TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil Entre Dois Projetos

Dissertações: O Brasil Entre Dois Projetos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 6

Diante estudos da disciplina Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro venho apresentar a resenha critica proposta como meio de avaliação parcial da disciplina em estudo, onde o tema é: Política Social e Desenvolvimento. O Brasil Entre Dois Projetos, texto esse que nos leva a refletir sobre a história da nossa economia desde a década de 30 pois com o fim da primeira Guerra Mundial a situação que já não era boa economicamente piorou, pois a crise do setor cafeeiro que arruinou muitos fazendeiros cultivadores desse produto, abrindo assim espaço para o declínio da economia que atingiu os Estados Unidos da América e se estendeu por todo o mundo capitalista gerando assim um conflito financeiro para os exportadores e investidores desse setor em diversos países do mundo. Fato esse que acabou influenciando na vitória de Getúlio Vargas na Revolução de 30. Sendo que durante esse período foi evoluindo a crise financeira, gerando desemprego ocasionando assim uma desigualdade social muito grande, a partir desse momento o governo procurando amenizar os efeitos da crise, adotando políticas nacionais onde surgiu base para a modernização econômica, política administrativa do País. Dando seqüência ao progresso econômico do Brasil Juscelino Kubitschek publica a proposta de ações para que o Brasil progredisse 50 anos em 5 porque a maior contribuição no plano de metas era justamente a área de planejamento, o que abrangeria os setores de educação, transportes, energia e também as indústrias de base.

A economia mundial vem desde a Era Vargas sofrendo inúmeras mudanças em todos os setores da economia, isso devido ao fato de que diversos governantes (presidentes) tem buscado atingir todas as camadas sociais melhorando a infraestrutura do país inclusive as áreas de bem estar social.

Nas décadas de 80 e 90 O Brasil teve muitos desajustes econômicos gerando muita crise financeira, ou seja, uma situação econômica critica com inflação da dívida externa, com essa crise foi criados vários planos econômicos, congelamento de preços, salários, aumento de juros, reajustes de tarifas e redução de gastos públicos. Depois de muitos planos fracassados foi criado o Plano Real que, mesmo sofrendo ajustes econômicos dura até os nossos dias atuais, plano esse que fez com que a economia brasileira obtivesse tantos avanços e sucesso, controlando preços, estabilizando a inflação, geração de emprego e renda. Para garantir que o projeto brasileiro desse certo foi criado a Lei de Responsabilidade Fiscal a qual esta pode ser considerada um marco na historia da Administração Pública no país.

A crise no sistema brasileiro vem há muito tempo debatida e tentando através de planos econômicos decretados e implantados para ver se conseguem equilibrar-se financeiramente como era as antigas potencias econômicas mundiais como a Europa e os Estados Unidos,mas essas referencias na economia mundial vem sofrendo com a crise que se estende ate os dias atuais, ao contrario do Brasil que atualmente vem conseguindo manter o seu sistema econômico em segurança pois a economia brasileira busca incentivar a população a economizar. Muito se tem feito para que as classes sociais menos abastadas financeiramente busquem adquirir produtos industrializados com juros menores bem como incentivo para que sejam feitos investimentos no setor de moradia.

Mas será que esses incentivos, queda de juros, redução de IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) e incentivos fiscais infraestrutura combate ao desemprego e aumento de programas sociais. Isso não resolvera todas as necessidades sociais e empresariais, há de se agir com cautela para que nosso país não entre em crise financeira como vemos que toda a Europa e EUA vem enfrentando. Devido esse agravamento na crise muito se tem discutido para buscar soluções para conter excesso de gastos.

O impacto da crise no Brasil e decorrente da dificuldade em estabelecer uma estabilidade na economia e no sucesso do plano real que era a “bola da vez” como forma de alavancar a economia. O presidente Fernando Henrique Cardoso foi ágil no que tange a elevação da economia buscando assim estabelecer normas administrativas, privatizações bem como o sucesso da implantação no plano real.

No segundo mandato do governo Fernando Henrique Cardoso houve vários fatores determinantes como em meio a tantas dificuldades enfrentadas entre elas a crise da Argentina, o ataque nos Estados Unidos, o racionamento de energia e o receio da eleição de Lula para presidente da Republica, mas Lula foi eleito e deu prosseguimento ao projeto político de Fernando Henrique Cardoso.

Os dois mandatos de Lula como presidente do Brasil elevou a participação deste país em debates e reuniões de acordo com outros países fazendo com que nosso país conseguisse vencer muitas dificuldades em varias áreas, inclusive as sociais. Lula implantou programas sociais de fortalecimento de agricultura familiar, priorizou a educação, incentivou as universidades a ofereceram mais cursos em todos os Estados brasileiros, oportunizou vários estudantes através da EAD (Educação a distancia) que favorecei em muita a elevação dos índices nos diversos setores econômicos e sociais brasileiros.

Muitas dificuldades tentaram impedir que o governo brasileiro estabilizasse a situação diante a dificuldade de exportar mais algumas ações das instituições oficiais, bem como desoneração tributaria ao setor privado para enfrentar a concorrência externa. O Brasil passou a fazer parte da globalização entre países latino-americanos os quais atualmente vêm sofrendo crise financeira e pacotes e mais pacotes econômicos são lançados, mas não houve ainda nada que superasse a crise. Os Estados Unidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com