TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPATIBILIDADE DO CRIME DE AGIOTAGEM COM OS JUROS EXCESSIVOS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Por:   •  22/10/2022  •  Artigo  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITARIO MONTES BELOS UniMB

NÚBIA MARTINS ARRUDA

PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS – GO

2020

NÚBIA MARTINS ARRUDA

A COMPATIBILIDADE DO CRIME DE AGIOTAGEM COM OS JUROS EXCESSIVOS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

Projeto de Pesquisa Científica apresentado à Banca de Qualificação da turma A9/DM do Curso de Direito da Centro Universitário Montes Belos UNIMB, de São Luís de Montes Belos, Goiás, a ser utilizado como diretriz na elaboração do correspondente Artigo Científico, exigido como requisito parcial para a obtenção do certificado de Bacharelado em Direito, sob a orientação do Professor, Marlus Silva dos Santos, Orientador de Trabalhos de Curso I e II.

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS – GO

2020

1. Introdução

        Este Projeto de Pesquisa Científica, exigido como requisito parcial para a obtenção do certificado de Bacharelado em Direito da Faculdade Montes Belos, tem como escopo traçar as diretrizes que servirão de base para a elaboração do correspondente Artigo Científico, o qual será desenvolvido no curso da disciplina Trabalho de Curso II, durante o semestre vindouro, e trará como título A Compatibilidade Do Crime De Agiotagem Com Os Juros Excessivos Das Instituições Financeiras. Para tanto, o presente Projeto compõe-se dos elementos adiante explicitados.         

2. Justificativa

        A pesquisa científica se justifica mediante os seguintes fatores:

2.1 Delimitação

        O tema delimita-se mediante a seguinte abordagem:

Área: Direito Penal

Tema: Agiotagem

Delimitação: A prática do crime de usura, praticado através do empréstimo de dinheiro mediante uma cobrança de juros excessivos, vedados pelo Art. 4º da Lei n. 1.521/1.951.

Título: A Compatibilidade Do Crime De Agiotagem Com Os Juros Excessivos Das Instituições Financeiras

        Como se vê, a delimitação do tema é de suma importância para mais facilmente se desenvolver a pesquisa.

2.2 Relevância

O presente trabalho científico tem sua relevância na medida em que, a partir de sua divulgação, servirá de instrumento de pesquisa para a sociedade, tendo em vista que a prática de agiotagem está em todos os meios sociais, e a maioria da sociedade não tem conhecimento do caráter criminoso dessa modalidade de empréstimo. Assim, poderá, com isso, vir a ser uma importante ferramenta, senão de transformação de realidades, pelo menos de conscientização da sociedade.         

        

2.3 Viabilidade

A viabilidade da presente pesquisa apresenta-se por haver inúmeros estudos científicos, tais como: doutrinas, leis, revistas e jurisprudências, além de sites eletrônicos que abordam o tema.

O empréstimo de dinheiro mediante juros abusivos é uma prática criminosa, porquanto, de acordo com o art. 884 do Código Civil, se tratam de um enriquecimento ilícito, assim, abordar-se os juros excessivos dos bancos, se é considerado agiotagem. Dessa forma será abordada mediante uma pesquisa ampla, por haver inúmeros artigos científicos, dissertações e teses, acervo este que poderá ser utilizado para enriquecer este artigo.

3. Roteiro provisório

Assunto ………………………………………………………………….....…….... (Página)

1. Introdução .......................................................................................................................... (...)

2. Conceito de Agiotagem.................................................................................................... (...)

3. Empréstimo de dinheiro por particulares ........................................................................ (...)

4. Juros excessivos dos bancos............................................................................................... (...)

5. A agiotagem legal....................................................................... (...)

5. Conclusão (ou Considerações Finais) ............................................................................... (...)

6. Referências ........................................................................................................................ (...)

4. Referencial teórico

        O crime de agiotagem se caracteriza quando há o empréstimo de dinheiro com taxas de juros excessivos, superiores aos permitidos por lei e sem autorização do Banco Central. Considera-se crime contra a economia popular, estabelecido no art. 4º da Lei n. 1.521/51, ao qual dispõe:

Art. 4º. Constitui crime da mesma natureza a usura pecuniária ou real, assim se considerando:

a) cobrar juros, comissões ou descontos percentuais, sobre dívidas em dinheiro superiores à taxa permitida por lei; cobrar ágio superior à taxa oficial de câmbio, sobre quantia permutada por moeda estrangeira; ou, ainda, emprestar sob penhor que seja privativo de instituição oficial de crédito;

(...).

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

Ocorre que, no ato do empréstimo de dinheiro entre particulares, os agiotas como forma de enganar o devedor, ocultam o valor dos juros cobradas, com a finalidade de impeli-los a maiores encargos e taxas. Todavia, essa prática tão corriqueira caracteriza crime de usura, disposto no art. 13 do Decreto-Lei n. 22.626/33, a saber:

Art. 13. É considerado delito de usura, toda a simulação ou prática tendente a ocultar a verdadeira taxa do juro ou a fraudar os dispositivos desta lei, para o fim de sujeitar o devedor a maiores prestações ou encargos, além dos estabelecidos no respectivo título ou instrumento.

Penas - prisão por (6) seis meses a (1) um ano e multas de cinco contos a cinquenta contos de reis.

A legislação vigente que regula os referidos crimes atinge tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas que não estão enquadradas no Sistema Financeiro, seguem seus próprios padrões de juros, e destroem a economia, porquanto emprestam o dinheiro para pessoas que estão em situações difíceis, para que consigam superar a crise em que se encontram, mas por inexperiência destes, acabam por se endividarem e afundarem mais ainda suas vidas financeiras, haja vista que os agiotas emprestam dinheiro apenas para obter lucros de forma ilícita e enriquecer a custa de outrem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com