TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Ava

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.251 Palavras (6 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 6

1- Ferramenta desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo, quando se deseja gerar em curto prazo uma grande quantidade de ideias a respeito de um assunto a ser analisado, é chamada de:

a) Brainstorming.

2- O seguinte texto procura esclarecer alguns sentidos para comunicação:

É óbvio que os homens sempre se comunicaram, que os primeiros agrupamentos humanos, aquilo que podemos intuir como embrião da vida social, apenas se constituíram sobre as bases das trocas simbólicas, da expressividade dos homens. É óbvio que a comunicação – processo social básico de produção e partilhamento do sentido através da materialização de formas simbólicas – existiu desde sempre na história dos homens, e não foi inventada pela imprensa, pela tevê, pela internet. A modernidade não descobriu a comunicação – apenas a problematizou e complexificou o seu desenvolvimento, promovendo o surgimento de múltiplas formas e modulações na sua realização. A institucionalização da comunicação, tanto no mercado empresarial e do trabalho, quanto no terreno de ensino e de pesquisa, cresce ininterruptamente (FRANÇA, 2010).

d) Comunicação é um conceito complexo, relacionado a um processo social de “troca”.

3- Sobre a elaboração de e-mails, podemos afirmar que:

c) E-mails devem ser utilizados com cautela, pois as empresas têm direito de acessar e-mails corporativos de seus funcionários.

4- O pensamento visual, segundo a teoria de Dan Roam, sugere a utilização do poder de desenhos simples que estão ao alcance de qualquer pessoa, mesmo entre aquelas que não tenham habilidades para desenhar. Explique os elementos da teoria.
A teoria de Roam baseia-se em quatro etapas: Olhar = coletar e filtrar; Ver = selecionar e agrupar; Imaginar = enxergar o que não está visível; Mostrar = tornar tudo muito mais claro.

5- Aponte três aspectos importantes relacionados à elaboração de apresentações em computador.

Preparação prévia, concisão de texto, adaptação da linguagem à plateia, usar slides como referência para a comunicação, jamais ler slides.

6- A confiabilidade é um dos atributos importantes da qualidade. Veja um exemplo neste relato:

A fabricante de aeronaves SUPERB COMPANY alega que seus aviões têm 100% de confiabilidade e segurança: é impossível aos aviões SUPERB caírem sob qualquer circunstância.

Com base nos estudos desta disciplina, podemos afirmar com segurança:

  1. Os aviões SUPERB não caem por que não voam, qualquer artefato que voa pode cair, sendo impossível um grau de confiabilidade de 100% de que isso não possa acontecer.

7- Há seguir temos dois gráficos comparativos quanto aos esforços de marketing de empresas concorrentes, A e B:

[pic 1]

Gráficos de dispersão de duas marcas diferentes e que apresentam vendas x esforços de marketing. Fonte: MAEX (2013).

e) A marca B tem uma relação clara entre os esforços de marketing e as vendas alcançadas: pode-se observar um padrão de correlação positivo e forte.

8 - O diagrama de Causa e Efeito, ou Ishikawa, apresentado a seguir, aponta os fatores causadores de problemas em uma organização:

[pic 2]

Diagrama Ishikawa de uma organização.

Nas linhas pontilhadas estão os problemas e nos retângulos, os fatores envolvidos com os problemas.

Assinale a alternativa que corretamente corresponde a A, B, C, e D, respectivamente:

  1. A = defeitos no material; B = pessoal do projeto; C = incompatível; D = processo.

Um fluxograma representa um processo em uma organização conforme, a figura a seguir:

[pic 3]

Exemplo de processo usando fluxograma. Adaptado de Juran (2004).

Com base em suas análises, responda:

O que faz esse processo?

Se o fornecedor não receber pelo pagamento, o que deve ter acontecido?

É um processo de aquisição e instalação de uma ferramenta de qualidade em uma organização. O pagamento não será efetuado se a ferramenta não passar no processo “Inspecionar”, quando, então, o fornecedor será contatado.

Muitas vezes as pessoas consideram que o monitoramento de qualidade deveria ser automático, isto é, feito por equipamentos, e não por pessoas. Mas há muitas situações em que o monitoramento da qualidade exige um “sensor humano”, isto é, uma pessoa que acompanhe o processo, que descreva e registre onde estão os problemas. Um exemplo para pensarmos no monitoramento da qualidade ocorre em hospitais, na prescrição de receitas para os pacientes. Acompanhe a descrição de Juran (2004):

Durante muitos anos a indústria hospitalar tinha apenas uma vaga ideia da extensão dos erros no processo de medicação de pacientes. Por outro lado, todos os hospitais tinham regras exigindo que as enfermeiras reportassem prontamente os erros de medicação ao administrador do hospital. Entretanto, em muitos hospitais as enfermeiras haviam aprendido que, quando faziam esses relatórios, muitas vezes se expunham a culpas e constrangimentos. Por isso, deixaram de fazê-los. Um estudo realizado por um perito não pertencente à indústria hospitalar mostrou que: (a) cerca de 7% das medicações envolviam erros, alguns bastante sérios, e (b) o grosso dos erros se relacionava ao controle gerencial, portanto dos médicos, e não das enfermeiras. Adaptado de Juran (2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (171.7 Kb)   docx (487.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com