TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Contabilidade Intermediaria: Regime de caixa e regime de competência.

Seminário: ATPS – Contabilidade Intermediaria: Regime de caixa e regime de competência.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Seminário  •  2.785 Palavras (12 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 12

ATPS – Contabilidade Intermediaria

Regime de caixa e regime de competência.

Nove em cada dez empresas usam em sua contabilidade o regime de competência. o regime de competência mais utilizado e o regime de 30 dias, que se inicia no primeiro dia do mês e se encerra no trigésimo dia do mês., mas também há algumas empresas que preferem o regime que se inicia no dia 25 do mês anterior e se encerra no mês atual. No regime de competência as receitas que entram ate mesmo a vista, e contabilizado em amortizações mensais ate que a operação deixe de ser produtiva, ou no prazo que o cliente ou fornecedor achar que esse ativo deve ser depreciado.

O regime da competência esta relacionado ao fato gerador da receita e a despesa, pois e considerado o período em que ocorreram as receitas e as despesas independentemente se ouve recebimentos ou pagamentos.

O regime de competência leva crer que uma de suas vantagens e o fato de poder prever situações que também possa fazer parte da contabilidade da organização, ou seja, o futuro também pode fazer parte da contabilidade da empresa.

Já regime de caixa esta relacionado diretamente com as entradas e saídas de caixa. Neste critério de avaliação, analiza-se o fluxo de caixa no período, ou seja, analiza-se as entradas e as saídas de dinheiro com seus respectivos saldos diários sendo que sobra de dinheiro em caixa não e sinônimo da obtenção de lucro.

Geralmente esse regime e mais ultiizando pelas empresas de menor porte, que trabalham com estoques baixos, alta rotatividade de compra e de entregas semanais a medida que a sua demanda vai aumentando.

Isso quer dizer que as operações de vendas buscam a fortalecer o caixa com volumes de dinheiro principalmente em espécie, para liquidações para receber a vista ou em curto prazo nesse regime o ativo adquirido e lançado pelo valor total embora a depreciação ocorra mesmo que a depreciação ocorra em anos.

Sobra de dinheiro em caixa não quer dizer lucro, exemplos:

• Venda a vista de itens comprados a prazo

• Entrada de dinheiro originada de outras fontes que não seja a venda ( venda de um bem imobilizado, empréstimos....)

• Venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores

Vídeo 1 – Diário e Razão

Nos princípios contábil, o princípio da oportunidade, diz respeito a importância do registro correto das variações patrimoniais, em especial ele reforça a integridade dos registros é de fundamental importância para a análise dos elementos patrimoniais pois todos os fatos devem ser registrados.

Nessa integridade é preservada através de 3 elementos que fazem parte do trabalho do contador que são:

1- Sistema estruturado de trabalho

2- Lançamento nos livros, (é o mais importante, não são necessariamente empregados livros físicos visto que existem em 3 formatos distintos, dependendo de como a escrituração é feita:

a- Escrituração Manual – é praticamente um tipo de método que não é mais utilizado.

b- Escrituração Mecânica – feita em fichas ou folhas soltas e transferidas por decalque para o livro apropriado, também não mais utilizado.

c- Escrituração Eletrônica – o principal livro contábil é o diário, onde se registra todos os eventos contábeis, dia após dia. O livro razão , também empregado regularmente onde cada lançamento é dividido segundo o motivo ou a razão de cada um deles. A contabilidade também pode empregar livros auxiliares para servirem de suporte a escrituração dos 2 livros principais, em alguns casos, alguns destes livros também são obrigatórios como o : livro caixa e o registro de duplicata, outros livros não tem função comercial, porém são mantidos por determinação legal como aqueles exigidos por legislação trabalhista.

3- Escrituração contábil – é a técnica contábil que consiste em registrar nos livros próprios todos os acontecimentos que ocorre na empresa, que modifiquem ou possam vir a modificar sua situação patrimonial.

Vídeo 2 – Métodos de Escrituração – Técnicas Contábeis

As principais técnicas contábeis são:

1- Escrituração – é o registro dos fatos administrativos e dos atos administrativos relevantes.

O registro é chamado de lançamento e é feito nos livros contábeis. Tem inicio nos documentos de comparação dos fatos, seguido do registro dos fatos, propriamente dito. Existem 2 métodos de escrituração:

a- Partidas Simples: que registra as operações através de controle de um só elemento.

b- Partidas Dobradas: a cada débito, corresponde um crédito de igual valor.

A ordem de escrituração pode ser feita de diversas formas diferente, dependendo da escola contábil, da forma de compreender, menção da ciência contábil ou do local de trabalho, usou método diferente não significa estar errado por si só.

- livro diário – é feito em ordem cronológica que determina um padrão de informação de lançamento, feito que transcreve para o livro razão , que por último elabora o balancete de verificação, com este mesmo intuito, verificar a igualdade entre o total de saldo credor e o total de saldo devedor, para se gerar os relatórios contábeis.

a.1- local e data do fato

a.2- Conta a ser debitada

a.3- Conta a ser creditada

a.4- Histórico

a.5 – Valor.

2- Demonstração Contábeis ou Relatório Contábeis

3- Auditoria

4- Analise das Demonstrações Contábeis

Vídeo 3 – Livro Diário

Atualmente o livro diário é obrigatório para quase todas as entidades com exceção das empresas com receita bruta de R$ 36.000.00 reais por ano. Na antiga legislação se admitia que diário fosse substituído pelo livro caixa, dependendo da forma de tributação da empresa. Cada registro no livro diário é composto:

1- Local e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com