TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ao longo da história da humanidade o homem tem se apropriado indiscriminadamente dos recursos naturais

Por:   •  30/11/2016  •  Monografia  •  4.908 Palavras (20 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

4

  1. PROBLEMA

5

  1. OBJETIVO GERAL

5

  1. OBJETIVO ESPECÍFICO

5

  1. JUSTIFICATIVA

5

  1. METODOLOGIA CIENTIFICA

6

  1. REFERENCIAL TEORICO

6

6.1.

CONCEITO DE LOGÍSTICA REVERSA

7

6.2.

QUESTÕES AMBIENTAIS

10

RECUPERAÇÃODEVALORDOSPRODUTOS

11

6.4.

CICLO DE VIDA

11

6.5.

EMBALAGENS

12

  1. EMPRESA

14

7.1.

AVALIAÇÃO FINANCEIRA

16

7.2.

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)

17

7.3.

PROCESSOS REALIZADOSNA EMPRESA

18

  1. CONCLUSÕES

21

  1. REFERÊNCIAS

22

 

INTRODUÇÃO

Ao longo da história da humanidade, o homem tem se apropriado indiscriminadamente dos recursos naturais, para garantir a sua própria sobrevivência, ou seja, no aproveitamento desses recursos naturais como fonte de energia ou de matéria- prima. Nessa evolução, o homem não tem se dado conta, que os recursos naturais podem ser fadados à escassez devido à má utilização, para isto é preciso desenvolver uma consciência ecológica mundialmente e fazer com que a população volte a preserva o meio ambiente e os recursos naturais ainda disponíveis.

Os dejetos produzidos pelas atividades humanas, sobretudo industriais, geram impacto ao meio ambiente, podendo até levar a situações irreversíveis de contaminação e degradação, tanto no meio urbano quanto no rural como exemplo a poluição no Rio Ribeirão Arrudas. Desta forma, de uns tempos para cá se percebe uma crescente preocupação para que a evolução tecnológica alie evolução industrial à preservação ambiental.

Na busca por este sucesso, diversos segmentos se uniram na procura de soluções para o desenvolvimento socioambiental, neste sentido muitas empresas têm buscado auxílio na gestão e educação ambiental.

Como a empresa Reciclagem. analisada trabalha com a comercialização de materiais sucateados, ou seja, resíduos sólidos passíveis de reaproveitamento, o que se denomina de reciclagem de materiais, tais como: vidro, ferro, papelão, metais e plástico. Materiais estes, que, quando descartados no lixo domiciliar, comercial e industrial, possui um grande potencial de reutilização ou reciclagem desses produtos que normalmente seriam despejados nos lixões agravando ainda mais o meio ambiente.

O crescimento da indústria de reaproveitamento de resíduos sólidos, ou recicladoras tem registrado um crescimento considerável tornando - se uma tendência mercadológica com um futuro promissor, a qual encoraja o crescimento deste mercado e viabiliza toda a infraestrutura necessária, geração de renda e grandes benefícios ambientais.

Tendo em vista ao amplo desenvolvimento da prática da reciclagem não apenas no cenário mundial mais nacional como forma de minimizar os custos de matéria - prima bem como tornar menos profundos os impactos gerados ao meio ambiente com a má utilização dos recursos naturais, verifica-se que a atividade do mercado de sucatas deve adequar - se as novas necessidades de mercado, onde a devida coleta de resíduos sólidos por tipo - papel, vidro, papelão, plástico, alumínio, ferro, etc., de fato auxiliariam na hora de comercializa - lós ou quando da entrega de grandes fluxos aos clientes já que o volume de materiais é estável e relativamente alto. Ademais, o mercado apresenta - se cada vez mais exigente e faz com que as empresas busquem alternativa de melhor aproveitamento de seus recursos, sejam estes físicos, humanos ou materiais.

  1. PROBLEMA:

O Processo de captação de um ferro velho é financeiramente viável?

2. OBJETIVO GERAL:

Analisar se o processo de captação de um ferro velho é financeiramente viável.

3. OBJETIVO ESPECÍFICO:

  1. Conceituar logística reversa

  1. Impactos ambientais
  1. Conceitos financeiros
  1. Análise resultado financeiro
  1. JUSTIFICATIVA

O presente trabalho procura averiguar se a empresa que adere a pratica sustentável é financeiramente saudável, se possui um plano estratégico para tal situação entre outros fatores relevantes. A sustentabilidade nas pequenas e médias empresas deveria ser mais praticada, uma vez que a sustentabilidade representa oportunidade de ganhos para as empresas e ainda contribuiu com o meio ambiente, fazendo com que resíduos que seriam descartados no meio ambiente possam ser enviados para empresas que farão a reciclagem e a criação de novos produtos. A gestão financeira e contábil são ferramentas importantes para o desenvolvimento das empresas, por se tratar de um conjunto de ações e procedimentos que visam melhorar os resultados apresentados e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro liquido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (641.1 Kb)   docx (426.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com