TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Operações Com Mercadorias Controle de Estoques

Por:   •  25/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  3.699 Palavras (15 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 15

Unidade 1

Operações com Mercadorias - Controle de Estoques

O entendimento que se tem sobre os controles relacionados ao estoque é que eles estão limitados à regulação de entrada e saída de mercadorias e/ou matérias-primas, o que em muitos dos casos, passa sem a percepção inicial de que há uma opção muita estratégica para a empresa, uma vez que o estoque compõe o capital de giro. Este, por sua vez, é o montante de dinheiro disponível que a empresa possui para se manter competitiva no mercado por um determinado espaço de tempo.

Trata-se de uma dos ativos mais relevantes no capital circulante da empresa, por se tratar, em um primeiro momento, de investimento e, principalmente, por ter sua liquidação a qualquer momento. Além disso, tem sua característica estratégica, pois impacta diretamente várias atividades, como a produção, área comercial e o financeiro da empresa. A falta de controle do estoque em nível adequado pode representar a perda de vendas e gerar prejuízos, sendo notoriamente evidenciados, em um aplicado e correto controle, o aumento da competitividade e a possibilidade de um melhor preço, sem deixar de abrir mão da margem de rentabilidade esperada.

Objetivos:

  • Contabilizar os eventos contábeis das principais atividades operacionais das sociedades empresárias relacionadas ao estoque.
  • Ter visão de controle de estoque como ferramenta estratégica.
  • Entender as metodologias de avaliação do estoque.

Um dos erros considerados mais graves no controle de estoque se dá em perder de vista os 20% dos produtos que representam 80% da sua venda. É necessário ter atenção, pois, uma análise periódica visa garantir que se tenha em estoque sempre uma quantidade relevante, para possível venda, daqueles produtos que são considerados principais e impulsionam o crescimento das vendas.

Uma das aplicabilidades que podem ser utilizadas para esta medição é o princípio de Pareto (também conhecido como Regra do 80/20, Lei dos Poucos Vitais ou Princípio de Escassez do Fator). Segundo esta medição, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

Unidade 2

Operações com Mercadorias – Receitas e CPV

As receitas e os custos estão presentes no dia a dia das empresas em diversas situações, bem como a venda de mercadorias e prestação de serviços, por exemplo. Por trás desse retorno, não podemos esquecer que o resultado não é 100% de ganho, pois temos os custos que incidem sobre a venda.

Então, vamos entender o que é Receita e Custo do Produto Vendido. Entendemos como receita de uma entidade os valores recebidos em dinheiro ou a receber, provenientes de suas atividades ou produção.

Em relação ao custo do produto vendido, com o aumento das vendas, automaticamente teremos o lucro. Não podemos nos esquecer que tanto na indústria, quanto no comércio ou prestação de serviços, em relação às vendas e o faturamento, precisamos incluir algo essencial: os custos. Custo representa o montante necessário a descontar dos gastos realizados para produzir, adquirir e prestar serviços. Outro ponto que será foco de nossos estudos é a dedução destas receitas por meio de tributações.

Objetivos:

  • Entender a contabilização dos eventos contábeis das principais atividades operacionais relacionadas à receita e os custos ligados a esta operação;
  • Entender o conceito de receita como objetivo principal da empresa na obtenção de resultado;
  • Entender as metodologias de aplicação dos custos sobre produtos vendidos.

É importante demonstrar as aplicações dos impostos e dos custos sobre as receitas, principalmente, por se tratar de registros que implicam na apuração dos resultados.

A seguir, apresentaremos a Demonstração do Resultado do Exercício até a linha da dedução dos custos, de forma a exemplificar os reflexos no confronto das receitas, deduções e custos.

Operações com Mercadorias - Custo dos Produtos, Mercadorias e Serviços Vendidos

Cuidados ao apurar CMV, CPV e CSV.

Para que estes cálculos funcionem da forma esperada, os dados que os alimentam devem estar corretos e dentro da realidade do negócio. Por isso, destacamos três cuidados cruciais:

● Registro de todos os valores que entram e saem do caixa da sua empresa. Esta informação será extremamente relevante na hora de calcular os faturamentos, bem como os gastos;
● O estoque também precisa ser devidamente controlado, conforme estudamos. Trata-se de algo estratégico para empresa;
● O treinamento dos funcionários não deve ser deixado em segundo plano. Quem trabalha na produção e quem atua no comercial e ainda nas compras precisa de treinamento.

Mark Up

É a margem da receita de vendas (faturamento) sobre os custos diretos de produção. Essa margem deve permitir à empresa cobrir os custos diretos, os custos fixos e a parcela desejada do lucro da empresa.

Trata-se de um índice aplicado sobre o custo de um bem ou serviço para formação de preço de venda, e tem por finalidade cobrir fatores, como tributação sobre as vendas, despesas, custos e a margem de lucro.

Unidade 3

Despesas Comerciais

O tema que abordaremos a partir de agora é de extrema importância para o andamento das vendas. Quando se fala em despesas, o pensamento é que estamos diminuindo os lucros, mas não é bem assim; devemos entendê-las como um complemento para o esforço nas vendas.

Chamamos de despesas os gastos que a companhia tem com o objetivo de auferir receitas. São incrementos para a venda, ou seja, um reforço para manutenção da empresa com vista ao seu resultado almejado, o lucro. Já as despesas comerciais compreendem todos os gastos com a comercialização e distribuição das mercadorias, ou seja, gastos desde a promoção dos produtos até a alocação junto ao consumidor, inclusive aqueles considerados riscos para a efetivação da venda.

As despesas comerciais são necessárias para manter o seu negócio, porém, temos sempre que analisar a possibilidade de pequenos cortes que podem proporcionar um grande impacto positivo no resultado.

Objetivos:

  • Entender a contabilização dos eventos contábeis das principais atividades relacionadas às despesas comerciais e a sua participação na atividade operacional.
  • Compreender a utilização da despesa com objetivo de obtenção de resultado.
  • Entender as metodologias de aplicação sobre custos da operação com vendas.

É importante demonstrar as aplicações das despesas com vendas (comerciais) sobre as receitas, principalmente por se tratar de registros que implicam a apuração dos resultados.

Neste infográfico, apresentamos a Demonstração do Resultado do Exercício até a linha das deduções com despesas, de forma a exemplificar os reflexos, avançando um pouco mais no confronto das receitas, deduções, custos e despesas.

Suborçamento do Planejamento Econômico

Um dos suborçamentos que compõem o planejamento econômico é o das despesas comerciais que possuem natureza fixa ou variável, devendo ser analisado se a estrutura de vendas, principalmente a parte variável, ou seja, as comissões e impostos, estão de acordo com o planejamento de retorno das vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com