TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapas Do Trabalho De Auditoria, Planejamento Do Trabalho De Auditoria, Relevância E Risco

Pesquisas Acadêmicas: Etapas Do Trabalho De Auditoria, Planejamento Do Trabalho De Auditoria, Relevância E Risco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  3.759 Visualizações

Página 1 de 10

UNIR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

NUCSA - NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS - 5˚ PERÍODO

DISCIPLINA: AUDITORIA EXTERNA E EMPRESARIAL

DOCENTE: ALOIR PEDRUZZI JUNIOR

DISCENTES:

AMANDA VILARIM

ARLISSON CUNHA MENEZES

DÉRICK SMITH

IGOR GABRIEL

NATÁLIA POMPEU

Etapas do Trabalho de Auditoria

O trabalho de auditoria pode ser dividido em três grandes etapas. A primeira etapa, Avaliação Inicial dos Serviços; a segunda, Execução dos Trabalhos; a terceira etapa, Parecer Final.

A primeira etapa contempla a solicitação do serviço da interessada na auditoria; o dimensionamento do trabalho, fase em que se levantam as informações que possibilitam o conhecimento sobre a empresa como tipo de atividade, quantidade de funcionários, volume de lançamentos contábeis, aspectos de controle internos adotados, enfim informações que possibilitem estimar os procedimentos necessários, quantidade de horas de trabalho, as normas aplicáveis à organização; pontos que permitem a formulação de itens como o objetivo e alcance do trabalho, quesitos que possibilitam a elaboração da carta proposta da auditoria, fase que encerra essa primeira etapa.

Na segunda etapa se trata do início efetivo das atividades sabendo-se do objetivo da auditoria o grau de profundidade que ela terá, é realizado o planejamento onde se define os principais itens a serem examinados, quanto tempo se levará em cada item, quem irá realizar e qual o procedimento, avaliação ou exame que se utilizará em seguida os executando.

Já na terceira etapa, que abrange o parecer final tratasse da conclusão do trabalho, nessa etapa em que se avalia as evidências obtidas constantes no relatório e emite o parecer, o relatório técnico com a opinião do profissional fundamentado nas evidências contidas em seus papeis de trabalho. Podendo ainda ser elaborado um relatório de recomendações.

Planejamento do Trabalho de Auditoria

1 – Normas

O Planejamento do Trabalho de Auditoria, também conhecido como Programa de Trabalho de Auditoria, envolve um conjunto de procedimentos a fim de que se possa estabelecer uma estratégia que possibilite o desenvolvimento das atividades do auditor na entidade auditada, ela dita bem os objetivos da auditoria, o planejamento não é uma fase isolada da auditoria, mas um processo que deve ser sempre contínuo um bom planejamento é benéfico para a entidade.

As Normas Profissionais de Auditor Independente aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, servem de base para a elaboração deste planejamento. A NBC – TA 11 possibilita que isso aconteça, ela apresenta uma série de determinações, a seguir algumas das principais dela:

- 11.4.1.2. O auditor deve planejar seu trabalho consoante as Normas Profissionais de Auditor Independente e esta norma, de acordo com os prazos e os demais compromissos contratualmente assumidos com a entidade.

- 11.4.1.3. O planejamento pressupõe adequado nível de conhecimento sobre as atividades, os fatores econômicos, a legislação aplicável e as práticas operacionais da entidade e o nível geral de competência de sua administração.

- 11.4.1.4. O planejamento deve considerar todos os fatores relevantes na execução dos trabalhos, especialmente os seguintes:

a) o conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade e as alterações procedidas em relação ao exercício anterior;

b) o conhecimento detalhado do sistema contábil e de controles internos da entidade e seu grau de confiabilidade;

- 11.4.2.1. Os principais objetivos do Planejamento da Auditoria são:

a) obter conhecimento das atividades da entidade, para identificar eventos e transações relevantes que afetem as Demonstrações Contábeis;

b)propiciar o cumprimento dos serviços contratados com a entidade dentro dos prazos e compromissos, previamente, estabelecidos;

c)identificar os problemas potenciais da entidade.

2 – Processo de Planejamento

Planejamento em auditoria contábil

O planejamento em auditoria consiste na planificação de estratégias claramente ordenadas, sistematizadas e bem definidas para que quando da execução dos trabalhos de auditoria estas possam ser executas com qualidade, profundidade e abordando todos os aspectos relevantes do objeto auditado.

Através do adequado planejamento o auditor poderá diminuir a probabilidade de seu trabalho conter erros e desperdício de tempo, otimizando de forma adequada os recursos disponíveis, tanto humanos quanto financeiros.

Pesquisa ambiental no planejamento da auditoria

A pesquisa ambiental é o processo de compilar dados relativos ao funcionamento de uma empresa, selecioná-los concentrá-los e interpretá-los com o propósito de utilização no planejamento da auditoria. Que é dividido em fatores externos e internos:

Fatores externos: identificação das condições da indústria em termos econômicos, competitividade, e praticas contábeis, requisitos legais e obrigação de prestar informação. Identificação das normas e praticas contábeis da empresa a ser auditada.

Fatores internos: O conhecimento dos fatores internos implica na revisão de atividades operacionais do ambiente interno da empresa a ser auditada. Quanto à revisão de atividades operacionais, o enfoque genérico de auditoria considera a formulação de perguntas e obtenção de respostas satisfatórias para alguns pontos básicos. Tais perguntas e respostas a serem obtidas precisarão ser expandidas e individualizadas em conformidade com o ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com