TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

Por:   •  7/10/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.997 Palavras (28 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO ADMINISTRAÇÃO




ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ANALISE DE INVESTIMENTOS



ABRIL DE 2014.
Resumo
Neste trabalho iremos mostrar a importância da Analise de Investimentos para um futuro negocio que pretende se abrir. Falaremos sobre fluxo de caixa relevante, taxa SELIC, sobre Técnicas de Investimento, aprender a calcular Payback, TIR e VPL. Concluiremos com análise do efeito da inflação, o imposto de renda e a depreciação.
Palavras-chave: Valor presente Líquido; Taxa de Retorno; Payback


Sumário
1- Introdução 5
1- Capitulo 1 – Descrição de investimento pretendido 6
2- Capitulo 2 – Elaboração do Fluxo de Caixa Relevante 8
3- CAPITULO 3 – MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS 19
4- CAPITULO 4 – O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANALISE DE INVESTIMENTOS 20
5- CONCLUSÃO 25
6- BIBLIOGRAFIA 26


1- Introdução

Neste trabalho iremos elaborar um Projeto de Investimento em um negócio, no qual será analisada a viabilidade econômica por meio dos critérios (TIR, VPL e Payback), apontando os aspectos favoráveis, e os aspectos que precisam de melhoria e as sugestões de aperfeiçoamento das práticas.
Falaremos sobre Fluxo de Caixa Relevante e elaboraremos um diagrama no qual mostra a real situação do caixa da empresa.
Pesquisaremos a taxa SELIC – Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, informações sobre Técnicas de Investimentos, o Efeito da Inflação na Análise de Investimento, o Imposto de Renda e a Depreciação.
Concluiremos fazendo uma análise de risco do projeto escolhido por meio da Análise de Sensibilidade.



1- Capitulo 1 – Descrição de investimento pretendido

Tipos de Investimento
Hoje em dia temos vários tipos de investimento, uns com pouco risco e outros com mais riscos. Antes de escolher qual investimento você vaioptar, deve se levar em consideração o valor inicial mínimo para começar a investir, o índice de rendimento acima da inflação, o prazo de retirada do dinheiro caso você venha precisar, a incidência de impostos e o valor de taxas como: administração, carregamento, corretagem e performance.
Depois de analisar esses critérios, você terá um melhor conhecimento para decidir qual investimento se adequada melhor com sua situação financeira e pessoal.

Exemplos de investimento
• Tesouro Direto: compra de títulos públicos federais, trata-se de um investimento seguro e de valor inicial baixo.
• Fundo de Investimento Imobiliário: são fundos que investem em empreendimentos imobiliários. O retorno do capital investido se dá por meio da distribuição de resultado do fundo ou pela venda das suas cotas do fundo.
• Poupança: uma das aplicações mais comuns, aceita valores baixos para começar a investir e permitem retiradas imediatas. Os juros pagos são definidos pelo Banco Central, mais a lei garante um rendimento de 6% ao ano mais a variação da TR, a taxa básica de juros ao mês.
• Debênture: são títulos de credito de médio e longo prazo emitidos por uma empresa. Você pode se tornar credor da companhia de acordo com as regras divulgadas na escritura do título. O valor mínimo para começar investir, depende da debênture escolhida, mas algumas delas aceitam investimentos a partir de R$ 1.000,00.
Esses são exemplos de algunsinvestimentos, lembrando que ao escolher um investimento você deve considerar se ele prevê um rendimento acima da inflação. É importante levar em conta a desvalorização do dinheiro quando calcular a renda para muitos anos a frente.

Pequenas Empresas Grandes Negócios
Na revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, podemos encontrar muitas ideias para abrir um negócio próprio. Empresas que já existem no mercado, conta como começou, o investimento inicial, as pesquisas de mercado e o faturamento mensal que você poderá ter depois.
Você que pretende abrir um negócio e não sabe por onde começar está ai a dica, varias empresas que contam sua historia e compartilham ideias.

Modelos de negócio pela internet
Você pode optar pelos negócios na internet, e trabalhar em casa mesmo, só é preciso um computador e internet a disposição.
Existem três grandes grupos que você poderia escolher:
1º Comerciante; envolve a comercialização de serviços e produtos tangíveis/digitais, para pessoas físicas ou jurídicas.
2º Corretagem; chamados de facilitador de negocio na internet. São sites que estimulam a realização de transações através da manutenção de um ambiente virtual.
3º Publicidade; utilizam o conceito das emissoras de TV e Rádio. Oferecem produtos e serviços gratuitamente com informação e entretenimento.

