TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dos Benefícios a Empregados no Maior Banco da América Latin

Por:   •  22/3/2019  •  Artigo  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

BEATRIZ DE FREITAS BARBOSA RA: 8164341

JULIANNA LIRA CAMPOS RA: 8161530

KAMILA ERIKA DA SILVA RA: 6765725

POLLYANA CIMMINO STRINO RA: 8373165

CPC 33 APLICADO NA PRÁTICA

Análise dos Benefícios a empregados no maior banco da América Latina

SÃO PAULO - SP

2019

BEATRIZ DE FREITAS BARBOSA RA: 8164341

JULIANNA LIRA CAMPOS RA: 8161530

KAMILA ERIKA DA SILVA RA: 6765725

POLLYANA CIMMINO STRINO RA: 8373165

CPC 33 APLICADO NA PRÁTICA

Análise dos Benefícios a empregados no maior banco da América Latina

Trabalho de desenvolvimento de artigo científico apresentado ao curso de graduação em Ciências Contábeis para a Faculdades Metropolitanas Unidas como parte das exigências para a obtenção do título de Bacharel.

Orientador: Prof. Rodrigo P. Dos Santos

SÃO PAULO – SP

2019

INTRODUÇÃO

As entidades empresariais buscam meios de se assegurar da eficácia de suas estratégias para sua consolidação no mercado, o qual é exigente e competitivo. Fatores como bom desempenho dos colaboradores ao exercerem suas atividades, impactam direta e positivamente o resultado organizacional, e o atingir esse objetivo é um grande desafio para as empresas, uma vez que os pontos de vista podem ser divergentes.

Consistindo em mecanismos de alinhamento dos objetivos organizacionais, a Governança Corporativa estreita com qualidade e eficácia as relações impactantes para os objetivos corporativos. A transparência é destacada como um dos princípios de Governança Corporativa e como exemplo, temos o “disclosure”, que é a divulgação das demonstrações contábeis. Para garantir a divulgação das informações com maior qualidade por empresas comprometidas com a prática da transparência e Governança Corporativa, ocorreu a criação de seguimentos de listagem especial, com regras rígidas de Governança Corporativa, pela BM&FBOVESPA.

As empresas também buscam equilíbrio organizacional criando sistemas de incentivos a funcionários, ampliando a relação colaborador/empresa e consequentemente alcançando maior sucesso na gestão corporativa. Temos apenas como exemplos o bônus, participação nos lucros, previdência complementar e entre outros. A entidade organizacional estará bem equilibrada quando seus colaboradores são bem remunerados e a prestação de serviço é eficaz. A organização sobrevive se for transparente com seus stakeholders em geral, portanto, está diretamente associada entre a divulgação das informações e a aplicação de métodos de Governança Corporativa.

A importância das demonstrações contábeis no Brasil foi evidenciada quando adotamos as Normas Internacionais de Contabilidade – IRFS, consequentemente o nível de detalhamento das informações subiu, fazendo com que as empresas divulguem informações mais fidedignas com a realidade.

Resultante da aplicação do modelo contábil internacional, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis emitiu o CPC 33, destacando a divulgação e o conceito dos benefícios aos empregados como formas de compensação proporcionadas pela entidade a seus empregados, tendo como base os serviços prestados por eles, concessão a qual pode acontecer no decorrer do trabalho, em curto ou longo prazo e até mesmo após o término do vínculo empregatício. Estes valores devem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis como passivo ou despesa, de acordo com o seu tipo.

Divulgar as informações contábeis é uma exigência legal e contribui para a melhoria do desempenho organizacional, gerencial, financeira e contabilmente. Considerando as questões expostas, este trabalho busca responder a seguinte questão – O CPC 33 é aplicado corretamente pelo maior banco da América Latina? Temos como objetivo geral levantar o grau de cumprimento das orientações definidas pelo CPC 33 por uma das maiores e mais importantes instituições financeiras do mundo. Partimos deste mesmo princípio para a justificativa deste trabalho, uma vez que a instituição financeira aqui avaliada é de extrema importância na economia nacional, mundial e na vida diária dos cidadãos de todas as classes. Seus colaboradores e acionistas também são clientes, portanto, se a organização não é transparente simplesmente não sobrevive no mercado.

QUESTÃO DE PESQUISA

        O Brasil recebe inúmeros processos e ações de cunho trabalhista todos os anos, sendo grande parte relacionados aos benefícios do empregador para o empregado; benefícios esses que muitas empresas não honram e acabam levando diversos processos por isso, como exemplo dos maiores motivos de processos trabalhistas, estão: pagamento de horas extras, cobrança de verbas rescisórias, recolhimento do FGTS, adicional de insalubridade, entre outros.

        Levando em conta esse cenário, que teve uma diminuição após a reforma trabalhista, a maioria das empresas se preocupam em cumprir rigorosamente com todos os benefícios obrigatórios aos funcionários para não haver problemas do gênero no futuro. E a base contábil para a contabilização e divulgação correta de todos os benefícios destinados aos empregados se encontra no CPC 33.

        E para analisar se o CPC 33 é aplicado corretamente na prática, sendo essa a questão que norteia este artigo científico, iremos avaliar as demonstrações contábeis do primeiro semestre de 2018 de uma instituição financeira de importância mundial, o Itaú Unibanco Holding S.A. É de suma importância a realização dessa análise para que os usuários saibam como uma empresa de tamanha relevância procede internamente em relação aos benefícios aos seus funcionários e como é feito o detalhamento das referentes contas em seu patrimônio.

        Trazendo como exemplo do que será analisado, no pronunciamento contábil que aborda esses benefícios, é determinado que os benefícios podem ser a curto prazo, longo prazo e pós emprego e na modalidade pós emprego se encontram os planos de pensão divididos em contribuição definida e benefício definido e nesse artigo iremos estudar as notas explicativas do Itaú para melhor esclarecimento de como a instituição utiliza esses planos e a forma de contabilização de cada um.

        Tendo como base a pergunta: “O CPC 33 é aplicado corretamente em uma das maiores instituições financeiras do mundo?” será feita uma análise geral em torno de todo o pronunciamento contábil observando as últimas demonstrações contábeis disponíveis da empresa em questão para ser analisado cada aspecto do CPC 33 na prática.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com