam.

Os Princípios são divididos em três grandes grupos:

 Postulados (Axiomas): Afirmações para as quais não há necessidade de prova.

 Princípios: São regras e normas aceitas, sujeitas a mudanças ao longo do tempo, são discutíveis e atualizáveis de acordo com desenvolvimento econômico.

 Convenções ou restrições: Representam limitações ao campo da contabilidade.

Custo original como base de valor:

Registro do ativo de acordo com o valor original de aquisição

Princípio do denominador comum monetário:

Homogeneizar as contas pelo denominador comum monetário, que é a moeda nacional corrente do país

Realização da receita:

Considera-se receita quando há transferência do produto/serviço para o cliente:

Reconhecimento das despesas e confrontação com a receita:

Reconhece-se despesas quando há consumo/utilização

Princípio da essência sobre a forma:

É necessário que os eventos sejam contabilizados e as informações sejam apresentadas de acordo com sua substância e realidade.

Os princípios contábeis são seis (6).

 Entidade,

 Continuidade,

 Oportunidade,

 Registro de valor original,

 Atualização Monetária

 Competência

 Prudência.

• Entidade:

É o “SER”, o “objeto direto” da contabilidade, a pessoa da qual se diz respeito, é a distinção do todo da parcela de Patrimônio.

• Continuidade:

Pressupõe qual a entidade continuará em operação no futuro.

• Oportunidade:

O registro do Patrimônio e de suas mudanças deve ser efetuado de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram (aquisição de mercadorias).

• Registro de valor original:

Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior (aquisição de mercadorias importadas).

• Atualização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com