TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seleção de Viabilidade Financeira, Estácio de Sá, MBA Gestão de projetos

Por:   •  24/5/2016  •  Dissertação  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Leandro Martins Pereira Junior

Trabalho da disciplina de Seleção de Viabilidade Financeira de Projetos

                                                 Tutor: Prof. Mst. Geraldo Gurgel Filho

Bauru

2016

Estudo de Caso:

Seleção de Viabilidade Financeira de Projetos.

Fluxo de Caixa e Gestão Econômica.

REFERÊNCIA: Bruns. Willian J. Jr. e Hertenstein. Julie H. Demonstração de Fluxo de Caixa: três exemplos. Estados Unidos da América. Harvard Business School. 1998

Como podemos analisar na ficção criada no texto em estudo, um engenheiro graduado resolve seguir a orientação da sua direção para cursar uma pos graduação. Uma vez que as exigências impostas pelo mercado globalizado estão cada vez mais acirradas, o que praticamente obriga da empresa que deseje permanecer como forte concorrente no setor um dinamismo e profissionalismo muito maior para conseguir visualizar as sutis sinalizações econômicas (positivas ou negativas) que cercam o mercado. Garantindo assim a capacidade da empresa se preparar antecipadamente para uma recessão ou até expandir seus negócios para uma outra região ou ramo.

        Do conjunto de ferramentas existentes atualmente, uma das mais importantes é o fluxo de caixa, que com a globalização do mercado passou a ser essencial no estudo econômico de uma companhia.

        Dentre os fluxos de caixa, temos dois modelos atualmente:

  • Direto, é o mais simples e menos usado, se assemelhando muito com um simples extrato de conta (não leva em conta a depreciação do patrimônio).
  • Indireto, é predominantemente usado quando falamos em gestão de empresas, nele o lucro liquido é ajustado por todas as movimentações que não envolvem o caixa (depreciação), vale ressaltar também que por via de regra devemos sempre considerar o valor de depreciação de um bem (exemplo, uma maquina na linha de produção) como sendo semelhante aos valores de investimento para se manter ou preparar para substituir aquele bem.

Normalmente os trabalhos com fluxos de caixa são divididos em três partes distintas da empresa, atividades operacionais, de investimentos e de financiamento. Atividades operacionais têm normalmente entrada e saídas relativas às operações do conglomerado (reposição do estoque, saída com vendas), já o fluxo de caixa das atividades de investimentos são ativos (bens) da empresa, que não fazem parte do grupo destinado à revenda, como aquisição de um novo galpão, compra de uma nova tecnologia, não esquecendo também do fluxo de caixa das atividades de financiamento que monitora o crescimento (ou não) das movimentações relacionadas ao montante adquirido de investidores e credores do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (43.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com