Oportunidades de Negócio
As oportunidades estão em toda parte, difícil é escolher uma em que você acerte e não fique noprejuízo. Antes de abrir o negócio dos seus sonhos, é preciso conhecer o mercado, o que esta em alta, quais as novidades, inovações, ideias novas que fará do seu empreendimento algo novo e único, resumindo ser criativo.
O conhecimento no ramo em que você pretende buscar é muito importante para que não se tenha surpresas desagradáveis.

Blog do Empreendedor
Lendo os textos do blog do Empreendedor nosso grupo se interessou pelo texto do Sérgio Oliveira que fala sobre o valo que tem uma grande ideia.
Esse tema é muito interessante porque um produto, um negócio, qualquer que seja o empreendimento parte de uma ideia, ou seja, a ideia é o principio de tudo.
Primeiro você tem uma ideia, constrói tudo na mente o que se pretende fazer, tudo baseado no princípio que é a “ideia”, depois é por em pratica e esperar que o sucesso venha.


Definindo o produto
O tipo de serviço escolhido pelo grupo foi um comercio de Milk Shakes, para a escolha do investimento foi realizada uma pesquisa no centro da cidade. Com a pesquisa podemos verificar que um produto tão simples, esta crescendo a cada dia no mercado.
Com qualidade, diversidade, preço baixo, o Milk Shake vem conquistando cada dia mais as crianças, jovens e adultos.
A proposta do Cantinho do Milk Shake não é ser apenas mais um comércio, mas ser referencia em produtos de qualidade, saudáveis e diferenciados, com preços acessíveis, alem de um ambiente personalizado edivertido.
Conhecida pelo mais variados sabores, o Cantinho do Milk Shake tem como objetivo a qualidade e a satisfação do seu cliente.

2- Capitulo 2 – Elaboração do Fluxo de Caixa Relevante

Os fluxos de caixa relevante, ou seja, aqueles que são projetados para analisar os investimentos das organizações, apesar de, a princípio podem ter quaisquer valores, dada a lógica dos negócios e empreendimentos, acabam por apresentar, em geral, um formato padrão. Esse formato é composto basicamente por 03 partes:
1) Investimento inicial ou nos períodos iniciais: esses investimentos tanto na forma de bens físicos (prédios, equipamentos, ferramentas), quanto na forma de capital de giro para suportar o projeto. São saídas de caixa e, por tanto, deve ter o sinal negativo no fluxo de caixa.
2) Retorno de caixa do investimento: normalmente, após alguns períodos, o período se torna rentável, gerando o fluxo de caixa positivo para a empresa/investidor.
3) Valores residuais: esses fluxos de caixas normalmente são positivos e ocorrem no final do investimento, seja pela venda de algum ativo após sua utilização ou alguma vantagem tributária adquirida. Porem eventualmente ser negativos, como a obrigação de reflorestar determinada área após retirar toda a madeira ou realizar gastos para compensar danos ambientais causados pelo investimento, o chamado “passivo ambiental”.



Fluxo de caixa
DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa). Indica a origem de todo o dinheiro que entrou no caixa, bem como aplicação de todo o dinheiro que saiu do caixa em determinado período, e ainda o Resultado do Fluxo Financeiro

Objetivo do fluxo de caixa
As informações sobre o fluxo de caixa de uma empresa são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações financeiras uma base para avaliar a capacidade da empresa em gerar caixa e valores equivalentes ao caixa e as necessidades das empresas para utilizar esses fluxos.
A demonstração de fluxo caixa proporciona aos analisas financeiros uma fonte segura melhor para elaborar seus planejamentos financeiros, como também serve aos usuários a forma com que a empresa gerou o caixa, ou ate mesmo como utilizou os recursos e valor equivalentes ao caixa.
A empresa quando utiliza essa demonstração com as demais, supre de forma completa aos usuários e, principalmente, os habilitam avaliação nas mudanças de ativos líquidos de uma empresa e sua estrutura financeira, que pode ser exemplificada nas questões de liquidez e solvência. E não obstante a esse fato, ainda temos a melhora significativa no conhecimento dos prazos inerentes ao fluxo de caixa, proporcionando adaptação as circunstâncias e as oportunidades.


