TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das atividades das empresas listadas na BM & FBovespa, utilizando indicadores contábeis e financeiros de liquidez, dívida e rentabilidade referentes a 2012 e 2013

Pesquisas Acadêmicas: Análise das atividades das empresas listadas na BM & FBovespa, utilizando indicadores contábeis e financeiros de liquidez, dívida e rentabilidade referentes a 2012 e 2013. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho de empresas listadas na BM&FBovespa, através de indicadores contábil-financeiros de Liquidez, Endividamento e Lucratividade, referentes ao ano de 2012 e 2013. Escolheu-se aquelas que constavam no índice BOVESPA.

Foram analisadas as empresas Renner e Riachuelo para realizarmos a análise vertical, análise horizontal, listar os índices e indicadores, calcular o retorno das ações e correlação das séries e apurar a função linear de cada ação.

Para isto, utilizamos o balanço patrimonial e a DRE de cada empresa e suas respectivas informações adicionais contidas em seus relatórios disponibilizados.

1. LOJAS RENNER

O ano de 1965 marca o início da história de Lojas Renner como uma empresa verdadeiramente independente. Até então, a Lojas Renner existia como parte do grupo A. J. Renner, indústria fabril instalada no bairro Navegantes, em Porto Alegre (RS). Foi como parte integrante do grupo A. J. Renner que a Lojas Renner inaugurou em 1922, na capital gaúcha, seu primeiro ponto-de-venda para a comercialização de artigos têxteis. Em 1940, ainda como empresa pertencente ao grupo, o mix de produtos foi ampliado e a Lojas Renner passou a operar como uma loja de departamentos.

Em 1965, devido ao seu crescimento e evolução, o grupo A. J. Renner optou por tornar independentes as diferentes empresas que o formavam, ocasião em que foi então constituída a companhia Lojas Renner S.A. Dois anos depois, em 1967, a Lojas Renner já se transformava em uma empresa de capital aberto. Após décadas de bom desempenho, a Lojas Renner passou por uma profunda reestruturação no início dos anos 90, passando a operar no formato de loja de departamentos especializada em moda.

1.1 PRINCIPAIS ATIVIDADES

A Lojas Renner é a segunda maior rede de lojas de departamentos de vestuário no Brasil, com uma trajetória de pioneirismo e expansão. A Companhia traz o título de primeira corporação do país com 100% das ações negociadas em bolsa, e está listada no Novo Mercado.

Tem uma cultura corporativa sólida e uma gestão voltada para o encantamento, que busca superar as expectativas dos clientes. Em 1996, a Renner criou o Encantômetro, um painel eletrônico localizado na saída de cada loja, para monitorar a qualidade do atendimento oferecido pelos colaboradores, a percepção e o grau de encantamento do cliente.

A Companhia foi pioneira em implantar no país, em 2002, o conceito de Estilos de Vida no desenvolvimento de suas coleções e na organização de suas lojas. A exposição coordenada de roupas, calçados e acessórios, sob marcas que refletem diferentes atitudes, interesses e personalidades, facilita a escolha dos clientes, pois permite que eles identifiquem claramente o conjunto de peças que melhor reflete seu jeito de ser e de viver, otimizando o seu tempo de compras.

2. RIACHUELO (GUARARAPES CONFECÇÕES)

A Riachuelo é uma das três maiores redes de varejo de moda do país e conta com 223 lojas distribuídas por todo o Brasil. Sempre atentos aos principais centros de moda, desenvolve, fabrica e distribuí para seus clientes, a moda que vale a pena.

Faz parte do canal direto de distribuição dos produtos do Grupo Guararapes, que é o maior grupo de confecção de roupas da América Latina.

Iniciou suas atividades em 1947, com pequenas lojas de rua, vendendo tecidos a preços baixos. Em 1979, a rede de lojas de tecidos foi comprada pelo grupo Guararapes, e passou a vender roupas prontas para serem usadas.

A partir de 1983, o foco passou a ser a moda. Sempre em sintonia com as tendências nacionais e internacionais, de forma democrática, entrega aos clientes a moda com bons preços e qualidade superior. Esta estratégia envolveu a criação e o fortalecimento de marcas próprias, cada uma com identidade visual e público-alvo específico.

Em 2004, além de reformas e melhorias no merchandising visual das lojas, mudou-se a estratégia de marketing. A Riachuelo saiu da mídia convencional e investiu no processo de verticalização, apostando em produtos com preços menores e qualidade superior.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com