TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Introdutórios em Ciências Contábeis

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Aspectos Introdutórios em Ciências Contábeis

  • Conceito da contabilidade;

   A contabilidade é uma ciência que fornece informações úteis para a tomada de decisões, sendo assim, podemos dizer que é um sistema de informações em si, que também faz parte de um sistema de informações gerencias dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios, mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis, para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresarias. Podendo revelar a qualquer momento a posição e o rumo do negocio, dando informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica da empresa. Deve verificar se a atividade da empresa está gerando lucros ou prejuízos e de que forma esses resultados estão sendo gerados.

   O Balanço Patrimonial é quem vai evidenciar a posição patrimonial e financeira da entidade, sendo composto do ATIVO, PASSIVO E PATRIMONIO LIQUIDO.

   Tem como finalidade fazer o controle do patrimônio e as variações patrimoniais, podendo assim afirmar que o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade tendo o controle desse patrimônio e o fornecimento de informações sobre este aos usuários  é o seu objetivo.

   O patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados a entidade.

  • Escrituração Contábil;

   Para garantir as claras informações em relação ao patrimônio, é que existe a Escrituração Contábil, onde representa o registro de todas as movimentações ocorridas na empresa, de acordo com o Método das Partidas Dobradas, apresentada por Frei Lucca Pacioli que enfatiza que duas contas serão utilizadas, ou seja, para cada Débito existe um Crédito.

    Tal processo contábil envolve a entidade (empresa ou pessoa física), o profissional contábil e a ocorrência dos atos e fatos. Pois, o contabilista faz a coleta de dados, ou seja, atos e fatos registram os mesmos e gera relatórios contábeis para os usuários. No entanto, o plano de contas é muito importante para o desenvolvimento desse processo.

   Um Ato é uma ação que pode ou não resultar em um fato administrativo, mas não um motiva um registro contábil.

   Um fato, é toda ocorrência que se verifica no patrimônio e lhe traz variações, especificas ou qualitativas. E estes fatos podem ser:

*Permutativos – apenas trocam recursos entre contas do Ativo e Passivo.

*Modificativos – Produz efeitos no resultado e conseqüentemente no Patrimônio Líquido.

*Mistos – combinação dos dois fatos em um único fato contábil.

   Então cada fato contábil dá a sua contribuição na formação dos saldos das contas, os registros dos fatos devem ser feitos em dois livros, o diário e o razão.

   No Livro Diário são registradas todas as transações da empresa que possam ser expressas em termos monetários. Trata-se de um livro cronológico, isso porque os registros são nele dispostos na ordem em que os fatos vão ocorrendo. É um livro obrigatório, fundamental, cronológico e analítico. As informações contidas nele são:

Data de transação;

Nome das contas que estão sendo debitadas e creditadas;

Valor;

Histórico sucinto da transação ou fato contábil, inclusive com menção do número da documentação de apoio (nota fiscal, recibo, escritura, nota promissória, contrato, estatuto, etc.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com