TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Avançada I

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 10

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

[pic 1]



CAMILA CHICHERA DE CARVALHO: RA – 6318202661

EUNICE LOPES PADILHA: RA – 5568151414

JANYELI PADILHA GONÇALVES: RA – 6318203678

LAYS FABIANA MODESTO DO NASCIMENTO: RA - 7715680797

SUENE MARIA TAVARES OLIVEIRA: RA – 8977215985

  1. ATPS: CONTABILIDADE AVANÇADA I
  2. PROFESSOAR EAD: HUGO DAVID SANTANA
  3. PROFESSOAR TUTOR PRESENCIAL: JHON WALTRICK

JOINVILLE

1° SEMESTRE 2015/ 1º BIMESTRE

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................... 3

ETAPA 1 ….......................................................................................................... 4

ETAPA 2 ………………………………………………………………………...5

ETAPA 3 ……...................................................................................................... 6

ETAPA 4 ...............................................................................................................8

CONCLUSÃO .....................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..............................................................12

INTRODUÇÃO

A Finalidade da Contabilidade Avançada é fornecer informações econômicas e financeiras sobre o patrimônio da empresa, onde demonstram informações que facilitam as tomadas de decisões da empresa e seus administradores.

A Lei 6404/76 no artigo 176 menciona que no final de cada exercício social, serão elaboradas com base na escrituração, as seguintes demonstrações contábeis apresentadas.

Etapa 01 

Os valores mobiliários são documentos emitidos por empresas, onde representam deveres direitos, tornando-se ser compráveis e vendido. Representam para as empresas que os emitem uma forma de financiamento alternativa ao crédito bancário. Para os investidores, são uma forma de aplicações em poupanças em outros recursos financeiros se caracterizam por oferecer diferentes níveis de risco e rentabilidade. Títulos em papel representam os valores mobiliários que podem ser (valores mobiliários titulados) ou registros informáticos semelhantes aos registros de dinheiro junto dos bancos (valores mobiliários escriturais).

Os títulos de créditos são papeis que representam uma obrigação e são emitidos em conformidade com a legislação especifica de cada tipo ou espécie. São classificados em títulos ao portador, títulos nominativos e títulos a ordem. Modelos livres: a nota promissória e letra de câmbio. Modelos vinculados, o cheque e a duplicata mercantil e de prestação de serviços. 

Os Valores Mobiliários são títulos de propriedade ou crédito, emitido por uma entidade publica ou privada, com características e direitos com padrões contábeis com data e valor nominal, onde representam um conjunto de direitos e deveres aos seus titulares e podem ser comprados e vendidos nos mercados de valores mobiliários. São classificados em ações, obrigações, títulos de participações, unidades de participações em fundos de investimentos, títulos de crédito, Warrants autônomos e certificados.

Aplicação financeira é a compra de um ativo financeiro, na esperança que gere um lucro ou renda extra para a empresa. A aplicação está sujeita a riscos. Para reduzir esse risco, deve procurar informações sobre o tipo de aplicação, sobre a instituição financeira e sobre as variáveis econômicas que podem influenciar o resultado esperado. Existem vários tipos de aplicações, como Poupança, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), o Recibo de Depósito Bancário (RDB) e os Fundos de Investimento. A contabilização é feita por ocasião da aplicação efetuando o lançamento de transferência da conta banco para a conta de aplicação correspondente ao tipo de aplicação efetuada.

Investimentos são aplicações de recursos com a esperança de receber retorno futuro maior que o aplicado. Pode ser investimentos, compra de máquinas par aumentar sua capacidade produtiva, aquisição de equipamentos e imóveis para melhoramento das instalações da empresa, como também pode ser compra de títulos financeiros, neste sentido, investimento é a aplicação de dinheiro em expectativa de lucro. São classificados em investimento bruto ou liquido. São contabilizados os valores de custo de aquisição que será debitado á conta que registrar o investimento e creditado á conta de origem dos recursos (caixa, bancos, etc.).

Etapa 02

Um dos motivos para a fusão, incorporação e cisão das empresas é a competitividade atual dos mercados e um dos fatores relevantes também é a globalização. A ocasião faz com que as empresas evoluírem. Com a expansão da globalização e a necessidade de aumentar a competitividade nos mercados atuais, as empresas tomam medidas como a incorporação de concorrentes menores; a fusão de duas sociedades; ou até, em alguns ramos de atividade, dividir o capital da empresa, isso se deve para redução de encargos tributários, maior organização para o desempenho de suas atividades, entre outros motivos.

Com a cisão  a empresa transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais empresas, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a cisão (artigo 229 da  Lei 6.404/1976). Os procedimentos legalmente previstos para cisão estão contemplados nos mesmos dispositivos que regulam a incorporação e a fusão, quais sejam, os artigos 223 a 234 da Lei 6.404/1976. Com a cisão pode ocorrer com que a sociedades de qualquer tipo, não se restringe às sociedades por ações, embora em qualquer caso deva ser observada a disciplina legal estabelecida na Lei das S/A.

A fusão é a operação de união de duas ou mais sociedades para formar uma nova sociedade, que lhes dará todos os direitos e obrigações (artigo 228 da  Lei 6.404/1976). Na fusão, todas as sociedades fusionadas se extinguem, para dar lugar á uma nova sociedade com personalidade jurídica distinta daquelas. A diferença entre fusão e incorporação é que na incorporação desaparecem as sociedades incorporadas, enquanto na fusão desaparecem todas as sociedades fusionadas e surge uma nova sociedade.

A incorporação é a uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações (artigo 227 da  Lei 6.404/1976). Na incorporação a sociedade incorporada deixa de existir, mas a empresa incorporadora continuará com a sua personalidade jurídica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (164.6 Kb)   docx (41.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com