TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das operações de swap cambial, como hedge de importações

Artigo: A importância das operações de swap cambial, como hedge de importações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Artigo  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

A importância das operações de swap cambial, como hedge de importações.

O mercado de câmbio é o ambiente onde é feito a troca ou negociação por moeda estrangeira. Qualquer pessoa jurídica ou física pode adquirir ou vender moeda estrangeira, desde que esteja devidamente cadastrada documentalmente em órgãos autorizados pelo Banco Central a fazer estas operações. Dentro deste mercado, os elementos que nele participam são os que fazem divisas e os que recebem divisas.

Imagine que você seja importador de eletrônicos e que invista parte dos lucros de seu negócio. Sua despesa é em dólar e seus rendimentos em uma taxa de juros não definida previamente. Seu orçamento vai ficar prejudicado se o dólar ficar mais caro ou se a taxa de juros cair. Para reduzir esse tipo de risco foi criado o swap, que permite aos investidores tornar receitas e despesas sujeitas às mesmas oscilações.

Por meio de um contrato de swap, você, importador, poderia trocar a sua despesa, em dólar, por outra, em juros. Assim, você teria despesas e receitas alinhadas: as duas sujeitas às variações de determinada taxa de juros. A mesma queda nos juros que te faria perder dinheiro nos investimentos tornaria suas despesas mais baratas, já que estas também estariam ligadas aos juros e não mais ao câmbio.

Você poderia firmar contrato com um exportador, que tem receita em dólar, mas que pode ter contraído um empréstimo em que paga juros. Assim, os dois ficariam protegidos em seus negócios. Algumas vezes, o próprio Banco Central vende contratos de swap cambial, assumindo os riscos da oscilação do dólar e oferecendo o rendimento em juros. A intenção é fazer a cotação do dólar subir, já que a operação é equivalente à compra de dólares no mercado futuro. O aumento da demanda pela moeda americana leva à sua valorização.

Contratos de swap semelhantes são feitos entre taxas de juros firmadas no contrato e taxas não fixadas previamente, entre juros fixados com base em índices diferentes e entre duas moedas. Um empresário que recebe dólares por exportações e paga ienes por importações, por exemplo, pode querer deixar suas receitas e despesas vinculadas à mesma moeda. Se não fizer isso, vai ter problemas sérios, por exemplo, se o preço do dólar cair e o do iene subir ao mesmo tempo, com redução drástica de receitas e aumento de despesas, para pensar numa situação limite.

Como ocorre com outros mecanismos de hedge, ou seja, de proteção contra risco, os contratos de swap estão sujeitos à especulação. Muitas vezes eles são comprados por uma aposta, fundamentada em alguma expectativa, de que o dólar vai valorizar ou de que os juros vão cair, por exemplo. Todas as negociações de contratos de swap são regulamentadas pelo Banco Central.

Hedge

São operações de proteção contra riscos financeiros que consistem na troca de rentabilidades de diversos indicadores de mercado, como também da trava de preços futuros. De acordo com Silva Neto (2002), o “[...] hedge pode ser definido como uma operação realizada no mercado de derivativos com o objetivo de proteção quanto a possibilidade de oscilação de um preço, taxa ou índice.” Quando um agente financeiro procura uma operação com derivativos, ou ele está especulando por meio da arbitragem ou buscando proteção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com