TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Finanças Publicas

Por:   •  6/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  793 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

A lei complementar n° 101, conhecida como Lei de Responsabilidade fiscal ( LRF), editada em 4 de maio de 2.000 , tem suas regras baseadas nas premissas do planejamento , controle, transparência e responsabilidade.

A essência da Lei da Responsabilidade fiscal é propiciar o aumento da transparência na gestão do gasto público, permitindo que os mecanismos de mercado e o processo político sirvam como instrumento de controle e punição dos governantes que não agirem de maneira correta.

Os princípios – Austeridade, economicidade, e seriedade são os referenciais para orientar o principio da eficácia na gestão pública contida na Constituição Federal do Brasil ( Emenda Constitucional n° 19 , de 1998).

A Lei de Responsabilidade Fiscal é resultado de algumas determinações constitucionais para a divisão do poder financeiro entre a União , os estados , o Distrito Federal e os municípios , para propor , votar e aprovar os orçamentos , instituir e elevar, regular e arrecadar os tributos , bem como efetuar despesas e contrariar ou assumir dividas.

Está submetida aos princípios as vedações , normas e limites definidos na Constituição Federal .

Essas ações e medidas , são adotadas em leis complementares e ordinárias .Os incisos II a VII o art. 163, enfatizam que a lei complementar deve regular determinadas matérias que integram a esfera das finanças públicas.

Buscou -se alcançar com a aprovação da LRF , eficácia a vários dispositivos da Constituição Federal, especificamente em seus artigos 163 e 169, o equilíbrio entre receita e despesa ,a transparência da gestão fiscal e as responsabilidades dos dirigentes.

A Lei Complementar n° 101 de 4 de maio de 2000 – Lei da Responsabilidade Fiscal ( LRF) foi concebida no contexto de um processo de redemocratização e descentralização do estado Brasileiro , apoiado no poder dos governos estaduais e locais para gerar e captar recursos e decidir a alocação de cada gasto público.

A Lei de Responsabilidade Fiscal ( LRF) foi criada com o objetivo de definir normas de finanças públicas orientadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Nesse sentido é uma lei que busca permitir maior transparência e equilíbrio nas contas públicas , exigindo dos administradores uma gestão orçamentaria e financeira responsável com eficácia e eficiência. Ela define punições para quem não cumprir com o exigido . Busca-se dessa forma , exigir dos governantes compromissos com o orçamento com as metas a serem apresentadas e aprovadas pelo poder legislativo.

Os Efeitos da Lei de Responsabilidade Fiscal sobre o planejamento governamental podem ser bastante significativos .A determinação da produção de novas informações para planejamento, como estabelecimento de metas e condições para execução orçamentaria, bem como para a previsão, a arrecadação e a renúncia da receita, podem ser considerados um dos aspectos mais importantes da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Assim, a Lei da Responsabilidade Fiscal está colaborando decisivamente para a construção de um consistente sistema de planejamento, execução orçamentária e disciplina fiscal de largo alcance.

O cumprimento da Lei da Responsabilidade Fiscal , em especial no que se refere á elaboração e divulgação dos relatórios de Gestão Fiscal, pode ser avaliado como uma ação bastante positiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com