TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade

Por:   •  12/11/2015  •  Artigo  •  11.354 Palavras (46 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 46

 

 INTRODUÇAO

As empresas devem se adequar as normas internacionais de contabilidade e manter transparência e controle das informações para diminuir negociações informais e a sonegação fiscal.

Os profissionais da área contábil estão buscando treinamentos, cursos, palestras para se prepararem e se adequarem as mudanças e assim diminuírem os riscos da existência de algo errado, pois está em jogo a sua carreira.

Neste trabalho abordaremos as formas de tributação que são possíveis e ao mesmo tempo faremos uma analise de qual a forma de tributação é mais viável paras as empresas de acordo com seu ramo de atuação.

Sabemos que a tributação brasileira é uma das mais caras do mundo e que as empresas para se manterem no mercado, muitas procuram saber onde e como podem reduzir seus custos com os tributos, por isso buscam junto de seus contadores formas de reduzir seus custos tributários dentro do planejamento tributário da empresa.

Mas para que isso seja feito da forma que se respeite a lei é preciso muito estudo avaliando profundamente as vantagens e desvantagens para que se tenha um bom resultado.

Ao analisar a relevância de se aplicar uma ou outra forma de tributação é o que definira a competitividade de uma empresa em sua continuidade, pois a alta carga tributaria é o que compromete o crescimento e muitas vezes a continuidade das empresas brasileira.

  Texto: Artigo Contabilidade Tributaria nas Empresas

  Autor: Elenito Elias da Costa

   

2 ANÁLISE GESTÃO EMPRESARIAL

Os estabelecimentos devem analisar seus pontos fortes e fracos, alguns deles são pesquisas de mercado, controle de custos e despesas, preço, tributos, certidões negativas, também calcular gastos com projetos ambientais, certificações e terceirização.

Muitas vezes as companhias não têm conhecimento do impacto tributário nos custos da matéria prima na hora de determinar os preços e ignoram a existência de incentivos que podem diminuir o abalo e acabam buscando em meios incorretos e arriscados, é importante frisar que a fiscalização informatizada e o uso da tecnologia dificultarão as negociações que não atendem a lei.

3 CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA,

Contabilidade Gerencial

Para entender a contabilidade gerencial, que analisa os tributos existentes nos fatos e atos contábeis, devemos conhecer regulamentos, normas e portarias, pois é fundamental para o desempenho dessa contabilidade.

Devemos compreender que a estratégia utilizada pelo governo com relação ao sistema de tributação é para reduzir as formas ilegais utilizadas para evitar o pagamento dos impostos.

A adaptação da contabilidade brasileira ao modo internacional está causando alvoroço nos gestores e profissionais da área, que não estavam preparados, caso não atendam as normas, as pequenas empresas, serão facilmente identificadas, qualquer meio ilícito utilizado que antes passavam sem ser vistos, serão notificados eletronicamente e em seguida serão emitidas as guias de recolhimento.

3.1 PES – Planejamento Estratégico Sustentável,

O PES é a melhor ferramenta empregada pelas empresas para ter certeza que terão retorno dos seus investimentos. Esse mecanismo revela a verdadeira realidade das instituições, podendo assim decidir pelas melhores estratégias, sabemos que para administrar algo é fundamental que o conheçamos e que tenhamos como medi-lo.

Preocupados em se enquadrar as novas alterações as empresas estão mudando a maneira de avaliar seus resultados, buscando entender se o negócio é sustentável e se auxilia a evolução da população como cidadãos ou funcionários.

Partindo da ideia de que as empresas não trabalham sozinhas e sim com o envolvimento do ambiente que as rodeiam, iniciamos outro assunto de grande importância, o da responsabilidade social.  

Segundo Chiavenato apud Et Dos Santos, responsabilidade social é a obrigação das organizações em contribuir para uma sociedade melhor e protegida a medida que procura alcançar seus objetivos (2002, P.6).

Os autores afirmam que o cuidado com questões sociais surgiu das pressões da sociedade com a intenção de estimular plena qualidade nas informações recebidas diminuindo as irresponsabilidades. Porém os empresários sentem dificuldades para acatar ao tema, pois é uma área de custos elevados e com alto grau de tributação, para diminui-los estão buscando por incentivos fiscais de inclusão social, as autoridades públicas renunciam parte dos tributos para que sejam investidos, este programa busca auxiliar projetos sociais, facilitando a quem realmente necessita.

Os profissionais de contabilidade irão passar por uma fase muito vulnerável em seus trabalhos, pois mesmo com grande empenho serão submetidos a analises e avaliações por parte dos investidores e financiadores que utilizam suas demonstrações para determinar seus investimentos, é importante a contratação de seguros para lhe assegurarem de suas responsabilidades diante desses casos, mas apenas indenizará atividades legitimas e corretas.

Elenito Elias da Costa, alerta aos atos e fatos que devem obedecer aos princípios e aos bons costumes, os contadores devem antes de assinar qualquer documento ler atentamente e conferir as informações, tendo a certeza que estão corretas e claras. O autor avisa que os profissionais estarão em situações muito difíceis, que podem até perder suas permanências nestas atividades, caso não estejam conforme as normas.

A contabilidade Tributária deve se adiantar para diminuir os riscos que as organizações e contadores podem ter.  

Para classificar as atividades econômicas como sustentáveis deve haver um equilíbrio entre o setor financeiro, social e ambiental, deste modo deve seguir sete princípios básicos:

Se preocupar com o Meio Ambiente

Ser algo que possa alcançar com seus recursos

Ser socialmente justo

Ser rentável

Ser culturalmente aceito

Ser executado usando as leis

Ser melhorado continuamente

Da Costa, crê que todo profissional deve sem dúvida ser sincero e franco com relação a suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.6 Kb)   pdf (302.7 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 45 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com