TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Aplicações de Recursos em títulos e Valores Mobiliários

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.224 Palavras (13 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

                              UNIVERSIDADE AHANGUERA-UNIDERP

                                  Centro de Educação a Distância

                                Curso superior de Ciências Contábeis

                                     Atividade Pratica Supervisionada

                                  Disciplina: Contabilidade Avançada I

                Tutor à distância: Prof.

                Tutor Presencial: Prof.

                                            Juazeiro Ba 2015

INTRODUÇÃO

O objetivo destes estudos é a avaliação da disciplina Contabilidade Avançada e tendo a ferramenta como uma base de verificação para uma apresentação das formas de contabilização pertinentes dos assuntos da Contabilidade Avançada.
A pesquisa apresentada através do curso de Ciências Contábeis, na disciplina de Contabilidade Avançada foi proposta, como método de aprendizado nos levando a uma melhor compreensão da disciplina.
Análise do trabalho foi feita como base de todo o estudo desenvolvido. 
diante disto estaremos representando o que nos leva ao tema em discussão, os seus tipos mais conhecidos, como se classificam e também como são contabilizados e avaliados. Hoje as empresas que sabem administrar bem seus resultados ou mesmo os lucros ou um dinheiro que não irá ser utilizado de imediato procuram uma forma de fazê-lo render para que não se desvalorize. A capacidade de avaliação e distinção faz com que haja uma segurança e confiança a um investimento que por ser a curto ou médio prazo é chamado de temporário trazendo assim rendimentos significativos.

ETAPA 1

Aplicações de Recursos em títulos e Valores Mobiliários.

 (Segundo José Hernandes Perez Jr. 2012).

O estudo das aplicações de recursos em titulo de valores monetários nos leva a observar que o principal documento técnico relativo ao assunto e o pronunciamento emitido pelo comitê de pronunciamento contábil, CP14 – Instrumentos financeiros: Reconhecimentos, Mensuração e Evidenciação – que estar fundamentado nos pronunciamentos do IASB ( Internacional Accounting Standards Board – Normas Internacionais contábeis IAS 39 e IAs 32.

O CPC 14 foi revogado e substituído pelos pronunciamentos CPC 38  - Instrumentos financeiro: Reconhecimento e Mensuração , CPC 39 – Instrumentos financeiros  : Apresentação e  CPC 40 – Instrumento financeiros : Evidenciação .

 CONCEITOS BASICOS

 


1.0 Títulos de crédito são papéis representativos de uma obrigação e emitidos de conformidade com a legislação específica de cada tipo ou espécie, são classificados como Títulos ao portador, que são aqueles que não expressam o nome da beneficiada. E
 títulos nominativos, que por sua vez, identificam o beneficiário e circulam à ordem ou não à ordem. E é emitido em favor de pessoa cujo nome conste no registro do emitente. Transfere-se o título nominativo mediante termo, em registro do emitente, assinado pelo proprietário e pelo adquirente.

2.0 Valores mobiliários: papéis emitido por entidade financeiras ou não, representativo de frações de um patrimônio (ações ou quotas) ou de direitos sobre a participação num patrimônio (bônus de subscrição ou partes beneficiárias )

3.0 Aplicações financeiras: são aplicações de recursos de natureza monetária, na expectativa de que, no tempo, produza um retorno financeiro, ou seja, espera-se não só obter o capital investido, como também um excedente, a título de juros ou dividendos.

O rendimento dessas aplicações estar diretamente relacionada as taxas controladas :

 

3.1 Depositam a prazo fixo.

3.2 Certificados de deposito bancário.

3.3 Cadernetas de poupança. .

3.4 Debêntures conversíveis ou não em ações.

4.0 Investimentos. São aplicações de natureza não monetária que são representados por valores mobiliários sem prazo de vencimento ou taxa de rendimentos predeterminados. Sendo ele diretamente relacionado as oscilações de cotações de preço de compra e venda. Ex:

4.1 Ações adquiridas ou cotadas em bolsa de valores.

4.2 Investimentos em ouro

4.3 Fundos de ações

 

 Questões

 

  1. O que são títulos de credito? e qual a sua classificação contábil?

 Títulos de crédito são papéis representativos de uma negociação comercial, uma obrigação assumida entre as parte oriunda de atividade mercantil, emitidos conforme a legislação. São classificados como valores a receber de clientes / terceiros e podem ser de curto, médio ou longo prazo. Anomenclatura varia de acordo com o plano de contas, cujos exemplos de nomes são: Duplicatas a Receber, Clientes, Valores a Receber.
entende-se que o título de crédito é o documento escrito no qual se materializa tal obrigação futura
consistente na promessa feita pelo devedor de pagar a prestação atual que lhe realizou o credor.
Os títulos de credito se classificam-no ativo circulante quando o titulo prever liquidação no prazo inferior a 12 meses e no ativo não circulante quando o prazo de liquidação for superior a 12 meses.


1.2. O que São Valores Mobiliários? E Qual a Sua Classificação?


Valores mobiliários são documentos emitidos por empresas ou outras entidades (públicas ou privadas), que representam um conjunto de direitos e deveres aos seus titulares e que podem ser comprados e vendidos nos mercados de valores mobiliários.
Para as entidades que os emitem, os valores mobiliários representam uma forma de financiamento alternativa, enquanto para os investidores são uma forma de aplicação de poupanças que se caracterizam por uma grande variedade de níveis de risco e de potencialidade de rentabilidade.
Os referidos documentos que representam os valores mobiliários podem ser títulos em papel (valores mobiliários titulados) ou registros informáticos (valores mobiliários escriturais). Atualmente a grande maioria dos valores mobiliários está representada por valores mobiliários escriturais devido à sua maior facilidade de circulação e transação e devido à maior segurança que proporcionam.
Os Valores mobiliários podem se classificar no ativo circulante como disponibilidades ou ativo não circulante como investimento. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com