TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA EM CONTAS DE ATIVOS E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS EM AUDITORIA PÚBLICA

Por:   •  14/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.167 Palavras (17 Páginas)  •  699 Visualizações

Página 1 de 17

AUDITORIA EM CONTAS DE ATIVOS E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS EM AUDITORIA PÚBLICA

Trabalho apresentado à disciplina Auditoria Pública do curso de Ciências Contábeis da Universidade Salvador, como requisito parcial de avaliação da disciplina.

Orientador: Prof. Marcelo Rocha Oliveira

Salvador

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 04

2. A AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO 04

2.1 AUDITORIA DE CONTAS DO ATIVO 05

2.1.1 Auditoria de caixa e bancos 06

2.1.2 Auditoria das contas a receber 07

2.1.3 Auditoria dos estoques 10

2.1.4 Auditoria do imobilizado 11

2.1.5 Auditoria de investimento 11

2.2 CONCLUSÃO 12

3. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS EM AUDITORIA PÚBLICA 12

3.1 ATRIBUTOS DA COMUNICAÇÃO ESCRITA 14

3.1.1 Tipos de relatórios de auditoria 16

3.2 ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE AUDITORIA 18

3.3 AUDIÊNCIA E COMENTÁRIOS DO AUDITADO 19

REFERÊNCIAS 20

1. INTRODUÇÃO

A Contabilidade pública é estruturada, segundo a Lei nº 4.320/64 e é a ciência responsável pelo registro, controle e estudo dos atos e fatos administrativos e econômicos operados no patrimônio público da entidade.

Tem como objetivo fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público, em apoio ao processo de tomada de decisão, à adequada prestação de contas e ao necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

A diferença entre a Contabilidade Pública e a Contabilidade Societária é o foco na gestão, pois a primeira não visa o lucro e sim o estudo dos resultados, das receitas arrecadadas e das despesas executadas, demonstrando se houve ou não eficiência nos gastos.

A auditoria é uma das mais importantes ramificações da contabilidade, pois realiza a conferência dos atos e fatos praticados pelos profissionais contábeis em determinado momento, reflexo da tomada de decisões, sendo a sua utilização fundamental tanto no setor privado quanto no setor público.

A auditoria contábil compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto. Objetiva obter elementos compro¬batórios suficientes que permitam opinar se os registros contábeis foram efetuados de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e se as demonstrações deles originárias refletem, adequadamente, em seus aspectos mais relevantes, a situação econômico-financeira do patrimônio, os resultados do período administrativo examinado e as demais situações nelas demonstradas.

2. A AUDITORIA NO SETOR PÚBLICO

O conceito e estabelecimento de auditoria são inerentes à gestão financeira pública, sendo um elemento indispensável de um sistema regulatório cujo objetivo é revelar desvio das normas e violações dos princípios da legalidade, eficiência, eficácia e economia na gestão financeira.

A auditoria nas entidades públicas compreende uma série de técnicas e procedimentos empregados, segundo normas profissionais, sobre determinada relação de accontability, com o objetivo de se emitir comentários e recomendações, materializados em um relatório imparcial e oportuno, sobre a adequação das informações relacionadas às responsabilidades assumidas, envolvendo, de uma maneira global e abrangente, aspectos financeiros, legais e operacionais.

2.1 AUDITORIA DE CONTAS DO ATIVO

A auditoria tem por objetivo dar aos auditores provas para fundamentar o parecer sobre as demonstrações financeiras, em sua totalidade, necessitando assim, da auditoria em contas de ativos, onde será possível avaliar e confirmar a propriedade dos bens imóveis, por exemplo.

Para melhor entendimento, pode-se considerar a seguinte situação:

Para realizar a auditoria da conta “Duplicatas a Receber”, o auditor poderá examinar as vendas realizadas com os recebimentos de Caixa e Bancos.

Existem procedimentos de verificação indispensáveis para a realização do processo de auditoria, como a integridade, existência, propriedade, precisão, valorização, apresentação e revisão analítica.

A integridade está relacionada a verificação de todas as operações realizadas, analisando se foram devidamente registradas e o procedimento que pode ser utilizado é a indagação e a observação.

Na verificação da existência deve ser examinado se as operações registradas, de fato existiram, sendo necessária a utilização de procedimentos como a circularização e a inspeção para sua confirmação. Para a apuração da propriedade são utilizados os mesmos procedimentos para assim confirmar se bens ou direitos registrados pertencem à entidade.

Quanto à precisão é analisado se as operações foram registradas corretamente, no que diz respeito a valores e descrição, sendo utilizado o procedimento de recálculo e circularização.

Já no item de valorização, assim como na precisão é averiguado os cálculos das operações, através de testes de recálculos.

A apresentação das informações das demonstrações financeiras deve ser realizada de forma precisa e essa confirmação dá-se através da revisão analítica, que objetiva analisar a movimentação do saldo da conta, bem como as oscilações no período.

2.1.1 AUDITORIA DE CAIXA E BANCOS

Dentre as contas do ativo, caixa e banco são umas das contas mais sujeitas à inspeção, por serem de maior liquidez e que geralmente tem sua utilização indevida. Os procedimentos de auditoria nesta área tende de ser mais extensos e minuciosos do que em outras contas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com