TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento - AVA Desenvolvimento Econômico

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 1]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Introdução

A definição de Globalização tem sido muito divulgada por trazer grande desenvolvimento tecnológicos para o mundo.

Trata também do surgimento de países emergentes com a criação dos BRICS, define o que é outsourcing, e aborda um pouco sobre a FIAT.

Descrição das definições de globalização

A Globalização é o resultado de inovações tecnológicas, principalmente na área da informática, onde os computadores do mundo inteiro estão conectados através da internet, também nos meios de transportes houve uma grande evolução, hoje leva-se apenas horas para chegar em um determinado local ou até mesmo em outro país, quando antes as viagens levavam dias e meses e até anos.

No campo econômico, houve muitas melhorias, muitos países fizeram parcerias entre si para poder facilitar transações comerciais. Surgiram grandes empresas resultando na produção de maquinas e equipamentos, para produzirem mais produtos e em diferentes polos de produção propiciando um custo de produção cada vez menor.

No campo cultural, observou-se o grande crescimento dos meios de comunicação e a transmissão de valores culturais. Sendo assim as diferentes culturas e os diferentes costumes podem se interagir sem a necessidade de uma integração territorial, porém esse processo não ocorre de forma uniforme, sendo assim lugares economicamente dominantes transmitem em maior número os seus elementos culturais. Como exemplo podemos citar a Indústria cultural, termo que foi criado por sociólogos no início do século XX e se encaixa perfeitamente nos dias de hoje, essa indústria pode gerar e controlar os padrões de comportamento e os costumes das pessoas, como modo de se vestir, se comportar, as atividades que realizam, padrões de etiqueta, entre outros.

No campo da política, observou-se que após mudanças ocorridas a partir da década de 1990 proporcionaram a qualificação de algumas economias emergentes que mesmo ainda não atingindo os níveis sociais dos países avançados já são capazes de impactar o sistema econômico internacional. Tais consequências da globalização, levaram alguns países a aumentarem seus superávits em transações correntes, devido ao aumento do comércio exterior e da recepção de investimento direto que, por conseguinte elevou suas taxas de crescimento do PIB. Tais eventos possibilitaram a formação de grandes volumes de reservas internacionais e o surgimento de economias em desenvolvimento relativamente resistentes a choques externos, com disponibilidade de poupança para investir no resto do mundo e com participação percentual relevante no PIB mundial e nos fluxos de comércio e finanças

Definição de outsourcing

É um fenômeno global onde diversas partes de um único produto são manufaturadas em locais diferentes, sempre buscando o menor custo de produção.

Algumas empresas que aderiram a esse modelo de gestão empresarial são:

 Stefanini.

Grupo ASSA.

IBM Global Services.

Estudo de caso

Outsourcing para um gigante da indústria automobilística no mundo globalizado.

O Grupo FIAT é o maior grupo industrial da Itália e pioneiro da indústria automotiva européia. Com presença importante no cenário internacional, a FIAT projeta e fabrica automóveis, caminhões, tratores, motores marítimos e aeronáuticos, e até mesmo lançadores espaciais. A FIAT atua em todo o mundo, em cinco diferentes áreas de negócios. Juntas, as empresas do grupo empregam mais de 180.000 pessoas.

Um importante objetivo para a FIAT era ganhar mais agilidade e flexibilidade em suas fabricas. Assim, o fluxo de dados em sua rede global era um fator de importância crucial. Para manter sua competitividade no mercado, a empresa necessitava de uma infraestrutura de TI e comunicação capaz de trazer mais eficiência, mais flexibilidade e melhores tempos de resposta.

A BT firmou com a FIAT um contrato de cinco anos de duração, no valor de 450 milhões de euros, para gerenciamento de serviços de TI em rede em mais de 40 países, nos cinco continentes. A solução se baseia na plataforma MPLS (Multi-Protocol Label Switching) global da BT, que substituiu sete redes independentes operadas por diferentes empresas do Grupo FIAT.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com