TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUÁRIA: OS RISCOS NA GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO.......................................................................................5

2.1- ATUÁRIA: OS RISCOS NA GESTÃO EMPRESARIAL................................5

2.2- SURGIMENTO DA ATUARIA........................................................................5

2.3- O PROFISSIONAL ATUARIO.........................................................................6

2.4- CAMPO DE ATUAÇÃO DO ATUARIO...........................................................6

2.5- ATUÁRIA E O RISCO NAS ORGANIZAÇÕES..............................................7

3 - CONCLUSÃO..................................................................................................8

4- REFERÊNCIAS..................................................................................................9

1- INTRODUÇÃO

O profissional de atuária é de suma importância hoje na gestão empresarial, pois ele lida com as probabilidades do mercado financeiro. Mais não somente para a Gestão empresarial como também para investidores.

O atuário tem como atividade prerrogativa para desenvolver planos de seguros e de previdência, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos, indenizações, benefícios e reservas técnicas, e ainda, no mercado econômico-financeiro promover pesquisas e estabelecer planos e políticas de investimento. Tem contigo a sua formação profissional especializado em matemática superior que atua, de modo geral, no mercado econômico-financeiro, promovendo pesquisas e estabelecendo planos e políticas de investimentos e amortizações e, em seguro privado e social, calculando probabilidades de eventos, avaliando riscos e fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas matemáticas.

A profissão de Atuário foi regulamentada pelo decreto nº 66.408 de 3 de abril de 1970 e o decreto-lei nº 806, de 4/09/69 e reconhecida pelo MEC em 1970, tendo como data comemorativa no calendário oficial do país, o dia 3 de abril. O Instituto Brasileiro de Atuária - IBA, órgão que regula a profissão, é o responsável pela emissão do registro dos atuários junto ao Ministério do Trabalho.

Apesar da profissão já ter algum tempo no mercado profissional, somente agora ela esta tendo um reconhecimento na área que é de suma importância para o setor de investimento.

2- DESENVOLVIMENTO:

2.1- ATUÁRIA: OS RISCOS NA GESTÃO EMPRESARIAL

Para toda empresa que deseja ter um desenvolvimento sustentável torna-se o seu risco inerente, mas estes riscos serão de suma importância para o seu crescimento, tais como: riscos internos e riscos externos de uma determina empresa.

Os riscos internos que surgem dentro da empresa e são divididos em duas partes: financeiro e operacional, o financeiro que tem como exemplo o risco de liquidez que ocorre quando eventualmente falta capital para o cumprimento de suas obrigações. Já os operacionais podem se dizer que são os riscos que ocorrem durante as operações cotidianas como exemplo: o risco de infraestrutura que é derivado de problemas no planejamento de manutenção que estará afetando diretamente o rendimento de empresa.

Os riscos externos estão ligados ao ambiente macroeconômico, social e ambiental, que consiste nos riscos fora da estrutura da empresa que causa danos diretos, no funcionamento e rendimentos da mesma como exemplo: riscos naturais que está ligada a escassez de matéria prima, julgando o clima favorável para o rendimento da produção.

Podemos ver que na gestão de risco empresarial na área atuária consiste em riscos que ocorrem diariamente e não somente em uma área negativa, assim tendo pontos positivos como o desenvolvimento da mesma com o objetivo de solidar base empresarial

2.2- SURGIMENTO ATUARIA

A ciência atuarial nasceu no final da primeira metade do século XIX, na Inglaterra. Os estudos realizados então se destinavam a entidades da área de pensões e reforma, basicamente com o objetivo de estudar a mortalidade da população.

No século XVII, na Inglaterra e na Holanda, empenhavam-se em vender aos seus súditos títulos públicos que asseguravam ao tomador a percepção de uma renda vitalícia. Assim, foi necessário determinar com a maior precisão a importância em dinheiro que deveria ser cobrada em contraprestação ao serviço, para que não houvesse prejuízo à coroa, trabalho destinado aos melhores matemáticos da época.

Com isso, foi-se criando a base para o surgimento da matemática atuaria, principalmente a partir do cálculo da probabilidade de Pascal. Graunt e Edmond Halley, na Inglaterra, e De Witt, na Holanda, a partir dos registros de nascimentos e óbitos, estudaram o problema levando em conta as leis da probabilidade e a expectativa de vida humana. Os avanços no cálculo de anuidades apresentados por James Dodson nesta época renderam-lhe o título de inventor da ciência atuarial.

A partir de então, a atuária se desenvolveu, principalmente à medida que outros matemáticos, economistas e filósofos se interessaram pelo assunto. Cada vez mais houve a construção e especialização das tábuas de vida, como também o desenvolvimento das comutações, ferramenta do cálculo atuarial. Também aconteceu nesse período o 1º Congresso Internacional de Atuária em Bruxelas, no ano de 1895.

2.3- O PROFISSIONAL ATUÁRIO

O atuário é o profissional responsável pelo estudo, análise e quantificação dos riscos atuariais nos planos de benefícios administrados pela EFPC, desenvolvendo modelos matemáticos e estatísticos para avaliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (56.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com