TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Marginal – Problemas de Taxas Relacionadas

Trabalho acadêmico: Análise Marginal – Problemas de Taxas Relacionadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 6

Análise Marginal – Problemas de Taxas Relacionadas

Custo Marginal

Em Economia a variação de uma quantidade em relação à outra pode ser descoberta por qualquer dos dois conceitos: o de Média ou o de Marginal. O conceito de média, expressa a variação de uma quantidade sobre um conjunto específico de valores de uma segunda quantidade, enquanto que o conceito de marginal, é a mudança instantânea na primeira quantidade que resulta de uma mudança em unidades muito pequenas na segunda quantidade.

Suponha que C(q) seja o custo total de produção de q unidades de um certo produto. A função C é chamada de função custo total (como já vimos anteriormente). Em circunstâncias normais q e C(q) são positivas.Note que, como q representa o número de unidades de um produto, q tem que ser inteiro não negativo, de modo que tenhamos as condições de continuidade para a função C.

O custo médio da produção de cada unidade do produto é obtido dividindo-se o custo total pelo número de unidades produzidas; isto é, CM(q) = C(q)/q, onde CM é chamada função custo médio.

Suponhamos que o número de unidades de uma determinada produção seja , e que ela tenha sido alterada por . Então a variação no custo total é dada por , e a variação média no custo total em relação a variação no número de unidades produzidas é dada por:

Os economistas usam o termo Custo Marginal para limite do quociente (1) quando tende a zero, desde que o limite exista. Esse limite é a derivada de C em ; portanto a definição de custo marginal será:

Se C(q) é o custo de produção de q unidades de um certo produto, então o Custo Marginal, quando q = , é dada por , caso exista. A função C’ é chamada Função Custo Marginal e freqüentemente é uma boa aproximação do custo de produção de uma unidade adicional.

Na definição acima, pode ser interpretada como a taxa de variação do custo total quando unidades são produzidas.

Exemplo:

Suponha que o custo total ao se fabricar q unidades de brinquedos seja de .

a) Deduza a fórmula do custo marginal. Resp.: C’(q) = 6q + 5

b) Qual é o custo marginal de 50 unidades produzidas? Resp.: C’(50) = 305

c) Qual é o custo real de produção do 51º brinquedo? Resp.: =C(51)–C(50)=7803+255+10-7760=308

Note que as respostas dos itens b e c diferem por R$ 3,00, isto é, o custo marginal é próximo do custo real de produção de uma unidade adicional. Esta discrepância ocorre porque o custo marginal é a taxa de variação instantânea de C(q) em relação a uma unidade de variação em q. Logo, C’(50) é o custo aproximado da produção do 51º brinquedo.

Observe que o cálculo de C’(50), no exemplo, é mais simples do que o de C(51) – C(50). Os economistas freqüentemente aproximam o custo da produção de uma quantidade adicional usando a função custo marginal. Mais claramente, C’(n) é o custo aproximado da (n+1) ésima unidade que as n primeiras unidades tiverem sido produzidas.

C(q)

50 51

Q

Fig. 1

As respostas dos itens b e c do exemplo anterior são muito próximas por causa da proximidade dos pontos (50; C(50)) e (51; C(51)) , e porque esses pontos pertencem a uma porção praticamente linear da curva de custo. Para tais pontos, o coeficiente angular da secante é uma boa aproximação do coeficiente angular da tangente. Como usualmente se obtém esta aproximação e sendo mais fácil, de maneira geral, calcula-se o custo marginal como aproximação do custo real de produção de uma unidade adicional, como já dissemos acima.

De maneira geral, em Economia, Análise Marginal se refere ao uso de derivadas de funções para estimar a variação ocorrida no valor da variável dependente, quando há um acréscimo de 1 unidade no valor da variável independente.

Exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com