TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAÇAO DA CONTABILIDADE

Por:   •  29/5/2015  •  Tese  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

A Contabilidade é uma ferramenta indispensável, na qual sua aplicabilidade principal é a de indicar informações garantidas para que as decisões sejam tomadas com maior de segurança e precisão.

As frequentes mudanças no cenário econômico empresarial desafiam a organizações a adequarem suas práticas de gestão à nova realidade de mercado, exigindo das empresas, meios confiáveis de obter elementos indispensáveis ao seu sucesso. Informações adequadas e em tempo hábil para subsidiá-las no processo de tomada de decisão.

O ambiente organizacional transforma-se em alta velocidade constantemente afetando diretamente as organizações, sejam elas bem sucedidas ou não, pois todas têm que conviverem com as frequentes oscilações do mercado e, ao mesmo tempo, buscarem alcançar e manter melhores resultados.

Estudos que avaliem percepções distintas entre grupos na área contábil possuem relevância, tanto prática como teórica, pois possibilitam novos entendimentos e metodologias para o processo de avaliação de desempenho organizacional. O objetivo deste artigo foi avaliar se grupos de indivíduos possuem percepções distintas quanto à relevância de indicadores financeiros e não-financeiros. Para isso, o estudo contou com uma amostra formada por 59 discentes de cursos de pós-graduação da cidade de Salvador-BA, sendo desconsideradas as informações atípicas. Diante disso, a presente amostra foi agrupada considerando-se três critérios: um de natureza cognitiva (formação em contabilidade); outro de natureza biológica (gênero); e por último o de natureza social (tempo de graduado). Para a obtenção dos dados, os participantes responderam um questionário, elaborado a partir de questões presentes na literatura. O tratamento por meio de ferramenta estatística contemplou Testes de Significância para o estabelecimento de diferenças entre as respostas inter-grupos. Os resultados revelaram que: não existem diferenças significativas na escolha de indicadores entre contadores e outros profissionais; não existem diferenças na opção por indicadores entre homens e mulheres; e que existem diferenças significativas na escolha de indicadores não-financeiros entre indivíduos com mais de cinco anos de formação e aqueles com menor tempo. Assim, comprovou-se a hipótese geral estabelecida na pesquisa de que existem grupos de indivíduos que possuem percepções distintas quanto à relevância de indicadores de desempenho não-financeiros. Portanto, demonstrando que as avaliações gerenciais se modificam de acordo com critérios subjetivos, que podem ser identificados por meio de agrupamentos específicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com