TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Introdutória AMBEV

Por:   •  1/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.390 Palavras (10 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 10

AMBEV[pic 1]



A Ambev é uma empresa de capital aberto, sediada em São Paulo, mas com atuações em todo o Brasil e no continente.
Fundada em 1998, a partir da fusão entre
Companhia Antarctica Paulista e da Companhia de Bebidas das Américas, em 2004 a quinta maior cervejaria do mundo (Ambev) foi adquirida pela terceira maior (a Belga Interbrew), da fusão nasceu a Anheuser-Busch InBev. Em 2016 AB Inbev comprou o grupo SAB Miller segundo maior do mundo. Ambev tem 35 fabricas e 2 maltarias no Brasil, e mais 46 fabricas espalhadas pela America.
 [pic 2]

           

   

Atualmente, com operações em 18 países nas três Américas, Ambev é líder no mercado latino americano.
[pic 3]

[pic 4]

,

O negocio da Ambev é produzir e comercializar cervejas, refrigerantes e outras bebidas não alcoólicas e não carbonatadas (Chás, energéticos, águas saborizadas), e é agrupado em três divisões:

• América Latina Norte (LAN), que inclui:
- Brasil, integrado pela produção e comercialização de cervejas, refrigerantes e bebidas não alcoólicas e não carbonatadas;
- América Central e Caribe (CAC), integrada pelas operações na República Dominicana, Cuba, Saint Vincent, Dominica, Antígua, Guatemala (que também abastece a El Salvador, Honduras e Nicarágua), Barbados e Panamá;

• América Latina Sul (LAS), integrada por pelas operações de cervejas, refrigerantes e bebidas não alcoólicas e não carbonatadas na Argentina, Bolívia e Uruguai, além da produção e comercialização de cervejas no Chile e Paraguai;

• Canadá, por intermédio da Labatt Brewing Company Limited (Labatt), com a produção e comercialização de cervejas e um portfólio de marcas de bebidas mistas e cidras, incluindo exportações para os Estados Unidos da América.

As principais marcas da companhia são Skol (sexta cerveja mais consumida no mundo), Brahma, Antarctica, Bohemia, Original, Quilmes, Presidente, Pilsen, Labatt Blue e Guaraná Antarctica.

A Ambev é também uma das maiores engarrafadoras independentes da PepsiCo no mundo. Produzindo, vendendo e distribuindo no Brasil e em outros países da América Latina produtos Pepsi, H2OH!, Lipton Ice Tea e o isotônico Gatorade sob licença da PepsiCo.

Comercializa, também, diversos produtos da Anheuser-Busch Inbev (AB Inbev), tais como Budweiser, Bud Light, Stella Artois e Corona.

[pic 5]


AmBev atua no setor de bebidas, não cíclico, segmento de cervejas e refrigerantes. Na Bovespa, não existe nenhum concorrente direto, porem no mercado Brasileiro possui alguns concorrentes internacionais como a Heineken e a The Coca-Cola Company, concorrentes nacionais como o grupo Petrópolis e inúmeros concorrentes locais como grupos tubaínas (classe b) de refrigerantes (dos quais ficam inseridos somente em regiões próximas a sua fábrica) e cervejas artesanais ainda muito pouco enraizadas no Brasil, apesar do grande crescimento nos últimos anos.  

O Brasil é a fonte principal de receita da AmBev, ao todo representando 54,1%.[pic 6]

O Brasil está em terceiro lugar no ranking de produção de cervejas e refrigerantes, atrás apenas de China e EUA. Produzimos 138 mi hectolitros de cerveja e aproximadamente 170 mi hectolitros de refrigerante estamos à frente de Alemanha, México, Rússia, e outros.
[pic 7]


*1 Hectolitro = 100 litros

No Brasil existe a concorrência, principalmente no mercado da cerveja, com mais ou menos 610 marcas sendo comercializadas e só em 2017 entraram 91 marcas novas.
Como podemos ver no gráfico abaixo a Ambev detém 67% do
Market Share brasileiro de cerveja, com concorrentes de peso como, Heineken e Petrópolis, outras empresas são mais regionalizadas não conseguindo chegar aos preços mais competitivos.[pic 8]

No gráfico, são dados de 2015, Quando a Brasil Kirin era independente da Heineken, em julho de 2017 foi finalizado o processo de compra da Brasil Kirin, e atualmente, um portfólio com SchinDevassa, Glacial, além de cervejas Premiums, detém 20% do mercado.

Com a tendência de entrada de novas marcas, principalmente internacionais atraídas pelo volume do mercado brasileiro, a partir de 2010 a Ambev perdeu espaço no mercado, visto que em 2009 a ABEV3 detinha 70% do Market Share.

O mercado é muito sensível a questões macroeconômicas, pois seu consumidor final é muito afetado pelo desemprego, inflação, taxa de juros e faz com que busque alternativas como diminuição de consumo ou opte por outras marcas.
A nova classe média foi o grande impulsionador do crescimento da Ambev e de todo o mercado de bebidas nos últimos anos, e a classe é muito afetada pelos índices macros.

O mercado de cerveja e refrigerantes tem 40% das vendas somente nos meses de dezembro a fevereiro. O carnaval e festas de final de ano são eventos importantíssimos para a receita da empresa, por exemplo, um carnaval antecipado pode explicar a queda de receita no primeiro trimestre, comparado aos anos com carnaval no meio ou começo de março.

O mercado de refrigerantes no Brasil é dominado pela The Coca-Cola Company detendo 55% do volume, a Ambev vem em segundo lugar com 19,2%. Este mercado tem dificuldades de crescimento por já ter expandido ao máximo. A Ambev vem sofrendo dificuldades para manter o nível de crescimento do lucro que cai ano após ano, mesmo assim, o crescimento ainda é maior que o crescimento do PIB. Alguns analistas acreditam que ainda tem espaço para crescer aqui dentro do Brasil, mas não tão agressivamente como antes. [pic 9]

[pic 10]

*Dados de 2014


O mercado de bebidas apresenta uma enorme rivalidade, apesar de ser um mercado muito concentrado. Dois motivos para essa concentração é as altas barreiras para entradas de novos competidores, demanda um investimento altíssimo em maquinário, também para chegar a um preço competitivo a empresa precisa demandar grandes escalas de produtos importantes para produção, a fim de diminuir custos.

O setor tem necessidade de um grande investimento em propagandas, tornando uma grande barreira a novos entrantes. O setor ficou na oitava colocação do ranking setorial de investimentos em publicidade no Brasil, enquanto a Ambev se posicionou no quarto lugar no ranking empresarial, atrás de Unilever Brasil, Casas Bahia e Genomma. As principais campanhas publicitárias são em televisão, cinema, atividades esportivas, sociais e culturais. Como mostra a figura abaixo os valores investidos em publicidade no setor de bebidas[pic 11][pic 12]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (306.6 Kb)   docx (453.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com