TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Noções de Contabilidade

Por:   •  27/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade referente à aula 01

Questão 01- Quais são aos autores que trataram da contabilidade no mundo antigo e mundo medieval.

Leonardo Fibonacci e Frei Luca Pacioli.

Questão 02- No Brasil quando foi criada associação dos guarda livros da corte?

Em 1869.

Questão 03 – Qual a lei que disciplina a contabilidade no Brasil?

Lei 6.404/76

Atividade referente à aula 02

Questão 01-Qual a diferença entre empresa e instituições?

As empresas podem exercer atividades diversas e podem ser consideradas instituições privadas, públicas e mistas.

As instituições privadas exercem suas atividades de forma particular, tem por objetivo o lucro a ser distribuído entre seus sócios ou acionistas. O interesse desta é completamente particular.

 Instituições públicas, por sua vez, estão submetidas aos órgãos públicos para sua atuação e podem ser de esfera Federal, Estadual ou Municipal. Seu objeto principal é o interesse público, da sociedade da população, isto é, melhoria de toda a população de forma coletiva.

As instituições mistas são aquelas que têm o objetivo particular e público ao mesmo tempo, ou seja, participação de empresas privadas e participação de instituições públicas.

Questão 02- As empresas podem ser dividas em quais níveis de atividades?

As Empresas Podem Ser Dividas Em:

• Comerciais – “Empresas comerciais são aquelas que vendem mercadorias diretamente ao consumidor – no caso do comércio varejista – ou aquelas que compram do produtor para vender ao varejista – comércio atacadista. ”

 • Industriais – “Empresas industriais são aquelas que transformam matérias-primas, manualmente ou com auxílio de máquinas e ferramentas, fabricando mercadorias. ”

• Prestação de serviços – “Empresas de prestação de serviços são aquelas cujas atividades não resultam na entrega de mercadorias, mas da oferta do próprio trabalho ao consumidor”.

Questão 03- Qual a principal diferença entre o empresário individual e o empresário individual de responsabilidade limitada.

Empresário Individual: A responsabilidade é total do empresário, podendo atingir seus bens pessoais.

Empresário Eireli: Constituída por uma só pessoa, o próprio empresário, uma de suas características principais é a separação dos bens dos sócios com os bens da empresa.

Questão 04- Quais são as características do microempreendedor individual? cite duas características do MEI.

Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O microempreendedor individual poderá ter até 01 funcionário com registro em carteira de trabalho e este empresário esta obrigado ao recolhimento de todas as contribuições incidentes como (FGTS e INSS) do funcionário. O Microempreendedor Individual tem acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Atividade referente aula 03

Questão 01- Para o entendimento acadêmico, peço que assinale na frente da cada palavra, as opções abaixo como sendo B para bens, D para direitos e O para obrigações.

  1. Promissórias a receber   D
  2. Duplicatas a pagar O
  3. Veiculo B
  4. Maquinas e equipamentos B
  5. Salários a pagar O
  6. Promissórias a receber D
  7. Imóveis B
  8. Fretes a pagar O
  9. Salários a receber D
  10. Banco conta movimento O
  11. Caixa B
  12. Fatura cartão de credito a pagar O
  13. Impostos a recolher O
  14. Dividendos a receber D

Questão 02- Relacione os grupos do Ativo descritos, abaixo, com as suas respectivas propriedades, na segunda coluna abaixo, eem seguida, assinale a opção CORRETA. 

  1. Ativo circulante;
  2. Investimentos;
  3. Imobilizado;
  4. Intangível.

Preencha as lacunas.

  1. ( 2  ) As contas representativas das participações permanentes em outras sociedades e dos direitos de qualquer natureza;
  2. (  1 ) Bens e os direitos que estão em constante circulação patrimonial
  3. ( 3 ) Os direitos que tenham por objeto bens corpores destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens
  4. ( 4 ) é composto exclusivamente por contas representativas de bens incorpores (imateriais), os quais, embora não possuindo existência corpórea, representam direitos de propriedade industrial ou comercial, legalmente conferidos a seus possuidores.

Assinale a opção CORRETA. 

  1. 1, 2, 4, 3;
  2. 4, 3, 2, 1;
  3. 2, 1, 3, 4.
  4. 3, 4, 1, 2;

Questão 03-As contas apresentadas pela empresa podem ter natureza devedora ou credora, sendo assim indique 01 para contas de natureza Devedora e 02 para as contas de natureza Credora. Sendo estas as respectivas contas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (116.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com