TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Contabilidade e orçamento público

Seminário: ATPS: Contabilidade e orçamento público. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Seminário  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

Contabilidade e Orçamento Público

ETAPA 1

Passo 1 - Leia atentamente os capítulos 1 e 2 do livro Contabilidade Pública: teoria e prática de Heilio OHAMA, indicado na Bibliografia Básica Padrão e também acesse os links abaixo:

1 – PAIVA, Marcelo José Cruz; LACERDA NETO, Pedro. Os Princípios Fundamentais de Contabilidade e a Contabilidade Governamental: uma análise à luz do princípio da prudência. Disponível em: <http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/769457.PDF>. Acesso em 14 nov. 2010.

2 – Contabilidade Pública. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidadepublica.htm>. Acesso em 14 nov. 2010.

3 – MINISTÉRIO DA FAZENDA. Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. Disponível em: <http://www.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/Volume_IV_PCASP_republicacao.pdf>. Acesso em 14 nov. 2010.

Passo 2 – Escolha um município e faça o levantamento de alguns dados históricos desse município como: origem, ano de fundação e população, orçamento previsto para o Exercício de 2011. Para o levantamento das informações, utilize o site da prefeitura escolhida. Alternativamente, utilize sites de busca como o Google (www.google.com.br).

Passo 3 – Elabore um arquivo em Word contendo o resultado do passo 2 para futura entrega ao professor contendo todos os dados da Padronização e as informações coletadas e embasadas nos capítulos do livro e links indicados no passo 1. Como sugestão, utilize o quadro abaixo para identificar o município escolhido.

MUNICÍPIO: Carapicuiba

POPULAÇÃO: 403.502 Habitantes

ORÇAMENTO PREVISTO 2011: 430.250.050,00

Passo 4 – Entregue o arquivo com os resultados parciais ao professor da disciplina, na data estipulada pelo professor.

CARAPICUIBA

A história de CARAPICUÍBA remonta a uma antiga aldeia de índios, tendo vivido momentos importantes dentro da história do Estado de São Paulo. Foi uma das doze Aldeias fundadas pelo Pe. José de Anchieta (por volta de 1580), para preservar a educação e a moralização dos silvícolas da presença do homem branco.

Pertenceu a Santana do Parnaíba, que foi elevada a município em 1625, sendo que esta, mais tarde, passou a pertencer a Barueri.

Caminho obrigatório das bandeiras, CARAPICUÍBA foi citada na história. Localizada próxima às terras de Afonso Sardinha e das reservas indígenas, que Jerônimo Leitão em 1580 determinou que servissem de abrigo aos donos do solo: os índios. Foi por isso que Afonso Sardinha, dono de uma sesmaria de seis léguas de quadra, doada pelo Rei de Portugal, ali chegando, montou a sede de sua fazenda e resolveu manter um posto na Aldeia de CARAPICUÍBA, com o objetivo de aproveitar a mão-de-obra indígena. Assim, deu início à construção de uma capela, por volta de 1590. Porém, frustrado em seus intentos, resolveu voltar para a Europa.

Em 1610, havendo já a Capela, a Aldeia sofria os primeiros impactos, em virtude de caso criado entre as autoridades e o povo indígena, este, percebendo a falsidade e os maus propósitos dos brancos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com