Cálculos e estimativas a seguir do negocio pretendido


3- CAPITULO 3 – MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Técnicas De Analises De InvestimentosExistem varias técnicas de análise de investimentos, das mais simples às mais sofisticadas, mas destacam-se apenas três e acabam sendo as utilizadas e disseminadas:
1) Payback - período de retorno: é a avaliação do tempo que o projeto demorará em retomar o total do investimento inicial. Quanto mais rápido o retorno, menor o payback e melhor o projeto.
Portanto, o payback sempre deve ser medidos em tempo, dias, semanas, meses e anos, quanto menor o tempo de retorno, mais interessante será o investimento. Ele é bastante reconhecido popularmente como: O tempo para recupera o investimento.
2) VPL – Valor Presente Líquido NPV – Net Present Value: O VPL é um método alternativo ao do Payback, que visa corrigir os principais erros apresentados por este. Para utilizá-lo é necessário construir um fluxo de caixa do projeto, tendo os principais componentes: Investimento Inicial e investimentos adicionais; Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno; valor residual do investimento se houver.
Este método utiliza os princípios da matemática financeira, calculando o valor presente do fluxo de caixa do investimento. O VPL é chamado de líquido, pois considera o fluxo total com as saídas, investimento, entradas e retornos descontadas uma taxa de atratividade.
3) TIR – Taxa Interna de Retorno IRR – Internal Rate of Return: este método é bastante similar ao VPL, pois utiliza a mesma lógica de cálculo, toda via apresenta osresultados em porcentagem e não em valores monetários. Para utilizá-lo é necessário construir o fluxo de caixa do projeto, sendo os seus principais componentes: Investimento inicial e investimentos adicionais; Fluxos de caixa positivos ou negativos de retorno; valor residual do investimento se houver.
Após a montagem do fluxo de caixa tanto do método do VPL como da TIR, adota-se uma taxa mínima de atratividade para avaliar se o resultado é compatível com as expectativas do investidor, portanto se o projeto é interessante. Essa taxa denomina-se:
4) TMA - Taxa Mínima de Atratividade: representa o retorno mínimo exigido, em porcentagem, para o investidor concordar em realizar o projeto. Em geral, essa taxa representa o custo do dinheiro no tempo para esse investidor. Há algumas possibilidades de TMA que são bastante úteis: Taxa de retorno da aplicação financeira: supõe que o custo de oportunidade seja o de deixar os recursos aplicados em investimentos de baixo risco (renda fixa); Taxa de captação de empréstimos: supõe que a empresa não possua o capital para investir, portanto se á obrigada a captar um empréstimo. Considera o custo de oportunidade de forma mais conservador que a taxa de aplicação.
Assim sendo, esses são alguns métodos para se observar e elaborar um fluxo de caixa relevante, portanto o que decide são as necessidades do investidor.
Aplicando-se qualquer uma destas três regras, pode-se aceitar ou rejeitar uminvestimento qualquer que seja. Porém, como escolher o melhor entre eles para escolher a melhor opção, deve-se utilizar somente o VPL. Ou seja, o investimento com maior VPL será o escolhido.
Analise de Investimentos regras para aceitar ou rejeitar um investimento, para poder analisar a aceitação ou rejeição do investimento, é possível usar qualquer um dos três métodos, desde que:
PL > VP
O VPL deverá ser superior ao VP para que o investimento seja interessante. Caso contrário, haverá prejuízo, já que a receita futura será menor do que o gasto inicial.
TIR > TMA
A TIR deverá ser maior que a TMA. Caso contrário, será mais interessante investir no mercado financeiro, em CDB, DI ou poupança, por exemplo.
Payback descontado < vida útil.
O payback descontado não poderá ultrapassar a vida útil do investimento, seja ele uma máquina, equipamento, edifício etc. Evidentemente, se isto ocorrer, não será possível obter o retorno sobre o que foi gasto inicialmente.

4- CAPITULO 4 – O EFEITO DA INFLAÇÃO NA ANALISE DE INVESTIMENTOS

O Efeito da Inflação na Análise de Investimentos
Formas da Inflação:
• Inflação de Demanda - O aumento da procura provoca pressão sobre os preços
• Inflação de Custo - Há aumentos de custos de produção sem o consequente aumento da produtividade
• Inflação Psicológica - Ex: falta de credibilidade do governo, economia como um todo, etc.

