TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise AMBEV

Por:   •  16/5/2017  •  Resenha  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

FACIG

REAVALIAÇAO DAS ANÁLISES DA AMBEV

ALESSANDRA DOS SANTOS DUTRA

CRISTIANE SOARES DO NASCIMENTO

GISLENE NASCIMENTO DOS SANTOS

MAYURE CRISTINA DE SOUZA OLIVEIRA

MESSIAS JUNIOR TANNEZ DA SILVA

RAFAELA NAYANA SETTE SALES

CIÊNCIAS CONTÁBEIS           7º PERÍODO

MANHUAÇU / MG

2017

RELATÓRIO

Conforme o artigo elaborado pelas alunas Elane Cristina Teixeira Corrêa e Maria de Nazaré Cruz de Oliveira sobre análise econômico-financeira da empresa AMBEV - Companhia de Bebidas Das Américas, no período de 2006 a 2008, constatou-se que a empresa estava com alto índice de endividamento tanto no curto prazo quanto no longo prazo, reflexo direto da situação quando comparando-os com os índices de liquidez e insolvência da empresa, na maioria deles o resultado foi menos de 1(um real) para cada 100 (cem).

A Ambev neste período trabalhou com a taxa mínima de atratividade (TMA) menor que a taxa de retorno (TIR), que proporcionou um investimento inicial maior, no qual o capital próprio dela foi capaz de cobrir todo o capital de terceiros, sendo evidenciado no quociente de endividamento de garantia dos capitais alheios, em todos os anos.

Outro fator relevante é que a Ambev tem um prazo de pagamento médio 6 (seis) vezes a mais que o prazo médio de recebimento que auxilia no controle das contas e o seu produto é de grande aceitação no mercado o que facilita esse processo. O público alvo é considerado fiel. Também quando avaliado a margem Ebtida, notou-se que em todos os anos a empresa gerou caixa entre 45% e 47%.

Pode-se perceber que o ano de 2008, os índices de rentabilidade foram ainda menores, mas conforme o relatório anual da empresa, isso ocorreu porque a mesma investiu R$2.055,4 milhões em ampliação das linhas de produção, compra de ativos de giro e o início da construção de uma nova maltaria e uma nova fábrica em Minas Gerais que foram inauguradas em 2009.

Em todos os períodos analisados da empresa, a conta empréstimos mostrou-se relevante, fato explicado no relatório anual de todos os anos, que fala sobre compra de novas instalações, processo de expansão da capacidade de produção, compra de ações em outras controladas, etc. De acordo com o índice Kannitz a Ambev encontrava-se em situação de alerta.

Os diretores da Ambev afirmam que os desafios da operação permanecem: a combinação de uma indústria madura e intensa competição de preços requer muita disciplina no controle de custos, afim de permitir maiores investimentos nas marcas e obter um crescimento sustentável no longo prazo.

Enfim, para a análise econômica financeira da Ambev, faz-se necessário analisar os períodos anteriores, o ambiente interno e externo e o fluxo de caixa (limitação, pois as empresas não disponibilizam), pode ser constatado que a empresa passava por uma fase de reestruturação. Hoje a Ambev encontra-se em 1º lugar na lista das 20 empresas com melhores reputações na bolsa de valores, analisado pelo resultado da confiança que ela inspira entre os investidores quanto aos retornos financeiros esperados, conforme dados do Exame.com da Editora Abril de setembro de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com