TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise O Sócio Temporada Episódio

Por:   •  30/10/2022  •  Resenha  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

O Sócio – Temporada 2 – Episódio 09 - COURAGE.B

Núbia Lafaiete da Silva Cordeiro

O episódio apresenta uma loja que vende roupas em Connecticut, nos Estados Unidos. A loja foi aberta em 2008 e é especializado na confecção e venda de roupas de alto padrão. Courage.B gera 5 milhões por ano, mas no último ano perdeu 500.000 dólares. A loja é um negócio de família que tem como proprietária Noemie, ela além de dona é a designer da loja, seus filhos Stephanie e Nicolas ajudam a gerenciar os negócios, Nicola ocupa a função de gerente geral e Stephanie cuida das finanças.

Atualmente existem sete pontos de varejo, apresentando no total um lucro de 50%, dentre eles uma loja em Manhattan que foi o a primeira loja a ser aberta e que não leva o mesmo nome das outras seis. A loja se chama Fopp’s, ela foi criada e gerenciada por Noemie, até a mesma decidir se afastar da gerencia e focar apenas na parte de designer.

Existe uma relação conturbada entre os sócios, principalmente entre Noemie e o filho. Esse atrito se dá pelo fato de Noemi ter produzido algumas peças que acabaram não tendo tanto sucesso e ficaram paradas e estoque, isso acabou resultando em um inventário 900.000 dólares, que não deram certo.

Além do prejuízo identificado nesse estoque parado, Marcus classificou a Fopp’s como um dreno financeiro, tendo em vista que a mesma afirmava ter uma renda diária de 1.500 dólares (45.000 por mês) e isso, no entanto não o suficiente nem para cobrir os custos com aluguel de 28.000 dólares, uma vez que o lucro esperado é de 50%. Ou seja, a loja estava operando com um fluxo de caixa negativo de 5.500 dólares.

Em análise para verificar se o negócio era viável, além dos problemas anteriormente mencionado, Marcus identificou alguns possíveis gargalos e só após isso sugeriu as mudanças necessárias. Os gargalos encontrados foram: o processo criativo, organização, controle de qualidade e merchandise.

Problemas encontrados:

  • Poluição visual – (essa foi a primeira impressão de Marcus ao adentrar a loja);
  • Inconsistência de designer - (Não era possível identificar o público para o qual era direcionado os produtos, dificultando dessa forma ter um foco);
  • Falta de processo criativo;
  • Má qualidade da matéria prima - (os tecidos das roupas rasgavam com facilidade);
  • Mão-de-obra desqualificada – (o acabamento das peças não era condizente com o padrão de que eles afirmavam ter);
  • Falta de merchandise.

As sugestões feitas por Marcus consistiam em: melhorar o processo de projeto, melhorar o produto (investir em matéria prima de melhor qualidade e mão de obra qualificada) agregar mais padrão, definir o processo do pessoal e investir em merchandise. Também foi feita melhorias na estrutura das lojas: Conserto da planta baixa para melhor disposição dos produtos, isso com o propósito de aumentar visibilidade e assim otimizar as vendas por metro quadrado.

Marcus estabeleceu 05 pilares definindo assim os produtos com os quais iria trabalhar: Casacos, vestidos, tops, calças e bolsas. Um desses produtos logo no inicio do vídeo foi identificado como carro chefe da loja. Esse produto de início foi apresentado como tendo um preço de venda de 99,00 dólares e apenas 11,00 de custo total de fabricação. Com as melhorias sugeridas por Marcus, esse produto passou a ter um preço de venda de 145,00 dólares e seus custos aumentados para 25,00 dólares. Mesmo aumentado os custos diretos, a qualidade que o produto ganhou com a melhorias feitas, essas melhorias incluem melhor designer, melhor tecido e melhor acabamento, isso acarretou em um ganho líquido de 32,00 dólares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com