TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise climática em contabilidade

Por:   •  4/2/2017  •  Resenha  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

A pesquisa constatou que todas as empresas do setor bancário analisadas têm sua política corporativa sobre mudanças climáticas aprovada pelo conselho de administração, bem como possui diretrizes para esse processo de planejamento. Com isso, as políticas estão disponíveis na área de livre acesso do website da companhia, sendo aderidas formal e publicamente a compromissos sobre mudanças climáticas. Algumas possuem mitigação das emissões de GEE, além de eventuais compensações de suas emissões. Todas participam de fóruns e/ou grupos que tenham por objetivo o diálogo, o compartilhamento de boas práticas para a gestão das mudanças climáticas e a proposição de políticas públicas. Todas as companhias divulgam o inventario de emissões de GEE e responderam espontaneamente o questionário.

Com a análise das empresas de comércio verificou-se que as políticas corporativas sobre mudanças climáticas foram aprovadas pelo conselho de administração, utilizando de diretrizes para o processo de planejamento e gestão. Relacionado à divulgação da politica corporativa, são mais utilizados o website da companhia. A adoção da politica foi pública e formal, e participam de eventos para troca de experiência e diálogos sobre o assunto. A companhia possui treinamento voltado para seu público interno e a outros públicos. O inventario é divulgado e foi respondido de forma espontânea.

Nas empresas do setor químico e petroquímico analisadas, observou-se que a aprovação das politicas corporativas foram feitas pelo conselho de administração. Algumas das diretrizes para o processo de planejamento e gestão são incentivo ao uso de energias renováveis, incentivo à redução das emissões de GEE associadas ao transporte e logística, Estabelecimento de metas de redução de emissões de GEE, entre outras. Um dos compromissos dessa empresa é adaptação as mudanças climáticas, sendo formal e pública. A companhia elabora inventário de emissão de GEE por escopo feito espontaneamente e o mantém atualizado, esse inventário é baseado em método ou parâmetro aceito internacionalmente e é verificado por terceira parte independente.

Já nas empresas de telefonia, percebeu-se que quase todas as companhias possuem política corporativa sobre mudanças climáticas aprovada pela alta direção. Suas diretrizes para o processo de planejamento e gestão da companhia estão contempladas nessa política que pode ser acessada pelo website da mesma. Um dos compromissos firmados são compensação das emissões de GEE, mitigação das emissões de GEE, além de eventuais compensações de suas emissões e adaptação às mudanças climáticas. A companhia promove treinamentos para seu público interno e a outros públicos como disseminação de informações relacionadas à questão das mudanças climáticas, mensuração e relato das emissões de GEE e oportunidades de redução de emissões de GEE. As metas de redução de emissões de GEE são formalmente estabelecidas, também são considerados adaptação às mudanças climáticas na concepção de seus empreendimentos, processos, produtos e serviços. Existem processos e procedimentos específicos para a gestão de emissões de GEE. Seus inventários são divulgados e foram respondidos, espontaneamente ou a convite, do Carbon Disclosure Project.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com