TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Custos: Evolução da Contabilidade para o Estudo dos Custos e suas Terminologias

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.265 Palavras (6 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 6

Análise de Custos:

Evolução da Contabilidade para o Estudo dos Custos e suas Terminologias

Contabilidade: Evolução Histórica

A contabilidade é uma das mais antigas ciências existentes, tendo surgido paralelamente à humanidade. Antigamente, por causa da inexistência de uma linguagem escrita, pinturas eram feitas nas paredes das cavernas como forma de registro dos métodos de caça necessários para a sobrevivência e, portanto, representavam os seus patrimônios.

Com a evolução do homem, ele passou de nômade a sedentário e consequentemente, ao se estabelecer em acampamentos, surgiu uma forma de organização denominada sociedade. Essa nova maneira de se viver foi concretizada juntamente com o aumento do patrimônio, pois além de sobreviver por meio da caça, as pessoas passaram a domesticar animais e cultivar plantações.

O tempo foi passando e as necessidades e prioridades da sociedade foram se modificando. Surge, então, o Estado, uma nova forma de organização criada para regular e controlar o aumento contínuo da população, situação que impulsionava o consumo e fazia nascer o comércio. Essas atividades, devido à ausência de moedas, eram regidas por meio de trocas e também ficou conhecido com escambo na época. Resumidamente, o Estado surgia para estabelecer regras capazes de promover a boa convivência.

Naquele tempo, a contabilidade mais uma vez remeteu a necessidade de registro, processo que se tornava cada vez mais necessário e indispensável para o controle das transações existentes, já que à medida que as preocupações com os bens estavam crescendo, o comércio, impulsionado pelas viagens marítimas que proporcionavam a conquista de novas regiões, aquecendo o mercado, também estava. Conforme Rene Gomes Dutra ressaltou: “as descobertas ultramarinas ampliaram os mercados, estimulando o aparecimento de novos bens de consumo e o aumento da oferta de metais preciosos, possibilitando a revolução comercial”.

Surgem, nessa época, as primeiras cidades comerciais. Elas relatadas como pertencentes aos povos fenícios, porém também foram encontrados indícios da existência de registros na região da Babilônia e no Egito, lugares que se destacam por serem pioneiros no surgimento da escrita, como alguns autores observaram.

Na era medieval surgiu uma categoria profissional denominada “guarda livro”, o que seria a primeira manifestação profissional em contábeis existente na história. Os registros permitiram ao homem expandir seu conhecimento sobre o seu patrimônio e produção, possibilitando se planejar e conhecer suas reais possibilidades de produção e comercialização.

Na França, com a figura de Frei Luca Bartolomeu de Paciole, a contabilidade foi reconhecida. Estudioso, homem que deu notoriedade a ciência que até hoje é utilizada e necessária nas organizações, se tornou e é reconhecido como pai da Contabilidade. Foi ele quem reconheceu, apesar de tão ter criado o método, a necessidade do registro de números positivos e negativos, os tão conhecidos débito e crédito, no método chamado de partidas dobradas.

Origens da Contabilidade de Custos

As primeiras manifestações da contabilidade como ciência se deram com a escrituração de transações comerciais, logo remetendo a contabilidade financeira e comercial, que foram e são utilizadas até os dias de hoje. Porém, após a revolução industrial, René Gomes Dutra comenta que: “[...] com a descoberta das novas tecnologias, o aparecimento de sistemas complexos de produção e o consequente crescimento das empresas, houve a necessidade de mais controle”. Nasce, então, a contabilidade de custos.

A contabilidade de custos neste período foi essencial para o registro das informações no patrimônio das entidades. A Revolução Industrial gerou uma mudança significativa em toda a sociedade, transformando as necessidades da época, não só no sentido econômico, mas também na forma de se viver das pessoas. O trabalho, que era quase que exclusivamente artesanal, passou a ser executado por máquinas a partir do surgimento da indústria, fato que fez surgir, além da classe operária, a preocupação com a remuneração, situação que até então não existia. Não havia preocupação com as pessoas que trabalhavam para sobreviver e a base desse comércio era, ainda, realizada pelo escambo, o que fez surgir formas de custeio que se diferenciaram das formas utilizadas até este momento e consequente aprimoramento das técnicas empregadas para registro e mensuração do patrimônio.

Esse ramo da contabilidade, conhecido como contabilidade de custos, surge não apenas da necessidade de registro e mensuração dos custos, mas também como método de controle e avaliação de desempenho dos negócios para o conhecimento dos gestores. A partir do seu surgimento, poderiam ser analisados, a curto e longo prazo, os resultados de sua organização, também se preocupando com a sistematização de segurança para mensuração de possíveis falhas.

O gerenciamento correto dos custos pode gerar diversas informações específicas e essenciais aos gestores. Informar com mais precisão o preço de venda, o rateio dos custos das diferentes unidades orçamentárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com