Outros conceitos:
• Desinflação–identifica o fenômeno emque se tem uma queda gradativa da inflação
• Estagflação–é o fenômeno resultante da inflação com cenário de recessão econômica
• Deflação–é o fenômeno que ocorre em função da diminuição da demanda global, que acaba por provocar a formação de estoques que, por sua vez, provocam pressão sobre os preços, para que estes diminuam, sem que ocorram as correspondentes diminuições de custos.

Podem se caracterizar pelo menos três situações:
• A empresa consegue acompanhar, com o correspondente aumento dos preços de venda, a desvalorização do dinheiro.
• A empresa não consegue aumentar seus preços na mesma proporção em que são aumentados seus custos
• A empresa consegue aumentar seus preços mais que proporcionalmente à inflação de seus custos

A Mensuração da Inflação
* Taxa de Inflação *
Inflação interna de uma empresa:
d é o índice de inflação interna no período 2
I2 é o índice de preços no momento 2
I1 é o índice de preços no momento 1

* Desvalorização *
D é o índice de desvalorização interna no período 2
I2 é o índice de preços no momento 2
I1 é o índice de preços no momento 1

Tarefas fundamentais:
• Identifiquemos ou criemos um índice de inflação condizente com as necessidades da empresa analisada;
• Façamos a devida limpeza do efeito da inflação, sobre o fluxo a ser analisado, transformando os valores ali expressos em moeda corrente de uma única base monetária;
• Uma vez que o fluxo seencontre livre do efeito inflacionário, proceda-se à análise normalmente, por meio de qualquer dos modelos estudados.

A Mensuração da Inflação
*Inflação Acumulada *
* Alteração da Base Monetária *
e = i + d + i * d * Taxa de Juros Aparente *

A influência do Imposto de renda
O Imposto de Renda é um imposto existente em vários países, onde pessoas ou empresas são obrigadas a deduzir uma certa percentagem de sua renda média anual para o governo. Esta percentagem pode variar de acordo com a renda média anual, ou pode ser fixa em uma dada percentagem.
No Brasil, o imposto de renda é cobrado (ou pago) mensalmente (existem alguns casos que a mensalidade é opcional pelo contribuinte) e no ano seguinte o contribuinte prepara uma declaração de ajuste anual de quanto deve do imposto (ou tem restituição de valores pagos a mais), sendo que esses valores deverão ser homologados pelas autoridades tributárias.
Do ponto de vista de um indivíduo ou de uma empresa, o que realmente importa, quando de uma Análise de investimentos, é o que se ganha após os impostos.
A carga tributária representa um ônus real, cujo efeito é o de reduzir o valor dos fluxos monetários resultantes de um dado investimento. Isto ocasiona, muitas vezes, a transformação de projetos rentáveis antes da consideração de sua incidência em antieconômicos quando o imposto de renda for levado em conta. Portanto, torna-se importante a inclusão do imposto derenda na análise econômica de projetos.
O imposto de renda incide sobre o lucro tributável da empresa que, por sua vez, é influenciado por procedimentos da contabilidade da depreciação, que visam assegurar condições para a reposição dos ativos fixos da empresa, quando isto se tornar necessário à continuidade das operações. Por esta razão, a legislação tributária permite às empresas deduzirem de seu lucro anual a correspondente carga de depreciação para fins de cálculo do imposto de renda.
Conforme legislação em vigor, o imposto de renda, em geral, é apurado pela aplicação de uma alíquota de 15% sobre o lucro tributável da empresa. Para lucros tributáveis superiores a R$ 240.000,00 por ano (R$ 20.000,00 por mês) é aplicada uma taxa de 10 % sobre o lucro que excede a este limite. Também incidente sobre o lucro tributável, a contribuição social deve ser considerada na análise de investimentos. Para empresas industriais a alíquota da contribuição social é de 9% sobre o lucro tributável.
Nem sempre o lucro contábil é igual ao lucro tributável, ou seja, aquele sobre o qual incide a alíquota do imposto de renda. Apurado o resultado contábil, a este deverão ser feitos alguns ajustes, chamados de inclusões ou exclusões.
A depreciação (ou subtrações do Imobilizado) dos Bens materiais do Ativo Imobilizado (uma vez que o Ativo Permanente divide-se em Investimentos, Imobilizado e Diferido) representa a diminuição do valor dositens ali classificáveis, resultante do desgaste pelo uso, ação da natureza ou obsolescência normal.
Para efeito de imposto de renda, a Depreciação não é obrigatória, entretanto é interessante que a empresa a faça para apuração do Lucro Real do exercício (para pagar menos imposto de renda), apresentando um lucro mais próximo da realidade. Contudo, se o contribuinte deixar de depreciar num exercício, não poderá, no exercício seguinte, faze-lo acumuladamente, em virtude do principio legal da independência dos exercícios, ou competência dos exercícios. A depreciação efetuada fora do exercício em que ocorreu a utilização dos bens do ativo, bem como a depreciação calculada a maior que as taxas permitidas, não são dedutíveis como custos, ou encargos, para fins do imposto de renda.
A depreciação é um a despesa da empresa que não corresponde a um pagamento efetivado na mesma época. Por isto, ela tem um tratamento todo especial quando se apura o fluxo de caixa livre de um investimento.
Os bens depreciáveis são todos os bens físicos, do ativo imobilizado, sujeitos a desgaste pelo uso ou por causas naturais ou obsolescência normal.

