TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Saúde Financeira

Por:   •  11/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Curso: MBA em Gestão Financeira

Matéria: Contabilidade e Análise das Demonstrações Contábeis Aluno: Thales Rodrigues de Alvarenga

Este trabalho visa apresentar os índices econômicos e financeiros das demonstrações financeiras da empresa Arezzo Indústria e Comércio S.A.

Um detalhe importante, é que a companhia AREZZO fez a aquisição do controle integral da VamoQueVamo Empreendimentos e Participações S.A. (“Reserva”), em 4 de dezembro de 2020, assumindo todos os seus passivos e adquirindo todos os seus ativos.

  1. ÍNDICES DE ESTRUTURA PATRIMONIAL

Os índices de esturra patrimonial avaliam a segurança aos capitais alheios, sua política e obtenção de recursos

  1. Endividamento Geral (EG)

O endividamento geral visa avaliar o percentual entre os recursos de terceiros (Passivo Circulante e Passivo Não Circulante) e os recursos totais aplicados na empresa (Ativos), ou seja, mede o endividamento geral da empresa em comparação ao seu ativo.

Em 2019, o endividamento geral da empresa Arezzo foi de 47,2%, crescendo para 52,4%

em 2020.

O Endividamento Geral cresceu 5% em 2020. Os resultados de 2020 mostram que a empresa financiou mais de 50% do seu endividamento geral com capital de terceiros. Embora seja uma pequena variação, um dos reflexos é referente à aquisição da empresa "Reserva" em dezembro de 2020.

  1. Composição de Exigibilidades (CE)

Este indicador compara o montante de dívidas no curto prazo com o endividamento total da companhia. Este índice deve ser usado por gestores como ferramenta para definição de estratégias de gerenciamento da dívida.

Este indicador apresenta uma melhora, ficando em 61,4% em 2020, enquanto no ano anterior foi de 69,6%.

O montante de dívidas no curto prazo reduziu aproximadamente 8% em 2020, o que significa um bom sinal para a empresa, mas ainda assim, é um indicador alto de CE, pois indica que a empresa precisa ter um ativo circulante grande, que faz com que a empresa tenha menos rentabilidade.

  1. Imobilização do Patrimônio Líquido (IPL)

Este indicador mostra quanto do ativo permanente é financiado pelo Patrimônio Líquido (PL), evidenciando, dessa forma, a maior ou menor dependência de recursos de terceiros para manutenção dos negócios.

Em 2019, a IPL ficou em 51,2%, enquanto em 2020, 85,2%.

Em 2020, o IPL cresceu consideravelmente, comparando com 2019 (34%), potencializado pelos ativos intangíveis. Embora este resultado indique que a empresa não tem dependência total de capital de terceiros, é um resultado preocupante. No caso da Arezzo, este aumento se deu pela aquisição dos Direitos de Uso das Lojas, correspondente à aquisição da "Reserva" em dezembro de 2020.

Em 2020, comparado aos resultados de 2019, a companha AREZZO se manteve estável nos índices de endividamento geral, onde cresceu apenas 5%, mesmo com a aquisição da empresa VamoQueVamo ("Reserva"). E, em contrapartida, teve uma melhora no indicador das dívidas de curto prazo, melhorando a performance de capital de giro e ganhando mais rentabilidade. Porém, por outro lado, quando analisamos os indicadores de imobilização, tivemos um aumento considerável, atingindo 85% em 2020; embora o

indicador evidencie que a empresa não tenha total dependência do capital de terceiros, é um número preocupante. Essa variação foi potencializada pela aquisição dos Direitos de Uso das Lojas, correspondente à compra da empresa "Reserva" em 4 de dezembro de 2020.

  1. ÍNDICES DE LIQUIDEZ

Os índices de liquidez medem a posição financeira que avaliam o que pagar no período.

  1. Liquidez Corrente (LC)

Este índice indica quanto a empresa possui, em dinheiro e bens disponíveis, para pagar suas dívidas no curto prazo. Basicamente, a interpretação desse índice é “quanto maior, melhor”. Porém, se analisarmos esse índice isoladamente, não poderemos afirmar se a liquidez corrente é boa ou ruim, já que tudo depende dos processos da empresa e do tipo de atividade exercida por ela.

Em 2019, o índice de LC era de 2,1, enquanto em 2020, ficou em 1,7.

Mesmo com a piora em relação a 2019, este indicador mostra que a empresa possui capital de giro, evidenciando recursos suficientes para manter as operações próprias, por um período de um ano (curto prazo).

  1. Liquidez Seca (LC)

Indica quanto a empresa consegue pagar das suas dívidas desconsiderando os seus estoques, que podem ser obsoletos, não condizentes com a realidade dos saldos apresentados no balanço. A interpretação do índice de liquidez seca é, “quanto maior, melhor”.

Comparando com 2019, o índice de LC teve uma leve piora, saindo de 1,7 para 1,4 em 2020; isso se deu devido ao aumento do estoque dos produtos acabados da loja "Reserva", adquirida em dezembro de 2020, e da própria Arezzo, que alegou formação de estoque

estratégica para reposição imediata aos clientes e para venda nas lojas próprias e webcommerce. Mesmo que o índice tenha reduzido, ainda assim, a empresa mostra ter recursos suficientes para manter as operações em curto prazo.

  1. Liquidez Imediata (LI)

Este indicador é considerado o de natureza mais conservadora, pois representa todos os valores da empresa que estejam imediatamente à disposição dos gestores, como: o caixa da empresa, conta corrente e investimentos de curto prazo, por exemplo.

Em ambos os exercícios, a empresa manteve sua liquidez imediata em 0,6.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com