TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Contextualizada Mercado Financeiro E De Capitais

Por:   •  23/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Conceitos de economia

Economia diz respeito ao um conjunto comportamental desenvolvido pela sociedade voltado para a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços inerentes à sobrevivência do homem e especialmente no que tange sua qualidade de vida. O termo economia compreende a ideia de como sociedades fazem uso dos recursos para produção de bens de valor e maneira como ocorre a distribuição de tais bens entre os indivíduos em geral.

Há uma cadeia produtiva e a mesma tem funcionamento por meio dos fatores de produção mais conhecidos: como o trabalho, que representa a mão-de obra humana; a terra que significa o conjunto de recursos naturais; e o capital que diz respeito aos recursos financeiros e materiais. Tais elementos são de extrema importância para a eficiência dessa cadeia produtiva, contudo são limitados e não suprem as necessidades humanas.

Tendo em vista a escassez de recursos, estudos e avaliações são realizadas em toda uma estrutura econômica, para enxergar e produzir determinados bens aos grupos de pessoas, mesmo sabendo que há necessidades iguais a exemplo de alimentação, saúde, educação, vestimentas e bem-estar, contudo existem formas diferentes de supri-las, o que vai definir é seu grupo social; e a partir daí surgem as estruturas de mercado como concorrência, oligopólio e os monopólios sociedade. A principal meta da economia é o estudo dos processos econômicos e a distribuição da riqueza, avaliando os efeitos do trabalho social e o uso de recursos, de modo especial aqueles que são escassos.

Para tanto, a economia como elemento de estudo e planejamento encontra-se dividida em dois agrupamentos, a microeconomia que liga o suprimento diretamente para as pessoas (comportamento individual), relação entre produtores e consumidores; e a macroeconomia que possui uma maior abrangência (nação), há uma análise do sistema econômico em sua totalidade, como questões monetárias nacionais e internacionais, taxas de câmbio, empregos e desempregos, níveis de preços, inflações, distribuições e outros. Nesse contexto, percebe-se que a economia faz parte de nosso cotidiano, e sendo necessário que tenhamos conhecimento sobre seus mecanismos.

REFERÊNCIAS:

BERGO, César Augusto Moreira. CONCEITOS BÁSICOS DE ECONOMIA. ANBIMA – CNF, 2011. Disponível em<https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/176537/mod_resource/content/1/conceitos%20b%C3%A1sicos.pdf> Acesso em 15 de outubro de 2023.

MASSARO, Andre. Microeconomia e Macroeconomia – Entenda (de uma vez por todas) a diferença, 2021. Disponível em <https://www.andremassaro.com.br/microeconomia-e-macroeconomia/> Acesso em 15 de outubro de 2023.

O QUE É ECONOMIA? Disponível em<https://www.fea.usp.br/economia/graduacao/o-que-eeconomia#:~:text=Economia%20%C3%A9%20o%20conjunto%20de,e%20%C3%A0%20qualidade%20de%20vida> Acesso em 15 de outubro de 2023.

TORRES, Paulo Magno. Fatores de Produção. Disponível em<https://www.coladaweb.com/economia/fatores-de-producao. > Acesso em 15 de outubro de 2023.

VALE, Rosilda do Rocio. Mercado financeiro e de capitais [recurso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com