TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS EST. E ANALISE DE BALANÇO

Por:   •  23/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.611 Palavras (7 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Valinhos

2015

FACULDADE ANHANGUERA DE VALINHOS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Relatório apresentado à Faculdade de Valinhos, como exigência da disciplina Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras.

Orientador: Mestre Anderson Wilson

Valinhos

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................................4

  1. ETAPA 1 - Aula Tema: Estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício. Análise vertical e Análise horizontal....................................5
  1. Passo 1...................................................................................................5
  2. Passo 2...................................................................................................5
  3. Passo 3...................................................................................................8
  4. Passo 4.................................................................................................10

CONCLUSÃO.........................................................................................................................11

REFERENCIAS......................................................................................................................12


INTRODUÇÃO

        Nosso objetivo ao apresenta esta atividade, será demonstrar como é feita a análise financeira de uma empresa, com isso, vamos descobrir e analisar a situação patrimonial da empresa e verificar onde precisamos focar para melhorar sua situação financeira e também onde temos melhor desempenho.

        A análise financeira é um instrumento importante que os administradores devem utilizar, visando otimizar os resultados e criar novas situações para a empresa. Através das junções de técnicas podemos avaliar com maior precisão quais as melhores decisões para uma empresa se tornar mais rentável nos dias de hoje.

        Nessa primeira etapa, vamos utilizar a Análise Vertical e Horizontal para auxílio nas tomadas de decisões, e assim interpretaremos as variações ocorridas apuradas.

  1. ETAPA 1 – Aula Tema: Estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício. Análise vertical e Análise horizontal.
  1. Passo 1 (Individual)

“Ler Estrutura das Demonstrações Financeiras Disponível em: Acesso em: 15 out. 2014.”

  1. Passo 2 (Equipe)

“Discutir sobre o material estudado no Passo 1 e escrever um resumo da reunião da equipe, abordando os pontos mais importantes. Este documento deverá ser elaborado em tópicos, destacando cada assunto discutido pelo grupo.”

RESUMO

De uma maneira geral a contabilidade é um instrumento de extrema importância nas organizações/empresas. Podemos dizer que é um controle relativo aos fatos e atos, pois através de seus registros contábeis levanta dados para saber como anda a "vida" da empresa.

ESTRUTURA DO ATIVO E PASSIVO

Os bens e direitos que a empresa possui são representados pelo ativo, que é desmembrado em três grupos: Circulante, realizável em longo prazo e permanente. O ativo de curto prazo é o mais importante, pois tem maior relevância, é usado para garantir o recebimento ou realizados em até um ano. Já o imobilizado mostra só o volume de recursos que continuam mais tempo na empresa.

O Passivo são as obrigações exigíveis da empresa onde possui diferentes prazos para pagamento das dívidas. É desmembrado em três grupos: Circulante, Exigível a longo prazo e Patrimônio Líquido.

O ativo é sempre semelhante ao passivo, os recursos que a empresa tem no ativo são financiados pelos recursos do passivo.

Quando uma empresa possui recursos de terceiros é porque é uma grande organização, desta forma, ela corre certo risco, pois passa a trabalhar mais com recursos de terceiros do que propriamente os seus.

DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADO

As receitas são fonte de recursos, já as despesas e custos são aplicações. A demonstração de resultado mostra a soma dos valores do período. Somam-se as receitas e diminuem-se as despesas, tendo o resultado. Este resultado pode variar entre lucro ou prejuízo, atualmente este método é chamado de DSDE (demonstração do superávit/déficit do exercício). Quanto maior for o lucro da empresa, melhor poderá investir no seu ativo utilizando seu próprio recurso.

As demonstrações financeiras podem ser divididas em: Demonstrações primárias (Balanço patrimonial e demonstração de resultado), demonstrações secundárias (Demonstração de origem e aplicação dos recursos), métodos de análise (Horizontal e vertical) e Índices (grandezas relativas construídas a partir dos números).

O objetivo da análise pode se referir ao passado, presente ou futuro em termos de atuação da empresa, ainda que os dados contábeis sejam referentes aos acontecimentos passados, podem-se usar os mesmos para lançamento futuro.

LIQUIDEZ E CAPITAL DE GIRO

A rapidez com que o ativo se transforma em dinheiro é chamada de liquidez. Um exemplo são as aplicações financeiras, é um direito de recebimento imediato. O capital de giro é usado para comprar estoques, financiar vendas aos clientes. Caso haja sobra é usado em aplicações. A empresa irá manter sua situação de liquidez usando este recurso para pagar suas dívidas.

CAPITAL PRÓPRIO E DE TERCEIROS

O capital próprio nada mais é que o dinheiro da empresa. É representado pelo patrimônio líquido, recursos dos sócios contribuintes, mas que estão sendo usado na empresa. Quanto maior os recursos próprios, menor será a precisão de depender do capital de terceiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (240.6 Kb)   docx (114 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com