TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa Mercado de Capitais

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo Técnicas de Formação de Carteiras de Ações

O mercado de ações é uma forma atrativa de se aumentar o patrimônio. Entretanto, faz-se necessário o conhecimento deste mercado, a escolha de ações lucrativas e a observação do melhor momento de compra e venda destas ações.

A verificação destas variáveis não é tarefa fácil, sobretudo, para quem é iniciante. Para facilitar esse processo, vários investidores e estudiosos do assunto desenvolveram algumas técnicas, baseadas no estudo do mercado e nas atitudes tomadas pelos investidores.

Para fundamentar a minha opinião sobre o assunto, pesquisei as seguintes técnicas de formação de carteira de ações:

Análise Técnica – Segundo Sharpe (1995), “é o estudo das informações internas das bolsas de valores, implicando num estudo do mercado por si só e nãos dos fatores externos que estão refletidos no mercado. Portanto, todos os fatores que estão refletidos no mercado, sejam quais forem, podem ser reduzidos ao volume de transações e nível de preços dos ativos, ou ainda, à soma das informações estatísticas produzidas pelos mercados.” Desta forma, verificamos que este tipo de análise tem como objetivo predizer os movimentos dos preços dos ativos em curto prazo e assim, estabelecer o melhor tempo para comprar e vender um determinado ativo. Entretanto, esta técnica é incapaz de determinar quais os ativos devem ser adquiridos. A análise técnica observa o volume de transações, nível de preços dos ativos, estatísticas produzidas por mercados, emoção e lógica dos analistas que atuam no mercado.

Análise Fundamentalista – é o estudo dos fatores que afetam as sistuações de oferta e demanda de um mercado, com o objetivo de determinar o valor intrínseco de um ativo. Através deste estudo o analista pode comparar o preço encontrado com o preço do mercado e classificá-lo como sobre-avaliado para vendê-lo ou sub-avaliado para mantê-lo, ou seja,  define qual o ativo deve ser comprado ou vendido, está atrelada a grandes movimentos no longo prazo e não prediz o tempo certo para entrar ou sair do mercado. A análise fundamentalista visa obter o dueto  causa e efeito de uma variável e seus impactos  sobre o mercado, ou seja, preocupa-se em definir os motivos pelos quais os preços se direcionarão no futuro.

Carteiras de Markowitz – este método preconiza que o retorno esperado para um conjunto de ativos é a média ponderada dos retornos esperados para cada ativo individual. O risco deste conjunto de ativos é uma função das variâncias individuais de cada ativo e de uma parcela das covariâncias entre ativos, calculadas dois a dois. Entretanto, este método possui cálculos muito complexos.

Carteiras Projetadas – este método é utilizado como complemento da ferramenta Otimização de  Carteiras do Sistema Economatica, que busca a formação de portfólios eficientes. Neste caso, as carteiras buscam a maximização dos retornos para diferentes níveis de risco, diferente de outros métodos que se limitavam a concentração por ativo a 10%.

Método de Elton Gruber -  esta perspectiva de análise foi desenvolvida a partir de amostras de ações que tiveram como critério o índice de liquidez da Bolsa de valores de São Paulo. Foram selecionadas as vinte primeiras ações com maiores índices de liquidez. A medida de liquidez empregada foi o Índice de Negociabilidade em Bolsa (INB),  o restante do procedimento utiliza cálculos complexos e muito analíticos para apontar as melhores opções de escolha de ações.

Análise por Envoltória de Dados – é uma metodologia de análise de eficiência que compara uma eficiência revelada (otimizada) com eficiNecia das unidades analisadas fazendo com que seja estabelecido um indicador de avaliação da eficiência entre estes dados analisados. Este método de fácil interpretação, porém não possui muitos estudos que comprovem a sua eficácia em relação a outros métodos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com