TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação das Taxas de Juros, pelos Bancos Comerciais ou Instituições Financeiras: Caso da Cidade de Lichinga, 2014 a 1016.

Por:   •  13/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.436 Palavras (10 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 10

Geraldo Tomas Julião

Aplicação das Taxas de Juros, pelos Bancos Comerciais ou Instituições Financeiras: Caso da Cidade de Lichinga, 2014 a 1016.

Experimentacao feita pela

Estudante Olivia Gilberto

 Paulo Rambique

Universidade Pedagógica

Lichinga

2017

Introdução

O projecto científico tem como tema: Aplicação das Taxas de Juros, pelos Bancos Comerciais ou Instituições Financeiras. Neste contexto, os Bancos comerciais ou Instituições de Créditos,  identificam-se com as medidas tomada pelo Banco de Central, este que é Banco que traça as politicas monetárias e supervisiona as Instituições de Créditos e Bancarias em Moçambique.  Assim como a Facilidade Permanente de Cedência subiu, todas as prime (PLR) dos bancos também subiram. Na maior parte dos casos, Prime Lending Rate (PLR) é praticamente a taxa de juro mínima que os bancos comerciais cobram nos empréstimos que concedem. A esta taxa é normalmente acrescida de uma margem de lucros dos bancos, denominada de rate spread. No período em estudo, verificar-se houve agravamento da aplicação das taxas de juros no que tange as taxas de referências ditadas pelo Banco Central deste Pais, este facto levou a este projecto científico, com o intuito de compreender as motivações destas oscilações ou aumento de aplicação das taxas de juros, que por conseguinte teria um impacto directo aos Clientes deficitários que procuram serviços de Créditos bancários.  O Projecto de pesquisa, foi esboçado em quatro (4), partes, a primeira aduz sobre a componente introdutória ate as hipóteses, e consecutivamente a fundamentação teórica em alusão a pesquisa. a terceira parte, aborda sobre a  metodologia, as técnicas de recolha de dados a serrem  usadas na pesquisa de forma clara e o grupo alvo,  e por último o cronograma da actividade a ser acrescida, o orçamento de toda actividade e a respectiva referencia bibliográfica, das obras e artigos que baseie-me.

Tema:

Aplicação das Taxas de Juros, pelos Bancos Comerciais ou Instituições Financeiras: Caso da Cidade de Lichinga, 2014 a 1016.

Delimitação do Tema

No que concerne a delimitação do tema, a pesquisa ira focalizar-se nos bancos comerciais da Cidade de Lichinga num período compreendido entre 2014 a 2016.

Objectivos

Geral:

Segundo LAKATOS (1992:102) “o objectivo geral ligado a visão global e abrangente do tema relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenómenos quer das ideias estudadas.”

Com vista a reflectir sobre o assunto da Aplicacao das taxas de juros nos bancos, o presente projecto objectiva.

  • Compreender o processo da Aplicação das Taxas de Juros, pelos Bancos Comerciais ou Instituições Financeiras Específicos

“Os objectivos específicos apresentam o carácter concreto, tem a função intermediaria e instrumental, permitindo, de um lado atingir o objectivo geral e de outro, aplicar estas situações particulares”. (Op.cit).

Constituem objectivos específicos deste projecto:

  • Identificar as causas do aumento das taxas de juros nas Instituições Bancárias;
  • Verificar os Instrumentos orientadores que o Banco Central impõe aos Bancos;
  • Propor medidas para o melhoramento na Formação de taxas de juros.

Problematização

No olhar de MARCONI e LAKATOS (2008, p.23), "a problematização e a transformação de uma sociedade humana em problema, que por sua vez, define-se como necessidade humana pensando." Na concepção científica, para GIL (1999, p.49), "o problema é qualquer questão não resolvida e que é objecto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento".

Os bancos, ao possuírem mais dinheiro disponível para emprestar, diminuem as taxas de juros

cobradas, inundando o mercado com dinheiro. O público agora poupa mais e exige menos retorno pelos seus depósitos. Porem, seja qual for o caso, o ciclo económico inicia quando a taxa de juros apresenta uma tendência declinante. Esta sinalização do mercado está falseada pela acção do governo, fazendo parecer que na comunidade existe maior capacidade de poupança do que existe realmente.

Quando o dinheiro criado chega às mãos do público, o público o gasta segundo a proporção consumo e poupança estabelecida pelas suas preferências temporais. O público, portanto tende a restituir o nível de taxa de juros que corresponde às suas preferências temporais. Se o público não modificar suas preferências, o que ocorre é que a taxa de juros tende rapidamente ao nível que exibia antes da expansão monetária.

O problema referente no presente projecto de pesquisa surge no âmbito da realização de algumas leituras e observações pilotos feitas diante dos bancos comerciais que circundam a cidade de Lichinga. Com isto, levanta-se a seguinte pergunta de partida:

  • Porque o Banco Central, não traça medidas para a uniformização de taxas de juros nos Bancos Comerciais ou instituições financeiras?

 Justificativa

           Para LAKATOS e MARCON (1991, p.103), "a justificativa consiste numa exposição suscita, porém completa das razões de ordem teórica e, aos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa e responde a questão porque."

Na maior parte dos casos, a taxa de juro mínima que os bancos comerciais cobram nos empréstimos que concedem, esta taxa é normalmente acrescida de uma margem de lucros dos bancos, denominada de rate spread. Porem, quando o Banco Central aumenta a taxa de juro de Facilidade Permanente de Cedência, os bancos comerciais também sobe a taxa média (Prime Lending Rate). Isto porque a FPC é a taxa de juro que o Banco Central cobra aos bancos comerciais quando estes pedem emprestado dinheiro, para darem crédito aos seus clientes.

No que concerne a justificativa, afirmar, o que motivou-me a abordar ou querer avançar com a pesquisa sobre o tema em foque, é por ser um tema pouco abordado pela arena académica, e em contra partida é um objecto de inúmeros debates económicos, políticos e financeiros os quais buscam equilíbrio nas formações das suas taxas. De seguida porque ira contribuir duma forma positiva, como fonte de consulta principalmente para os funcionários bancários.

Hipóteses

Segundo LUNA (1997), "avança que, Hipóteses são suposições colocadas como respostas plausíveis e provisórias para o problema da pesquisa e podem ser confirmadas e refutadas no desenrolar da pesquisa".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (290.9 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com