TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apreciação Cambial Desvalorização Cambial

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 2

Em momento de retração da atividade econômica ocorre desajustes que comprometem a performance produtiva do país com desdobramentos para a sociedade. Analise as variáveis apresentadas em cada cenário e responda as questões solicitadas:

Variáveis Econômicas CENÁRIO 1 CENÁRIO 2

Taxa de Inflação 8,5% 3,5%

Taxa de Juros (Selic) 14% 9%

PIB 2,5% 7,5%

Câmbio Apreciação cambial Desvalorização cambial

1. Qual cenário caracteriza maior fragilidade na condução da política macroeconômica? Justifique sua resposta avaliando cada variável apresentada e os desdobramentos no mercado.

O cenário 1 apresenta maior fragilidade na condução da política econômica. A alta inflação é contrária a estabilidade dos preços, uma das metas da política macroeconômica. O produto interno bruto está baixo, o que demonstra que o crescimento econômico não foi alcançado. A inflação alta também contribui negativamente com a distribuição equitativa da renda. Podemos deduzir também que devido à baixa atividade econômica, o desemprego deva aumentar. Assim, nenhuma das metas de política macroeconômica está sendo alcançada no cenário 1.

2. A decisão de aumentar a taxa de juros (Selic) caracteriza que tipo de política monetária? Justifique sua resposta.

Caracteriza a política monetária contracionista, que consiste em reduzir a oferta de moeda na economia, visando o controle inflacionário principalmente. Com juros mais altos, maior é a remuneração do dinheiro investido, estimulando a aplicação do dinheiro com maior rendimento. O consumo é afetado à medida que quanto maior a taxa de juros, mais caro se torna o financiamento de bens de consumo.

3. Qual variável econômica é diretamente afetada em momento de turbulência externa? Considere em seu argumento o efeito contágio da desaceleração e os desdobramentos para o país.

A taxa de câmbio é afetada diretamente em momento de turbulência externa. Ela impacta principalmente a inflação e os preços dentro da economia nacional, e isso vale mesmo para bens de consumo feitos dentro do país ou pequenos produtores rurais. Isto porque, além da quantidade de bens de consumo importados aqui dentro, muitas máquinas e matérias primas tem seus preços cotados na moeda dos Estados Unidos. Fortes variações cambiais podem desacelerar a economia nacional, transformando turbulências externas em problemas internos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com