TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Na Contabilidade

Por:   •  23/10/2020  •  Resenha  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 10

Atividade 3º

C) Estes valores significam o que a empresa de fato realizou com as vendas após dedução de todas as despesas e impostos, por exemplo, para cada 100 reais de vendas a empresa auferiu no ano de 2014 o equivalente a R$ 2,40 já no ano de 2015 o valor realizado efetivamente foi de R$ 16,40. Esta elevação pode ser explicada pela elevação da receita com vendas e a manutenção do custo, potencializando o custo de produção em números satisfatórios e que não afetasse de forma agressiva o resultado, além do custo, há a relação também com a administração das despesas, bem como do resultado financeiro, que é um dos motivos que diminui o resultado auferido.

D) Não, quando é utilizada uma grande quantidade de índices a análise pode ficar comprometida, pois alguns índices podem se confrontar entre si, e causar confusão no analista, não evidenciando a real situação financeira, econômica e patrimonial da empresa.

E) Um índice de LC igual a 3,00 significa que aparentemente a emprega goza de uma situação financeira favorável, sendo que para cada real de divida de curto prazo possui o triplo do valor para pagamento, entretanto, para que isto seja comprovado, deve-se verificar a sincronização das contas, pois o vencimento das obrigações pode ser para hoje, enquanto o recebimento é para 15 dias, deste modo à situação financeira se mostrará insatisfatória, refutando o que o índice indica, além disso, deve ser observada a qualidade das contas, para verificar se não há algum ativo que não gerará mais benefícios futuros.

F) Está, por que quase se avalia os índices, deve levar em consideração o mercado a qual o segmento está inserido e, quando este demonstra situação divergente com as demais companhias significa que a sua situação financeira, tratando-se do índice de liquidez seca, não é suficiente para honrar com os compromissos assumidos, bem como, demonstra que há algo de errado na empresa, pois esta não está seguindo os padrões do mercado ativo.

H) Sim, no entanto a premissa para obter esta taxa de retorno será distinta a ambas, além de não pode ser comparado entre as empresas, pois não há como comparar empresas de segmentos diferentes.

i) Não há relação entre o índice de IPL e ILG, quando o PL é todo voltado para financiar o imobilizado, visto que, para realizar o calculo do ILG, o ativo imobilizado não se faz necessário.

Todavia, esta situação muda quando uma parcela do PL se volta a financiar o AC, passando a influenciar na liquidez corrente, já que esta parcela não utilizada no imobilizado aumentará o giro da empresa e, por conseguinte, a Liquidez geral se elevaria.

J) A companhia poderia subscrever ações no mercado financeiro, para conseguir aporte financeiro e consequentemente melhorando seu PCT, além de incorporar reservas para aumentar o capital próprio.

K) “O Brasil não cresce porque as empresas não têm lucro suficiente para reinvestir e aumentar a produção”.

No Brasil há uma grande dificuldade na geração de lucro por diversos fatores, mas o principal deles e o que causa maiores danos as companhia é o Estado e a burocracia existente, bem como as intervenções que ele faz na economia, além dos tributos e a carga tributária que afeta a produção e os preços dos produtos, fazendo com que o empresário diminua a margem de lucro para conseguir por seus produtos á venda, além disso, o estado fomenta empresas que visivelmente não consegue mais se estabelecer no mercado, com aporte financeiro, e ignora as empresas que estão conseguindo de algum pode se estabelecer no mercado, criando concorrência que não seria “justa”, visto que tal companhia não teria condições de se manter no mercado.

L) A rentabilidade é entendida pelos valores que irão render ao final de um período, já a liquidez é o tempo esperado para transformar o montante investido em dinheiro propriamente dito.

Desta forma, se o investidor realizar um investimento com o desejo de retorno rápido, deverá levar em conta a liquidez do negócio, porém se o intuito é obter lucros maiores o ideal é avaliar a rentabilidade. Assim, podemos perceber que há incompatibilidade nas duas variáveis, pois uma almeja retornos financeiros mais rápidos, já a outra propõe resultado econômico mais ou menos satisfatório.

Um exemplo onde há esta incompatibilidade são os investimentos no tesouro Selic, onde há alta liquidez, entretanto a rentabilidade é baixa.

M) Definiria como uma situação não satisfatória, pois o valor que pode está superestimando o caixa pode vir de recursos oriundos de empréstimos e financiamentos, o que torna a saúde financeira da companhia ruim, quando não consegue gerar retornos suficientes para arcar com o ônus destes empréstimos.

N) Por que o Lucro é econômico, e não financeiro, assim obter lucro não significa necessariamente ter recursos em caixa ou equivalente de caixa, pode ser explicado também pelo regime que é contabilizado o resultado, sendo registrado pelo regime de competência, sendo que o registro não quer dizer o recebimento do valor efetivamente.

O) É importante analisar o Ativo circulante e o passivo circulante de forma mais analítica, para não está alocado nestes grupos alguma conta que não é mais recebível, interferindo na liquidez efetiva da empresa, ou está registrado algum fornecedor que já foi pago e ainda não está dado baixa, ou dado baixa no valor equivocado.

P) O efeito de uma alta liquidez está relacionado com o índice de rentabilidade, pois quando a liquidez se apresenta elevada a rentabilidade do negócio apresenta uma disposição baixa, agindo negativamente na geração de lucros para reinvestimento na atividade operacional da companhia.

Q) A afirmação está correta, pois lucro não é dinheiro, o lucro é essencialmente econômico, ou seja, eu posso vender e ter grandes retornos, mas não ter recebido os valores decorrentes das vendas, pelo prazo dado ao cliente, não possuindo assim recursos nenhum recurso em caixa.

R) A analise horizontal encadeada é realizada tendo como base um único ano, sendo este o primeiro ano da análise, sendo os demais comparados a este. Já a analise horizontal anual, é realizada tendo como ano base sem os anos anteriores, assim a base de comparação sempre se altera.

S) Caso a empresa apresente o IPL maior que 100% a empresa poderá apresentar o CCL positivo se utilizar recursos de terceiros de longo prazo para financiar seu capital de giro, visto que para o calculo do CCL, não se leva em consideração o passivo não circulante, apenas se relacional o ativo circulante – passivo circulante.

T) A analise vertical é realizada relacionando as contas do ativo e passivo circulante com o total dos recursos disponíveis pela empresa, realizando a equivalência do percentual das contas sobre o total de recurso, apresentando deste modo, qual conta tem mais relevância à análise. Já análise horizontal, evidencia a tendência das contas em comparação com o ano base, demonstrando se determinada conta evoluiu ou decresceu no decorrer do tempo. Exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com