Os efeitos da Inflação sobre o polipropileno

O segundo maior volume de resinas consumido pelo setor – 444 mil toneladas - foi o de PEBD (polietileno de baixa densidade), 75% da demanda nacional. A indústria de alimentos continuou sendo o principal cliente, com participação de 28%, seguida porindustrial (21%) e bebidas (9%).
O terceiro maior volume é registrado em PP (polipropileno), com 402 mil toneladas, ou seja, 25% da demanda total. Neste segmento, a principal indústria usuária é novamente alimentos com 21,8%, seguida por utilidades domésticas, 13,5% e bebidas, 10,4%.
A resina com menor participação na produção de embalagens plásticas flexíveis em 2013 no Brasil, de acordo com o estudo da Maxiquim, foi o PEAD (polietileno de alta densidade). Ela aparece com 262 mil toneladas que equivalem a 26% da demanda total. O principal cliente é a indústria de higiene pessoal e limpeza doméstica, com 27% de participação. Na sequência vêm descartável (19%) e agropecuária (8%); alimentos têm participação de apenas 4%. Vale lembrar que os descartáveis são representados, basicamente, pelas sacolas plásticas de supermercados.
Sobre a ABIEF
A ABIEF (Associação Brasileira das Indústrias de Embalagens Plásticas Flexíveis), que em 2013 completa 35 anos, tem por objetivo de fomentar o mercado nacional de embalagens plásticas flexíveis. A Associação também tem incorporada às suas atividades o fomento à exportação e a preservação ambiental a partir do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas. A entidade reúne 160 empresas de todo o Brasil fabricantes de filmes monocama, coextrusados e laminados; filmes de PVC e de BOPP; sacos e sacolas; sacaria industrial; filmes shrink e stretch; rótulos e etiquetas;stand-uppouches; embalagens especiais.


5- CONCLUSÃO

Este trabalho teve como finalidade a busca de informações confiáveis e analise das mesmas para a elaboração de um projeto de investimento que veio a demonstrar se tratar de uma excelente oportunidade de negocio.
Apesar de todas as vantagens que se possa ter qualquer negocio precisa ser viável no ponto de vista econômico, dessa maneira o aspectos financeiros foram trabalhados para determinar a viabilidade ou não do respectivo projeto.


6- BIBLIOGRAFIA

http://www14.caixa.gov.br/portal/educacao_financeira/home/voce/assunto001/aulas001/aula_detalhe_001?contentid=/repository/collaboration/sites%20content/live/educacao_financeira/documents/aulas/assunto_001/assunto-001-aula-005
http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/intros/intro-tipos-dinvestimentos.aspx?idioma=pt-br




Obs.: PLT, texto do livro de Análise de Investimentos
Obs.: www.portaltributario.com.br/modulosfluxodecaixa.XLS - acessado em 25/03/2014
DEPRECIAÇÃO de bens do ativo imobilizado: O imposto de renda e a depreciação. , 2014. 10. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2014.
DESCONHECIDO. O efeito da inflação na análise de investimentos. 2013. 12 p. Monografia (Graduação em Administração) - Unicamp. Campinas. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2014.
ABIEF. Polietilenos são as resinas mais usadas em embalagens flexíveis . , 2014. Internet. Disponível em: . Acesso em: 25 mar. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)   pdf (361.4 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com