TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Minerais Do Rio Grande Do Norte

Trabalho Escolar: Recursos Minerais Do Rio Grande Do Norte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  1.509 Visualizações

Página 1 de 3

• Argila

Os Depósitos de argila comuns de várzeas são os mais conhecidos e importantes, por encerrarem expressivas reservas. Muito utilizado na indústria cerâmica. São bastantes comum em Assu, Ipanguaçu e Itajá, Macaíba, são Gonçalo de Amarante, Parelhas, Carnaúbas dos Dantas, Acari e Currais Novos. Foram estimadas 50 toneladas de argila de reserva nos depósitos.

• Barita

É encontrada principalmente em duas regiões: a primeira abrange os municípios de São Fernando, Caicó, São João do Sabugi, Timbaúba dos Batistas e Jardim de Piranhas e a segunda, Lajes, Bodó, Pedro Avelino e Santana dos matos. A exploração da Barita vem caindo com a finalização das atividades em algumas ocorrências. Devido a sua alta densidade, a barita é utilizada em fluidos de perfuração de petróleo e carga para produtos diversos.

• Águas minerais

São encontradas na região metropolitana de natal, Extremoz, Macaíba, Parnamirim, Vera cruz e em menor quantidade, Apodi, Mossoró e Upanema. É usada para fins de engarrafamento, já que podem ser usadas para consumo humano. São gerados 500 empregos diretos e 4500 indiretos e 91% da sua utilização é no mercado interno, enquanto o restante é usado no mercado Regional ( Paraíba e Ceará) .

• Berilo e Columbita- tantalita

Na verdade, são subprodutos da garimpagem de feldspato, caulim e gemas na região do Seridó. A exploração do berilo teve seu auge entre as décadas de 40 e 80 por conta da sua utilização no mercado espacial. Devido a oscilação do preço no mercado internacional, já que é os Estados Unidos o maior consumidor de Berilo, e a descoberta de outro mineral mais econômico, a bertrandita, a exploração do metal vem caindo com o passar dos anos e se encontra assim até hoje. Como o berilo, a columbita- tantalita também teve seu auge de produção pela década de 40. Hoje em dia, há um tímida extração sazonal, que varia muito devido a oscilação do preço no mercado importador do minério. São encontradas principalmente nos municípios de Lajes pintadas, São Tomé, Tenente Ananias e Paraná. Entre 1999 e 2001 houve a última corrida pelo tântalo, já que a indústria eletrônica poderia usar o minério em seus produtos, como celulares, laptops e etc.

• Caulim

São divididos em três tipos: Pegmatíticos, sedimentares e de alteração superficial. O primeiro é o mais importante comercialmente e é encontrado principalmente no município de Equador. A sua exploração, nos dias atuais, ocorre de maneira informal através da garimpagem. Nos últimos anos, a produção foi em torno de 4000t/ano. É uma atividade importante economicamente para a região e empega muitos trabalhadores.

• Mica

É utilizada na indústria eletrônica e de manufatura de papel. O material “desperdiçado” também é utilizado como tintas, eletrodos e cerâmica.

• Calcários

Os calcários sedimentares calcíticos estão presentes nos municípios de Mossoró, Gov. Dix-sept-Rosado, Baraúnas, Felipe Guerra, Macau, Alto do Rodrigues, Pendências dentre outros. O rio Grande do Norte contém uma das maiores reservas de calcário sedimentar do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com