TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DERIVATIVOS FINANCEIROS:UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS E REFLEXOS DA CRISE FINANCEIRA AMERICANA DE 2008 NA EMPRESA SADIA SA

Por:   •  23/8/2018  •  Monografia  •  12.785 Palavras (52 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 52

[pic 1]

CAMPUS VI – POETA PINTO DO MONTEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

HARLEY KALINE PIRES FERRAZ

DERIVATIVOS: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS E REFLEXOS DA CRISE FINANCEIRA AMERICANA DE 2008 NA EMPRESA SADIA S.A

MONTEIRO – PB

2013


HARLEY KALINE PIRES FERRAZ

DERIVATIVOS: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS E REFLEXOS DA CRISE FINANCEIRA AMERICANA DE 2008 NA EMPRESA SADIA S.A

Monografia apresentada ao curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba, no Campus VI – Poeta Pinto do Monteiro, do Centro de Ciências Humanas e Exatas como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis, sob a orientação da professora Ms. Ilcleidene Pereira de Freitas.

MONTEIRO – PB

2013

FICHA CATALOGRÁFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA SETORIAL – CAMPUS VI

F345d       Ferraz,  Harley Kaline Pires .

                               Derivativos: um estudo sobre os impactos e reflexos da crise financeira americana de 2008 na empresa Sadia S.A [Manuscrito] / por    Harley Kaline Pires Ferraz . –  2013.

                             46 f. : il. color.

                              Digitado.

                              Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Exatas, 2013.

          “ Orientação:  Profa. Ma.   Ilcleidene Pereira de Freitas ,  Departamento de Ciências Contábeis ”.

          1.      Crise financeira internacional .  2.    Empresa Sadia                           S.A.  I. Título.

                                                                      21.ed.  CDD 658.15


[pic 2]

Dedico este trabalho a meus pais, José de Arimatéia e Maria da Conceição, e toda minha família pelo eterno apoio e incentivo.  


AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por me dar força, paz e saúde todos os dias de minha vida. Sua força não me deixou desistir nos momentos mais difíceis que enfrentei.

A minha família que sempre acreditaram em mim e me apoiaram. Pai, seu carinho e sua perseverança me significaram que podia contar contigo sempre, e por sempre me mostrar que “esse é o caminho”. Mãe, pelo apoio e confiança que sempre me dedicou sua certeza de que seria capaz me fizeram ser capaz.

Ariana, minha irmã que sempre me ajudou nos momentos em que mais precisei. Seu brilho e seu carinho me tornaram mais forte e perseverante.

Tereza, minha avô que contribui para que este sonho se tornasse real. Obrigada pela atenção, amor e cuidado que a mim foi dedicado.

Aos meus avôs que foram e sempre serão exemplos de bondade e dignidade: Valter, Rosa e Vital (in memoriam).

Aos meus amigos e familiares, que direta e indiretamente contribuíram para a realização deste trabalho. Em especial ao meu amigo Luís Fagner e minha grande amiga Waleska Barbosa.

Aos meus professores, que construíram comigo esta jornada. Sua colaboração foi primordial para essa conquista.

Enfim, a todos que fizeram parte desta jornada e me mostraram que esta conquista era válida.  

Obrigada!


RESUMO

O mercado de capitais, ambiente de crescente evolução em que as empresas e as instituições financeiras estão inseridas requer que estas estejam preparadas e planejadas, para se protegerem de impactos macroeconômicos e dos riscos aos quais estão expostas. O estudo objetivou demonstrar o desempenho da empresa Sadia com a utilização de derivativos em meio à crise financeira americana de 2008. Realizou-se, para tanto, uma pesquisa descritiva e quantitativa pelo fato de coletar, comparar e analisar os demonstrativos financeiros, por meio de uma abordagem qualitativa e através de uma pesquisa documental e bibliográfica das informações. Para a análise da evolução e das perdas financeiras foram utilizados os demonstrativos e dados financeiros da empresa entre 2004 e 2008. Os resultados da pesquisa comprovam que as demonstrações financeiras da empresa estavam atreladas aos resultados de determinados derivativos, os quais, em função da crise financeira americana, ocasionaram prejuízos bilionários, além de impactos que desencadearam a sua fusão com sua maior concorrente: a Perdigão, criando a Brasil Foods. Além disso, os resultados demonstraram também que a fusão foi uma necessidade da companhia em resposta aos efeitos das perdas em cadeia e, que a falta de informações e de melhores práticas de transparência tornou evidente os riscos os quais as empresas estão diretamente expostas, ainda que, estas estejam listadas nos segmentos de governança corporativa.

Palavras-chave: Derivativos. Crise financeira internacional. Sadia.


RESUMEN

El mercado de capitales, ambiente de creciente evolución en que las empresas y las instituciones financieras están insertadas, requiere que esas estén preparadas y planeadas   para se protegieren de los impactos macroeconómicos y de los riesgos a los cuales están  expuestas. El  estudio objetivó demonstrar el desempeño de la empresa Sadia con la utilización  de derivativos en medio a la crisis financiera americana de 2008. Fue realizado, para tanto, una investigación   descriptiva y cuantitativa por el hecho de colectar, comparar y analizar los demostrativos financieros, por medio de un abordaje cualitativo y a través de una pesquisa documental y bibliográfica de las informaciones. Para el análisis de la evolución de las pérdidas financieras fueros utilizados los demostrativos y los datos financieros de la empresa entre 2004 y 2008. Los resultados de la investigación comprobaron  que las demostraciones financieras de la empresa estaban aterradas a los resultados de determinados derivativos, los cuales, en función de la crisis financiera americana, ocasionaron  prejuicios billonarios, además de  impactos que desencadenaron  su fusión con su mayor concurrente:   la Perdigão, criando la Brasil Foods. Además los resultados demostraron  también que la fusión fue una necesidad de la compañía a los efectos de las pérdidas en cadena y, que la falta de informaciones y de mejores prácticas de transparencia tornó evidente los riesgos a los que las empresas están directamente expuestas, aunque, estas esteban listadas en los segmentos de  gobernanza corporativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (85 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (404.8 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com