TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS – Teorias da Contabilidade

Seminário: ATPS – Teorias da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Seminário  •  3.157 Palavras (13 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 13

ATPS. – Teorias da Contabilidade.

Orientador: Francisco Ferreira.

Campus OSASCO – SP.

25 de Setembro de 2014.

Universidade Anhanguera de Osasco/ 2° semestre, Turma: 2° “C”, período: Presencial/Noturno.

ATPS em Grupo de: Teorias da Contabilidade. Curso de: Administração. Faculdade Anhanguera de Osasco.

Orientador Presencial: Francisco Ferreira.

Osasco, 25 de Setembro de 2014.

Sumário.

Introdução............................................................................................ 04

Resumo do Capítulo............................................................................ 05

Como a Contabilidade está presente no dia a dia das pessoas e empresas.............................................................................................. 09

Conceito dos Princípios da Contabilidade.........................................10

CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis).................................14

CFC (Conselho Federal de Contabilidade).........................................15

Conclusão..............................................................................................16

Bibliografia............................................................................................17

Introdução.

Este trabalho é uma aplicação das teorias de Contabilidade junto às informações contidas no filme: História da Contabilidade, para responder primeiro o questionário de elucidação, que minucia o histórico dessa poderosa ferramenta da administração e também como é dado dinamismo da Contabilidade no dia-a-dia. Para atingir esse objetivo, consultamos a literatura específica mais às técnicas contábeis em variados canais informativos, buscando informar o leitor com maior eficiência sobre como a contabilidade é presente na vida das pessoas.

O Objetivo deste trabalho também é analisar os Princípios da Contabilidade, para que, posteriormente, possamos entender melhor a aplicabilidade dos mesmos na disciplina e, até mesmo, em nossas carreiras profissionais. O presente trabalho não trata apenas de Princípios da Contabilidade, conforme estudaremos mais adiante. Trata basicamente dos conceitos que fundamentam a preparação e a apresentação destes princípios para melhor entende-los, e as regras que foram estabelecidas pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Questões com base no filme – História da Contabilidade.

A. Quem e quando se praticava uma contabilidade rudimentar?

Homem primitivo, 3000 A.C.

B. Onde foram encontrados os primeiros registros patrimoniais?

Na Mesopotâmia região situada entre o rio tigre e Eufrates, atual Iraque.

C. Onde foram encontrados os primeiros livros contábeis.

As margens do rio Nilo.

D. Quem foram os primeiros a desenvolverem as bases de trocas monetárias? Qual mudança significativa ocorreu na ocasião?

Foram os fenícios que desenvolveram as bases de trocas monetárias, simplificando os registros por símbolos.

E. Qual reinado se expandiu por toda a Europa, norte da África e Oriente Médio disseminando o sistema jurídico de contabilidade organizado?

Os Romanos.

F. Quem foi Luca Pacioli? Qual a contribuição dele para a Contabilidade? Luca Pacioli foi um monge franciscano e célebre matemático italiano. É considerado o pai da contabilidade. Escreveu livros de matemática, tornou-se professor na universidade de sua teoria da contabilidade de dupla entrada, conhecido como método veneziano.

G. O que é o Método das Partidas Dobradas?

Em contabilidade, o Método das Partidas Dobradas, ou Método Veneziano ("El modo de Vinegia") descrito pela primeira vez por Luca Pacioli no livro "Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità" em 1494, é o sistema-padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras. Sua premissa é de que a condição financeira e os resultados das operações de uma empresa ou organização são melhores representadas por diversas variáveis, chamadas contas, em que cada uma reflete um aspecto em particular do negócio como um valor monetário. Cada transação financeira é registrada na forma de entradas em pelo menos duas contas, nas quais o total de débitos deve ser igual ao total de créditos.

H. Quem eram os Provedores da Fazenda?

O estabelecimento de provedores da Real Fazenda na colônia foi ordenado pelo regimento de 17 de dezembro de 1548, juntamente ao cargo de provedor-mor, buscando assim melhorar a fiscalização da arrecadação dos direitos reais e regular a administração fazendária em terras brasileiras. O início da ocupação do território brasileiro ocorreu a partir da divisão e distribuição das terras em forma de capitanias, que foram concedidas a particulares, cuja atuação restringia-se às regulamentações dadas por meio de carta de doação e de foral, que demarcavam seus direitos e estabeleciam as determinações reais que deveriam ser seguidas. No entanto, no que se refere à administração fazendária, foram estabelecidos inicialmente, em cada capitania, os cargos de feitor e almoxarife, para arrecadar as rendas reais e administrar as feitorias. A preocupação com a fiscalização fazia parte da política econômica portuguesa no período da expansão ultramarina, que se caracterizava essencialmente pelo estabelecimento de práticas mercantis, com a Coroa atuando para garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com