TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das variáveis intervenientes na tomada de decisão ética do profissional contábil

Por:   •  16/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

                           CAMPUS XIX – CAMAÇARI

Trabalho realizado por Gil Ingrisson, Roque Oliveira e Lucas Gabriel como atividade de avaliação da disciplina Metodologia do Trabalho Cientifico, ministrada pela professora Sônia Pinto, no Curso de Ciências Contábeis.

Camaçari, Abril de 2018.

A atividade do contador é o fornecimento e avaliações de dados de natureza física, econômica e financeira do patrimônio das empresas e, por isso, ele entra constantemente em contato com situações, cuja solução está diretamente relacionada a utilização dos princípios éticos (DELLA et al, 2014, p.2). Entretanto, a postura ética do profissional contábil é influenciada por fatores, que contribuem ou não para uma boa execução do seu serviço com uma conduta perfeitamente ética. Conforme Nash (2001, p.114) cita, devemos nos questionar perante nossos atos, para ter a devida certeza de que determinado ato é ético:

“Isso é certo? Isso é justo? Estou prejudicando alguém? Eu poderia divulgar isso para o público ou para alguém respeitado? Eu diria a meu filho para fazer isso? Isso passa pelo teste do mau cheiro?”

Alves (2005 apud Feil, 2016, p.86) aponta que há uma tendência de um grau de conduta ética maior para os profissionais que professam alguma religião. A religião é um dos fatores principais que impactam diretamente nas atitudes éticas profissionais, já que muitos princípios religiosos corroboram com os princípios éticos que deve corresponder a um bom profissional, como exemplo, um praticante da religião protestante foi impulsionado a negar uma oferta de declaração de imposto de renda, com intuito de sonegar, já que seu princípio religioso repudiava a ação de mentir ou omitir. Nesse trabalho temos como objetivo demonstrar como o profissional contábil relaciona sua conduta ética exigida  em sua profissão com a influencia de sua religião e suas características, que consequentemente  influem  no posicionamento do profissional. Diante disso surge a questão: de que forma o fator religioso irá influenciar a postura ética do profissional contábil? Visto que, os profissionais da contabilidade não são apenas profissionais, mas antes disto são membros de uma sociedade, ou seja, seu comportamento não influencia apenas no ambiente de negócios, mas em toda sociedade, o que justifica a necessidade de requisitos éticos nesta profissão (CRISTINA e FLORINA, 2008 apud Feil et all, 2016, p.259). Esse estudo justifica-se pela busca da compreensão dos fatores, em especifico a religião, que influenciam direta ou indiretamente as ações éticas do profissional contábil e consequentemente sua qualificação necessária para exercer um papel de alta relevância em meio nossa atual sociedade.

REFERÊNCIAS:

DELLA, Flora Vianna, Andrieli1 ; CEOLIN, Rosangela 2 ; NEUBAUER, Vanessa Steigleder3 ; LEAL, Roberto Basílio4 ; SILVA, Enedina Maria Teixeira da5 ; VIRGOLIN, Isadora Wayhs Cadore6 . CAMARGO, Bruna Faccin7. ÉTICA NO HORIZONTE DO PROFISSIONAL CONTÁBIL. Revista Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão vol. 2 n°1. Disponível em /ARTIGO_ÉTICA%20NO%20HORIZONTE%20DO%20PROFISSIONAL%20CONTÁBIL_1568-5626-1-PB.pdf

NASH, Laura L. Ética nas Empresas – Guia prático para soluções de problemas éticos nas empresas. 5ed. São Paulo: Makron Books, 2001.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com